A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou no domingo (27) uma nova fiscalização em um supermercado de Itaipuaçu, onde as equipes já tinham feito um descarte de alimentos neste mês e também em outubro. Os agentes do Procon encontraram novas irregularidades no estabelecimento e inutilizou, desta vez, 319 quilos de alimentos que estavam vencidos, mal armazenados e sem a devida procedência. Somando as ações anteriores, o mesmo mercado já teve descartado um total de 671 quilos de produtos sem condições de consumo. O local recebeu um auto de infração.
Segundo o coordenador da fiscalização do Procon-Maricá, Marcus Sampaio, a operação foi fruto de acompanhamento e retorno em todos estabelecimentos fiscalizados que tinham alguma pendência a ser verificada. “Toda autuação gera um processo administrativo, e é esse processo administrativo que leva a multa, pois temos que respeitar o princípio da ampla defesa”, explicou.
Em novembro, a Secretaria de Defesa do Consumidor lançou a campanha ‘Alimento Vencido Leva à Morte’, e intensificou as ações de fiscalização em supermercados da cidade por meio de denúncias. Já nos primeiros dias, o órgão aplicou uma multa de mais de R$ 500 mil reais à filial de Inoã da rede Supermarket. A medida foi tomada em cumprimento a um processo administrativo instaurado após inúmeras irregularidades constatadas e sem a adequação solicitada ao estabelecimento.
As denúncias, reclamações, dúvidas e sugestões podem ser realizadas presencialmente nos postos dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, Inoã e Itaipuaçu. Os canais do Procon-Maricá também estão disponíveis pelos telefones (21) 2634-1342 (fixo), (21) 96738-7962 (administrativo) e (21) 97235-7207 (também Whatsapp).