back to top
24/11/2024 — 21:22
  (Horário de Brasília)

Demolição de quiosques na Praia das Conchas, em Cabo Frio, gera revolta: “sem garantias aos trabalhadores”

Segundo denúncia, governo municipal vem prometendo alternativas há um ano, mas "não tomou medidas concretas". Nesta quinta (11), Prefeitura selou acordo com advogados dos quiosqueiros para que eles continuem a trabalhar na faixa de areia

Compartilhe

A demolição dos quiosques da Praia das Conchas, em Cabo Frio, está prevista para o dia 30 de abril, mas, até o momento, segundo denúncias, a prefeitura não teria tomado qualquer atitude em prol dos 150 trabalhadores e suas famílias que, a partir desta data, ficarão sem qualquer renda. Caso não receba respostas do poder público, o grupo planeja realizar “grande resistência popular”.

A denúncia foi divulgada através das redes sociais do ativista ambiental Lucas Müller. Ele, com documento em mãos, mencionou que, há um ano, o atual governo, iniciado pelo falecido José Bonifácio (PDT) e continuado por Magdala Furtado (PV), prometeu solução, entretanto “não tomou medida concreta”, não dando qualquer garantia aos quiosqueiros que perderão suas rendas.

“Há um ano as mesmas conversas e mesma incompetência continuada”, declarou Müller, pontuando que o caso tem solução, mas “falta vontade política”.

“Basta a prefeitura requerer a área de trás dos quiosques – proposto pela própria Advocacia Geral da União (AGU) – e um novo projeto para os novos quiosques, como Búzios fez na Praia da Tartaruga”, explica, enfatizando: “queremos uma solução diante dessa covardia e incerteza às famílias de 150 trabalhadores da Praia das Conchas!”.

Diante disso, Lucas conta que, se nenhuma atitude for tomada pela prefeitura, haverá uma “grande resistência popular e mobilização”, reunindo moradores, quiosqueiros e apoiadores da casa.

Diante dos fatos, o RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando quais medidas serão tomadas para que a situação seja resolvida. Em resposta, foi enviada a seguinte nota:

“A Prefeitura de Cabo Frio selou nesta quinta-feira (11), um acordo com os advogados que representam os quiosques da Praia das Conchas, para que os comerciantes que atuam no local, e que terão os quiosques demolidos no fim do mês, possam trabalhar na faixa de areia, logo após o processo demolição e limpeza do espaço. 

Os moldes de atuação comercial desses quiosqueiros na praia, como quantidade de kits de mesas e guarda-sóis e padronização, serão definidos pela Prefeitura, para que os espaços sejam utilizados de forma ordenada. Durante a reunião foi definido ainda que a Prefeitura vai reforçar a iluminação pública no local, para melhorar a segurança na área. 

Seguindo o cronograma já em vigência, a demolição dos quiosques segue mantida para o dia 30 de abril, cumprindo a atual determinação do Ministério Público Federal”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo