09/05/2025 — 11:50
  (Horário de Brasília)

Depósito de bebidas é alvo de operação e 180 litros de produtos contrabandeados são apreendidos em Rio das Ostras

Força-tarefa identificou azeite falsificado, cachaça sem registro e cigarros ilegais; proprietário foi conduzido à polícia

Compartilhe

Uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), PROCON-RJ, Delegacia do Consumidor (DECON), PROCON Rio das Ostras e Vigilância Sanitária de Rio das Ostras resultou na apreensão de 180 litros de produtos irregulares em um depósito de bebidas no município. A ação foi motivada por denúncias anônimas feitas pelo canal 151.

Durante a fiscalização, os agentes encontraram 100 litros de azeite falsificado e contrabandeado, além de 80 litros de cachaça sem rotulagem ou documentação fiscal, incluindo o registro do Ministério da Agricultura. Também foram apreendidos cigarros eletrônicos (VAPE) e cigarros falsificados.

As equipes constataram ainda más condições de armazenamento no local, como falta de paletes para separação dos produtos, bebidas sem identificação e higiene inadequada. Diante das irregularidades, o proprietário do estabelecimento foi conduzido à Cidade da Polícia para prestar esclarecimentos.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, operações desse tipo têm o objetivo de proteger a saúde pública. “Produtos nestas condições são perigosos, pois não há como saber a origem ou validade”, afirmou.

O secretário destacou ainda a importância da colaboração da população por meio de denúncias. “Essa fiscalização aconteceu após um morador notar a chegada de um veículo carregado com garrafas de azeite diferentes e galões de cinco litros”, explicou.

Denúncias sobre práticas irregulares podem ser feitas pelos canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias