Na semana em que se homenageia a Consciência Negra, o 115º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (23), trouxe o historiador cabo-friense Pierre de Cristo, que está lançando o livro “Cabo Frio na Rota da Escravidão – pequenos recortes sobre o processo escravocrata”.
A obra trata-se “de parte da história da Região dos Lagos, pouco contada, pouco desenvolvida e que precisa ser desnudada”, diz o autor. No momento, o livro encontra-se em pré-venda, no valor de R$ 30 e podendo ser encomendado através deste e-mail: cafofoseloeeditora@marestinga.com.br. A expectativa é que ele esteja disponível a partir da segunda semana de dezembro. De acordo com o autor, a história da escravidão em Cabo Frio não é contada nas escolas, nem encontrada nos acervos públicos do município, e, por isso, a obra é tão importante.
Durante o bate-papo, Pierre contou que, durante a pesquisa para a confecção do livro, teve muita dificuldade para encontrar os registros da história escravocrata de Cabo Frio dentro da cidade, sendo necessário viajar para o Rio de Janeiro para concluí-la.
Além disso, o historiador pontuou que uma das perguntas que quis responder na obra é: “quem eram os escravocratas de Cabo Frio?” e, com isso, fez críticas aos locais e monumentos que são nomeados em homenagem aos mesmos, como, por exemplo, a Praça Porto Rocha.
Outros assuntos também foram abordados durante a entrevista. O autor trouxe nomes e compartilhou que tem como um dos objetivos desmistificar os “mitos da colonização”. Confira a entrevista na íntegra:
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.