InícioRegião dos LagosCabo FrioDefesa Civil de Cabo Frio declara Estado de Atenção para as próximas...

Defesa Civil de Cabo Frio declara Estado de Atenção para as próximas 48h

Equipes da Prefeitura estão nas ruas auxiliando a população atingida pelo forte vento

A Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio declarou, na manhã desta quinta-feira (11), Estado de Atenção para as próximas 48 horas. Até o início da tarde, 16 ocorrências foram atendidas no município. Desde a madrugada, a intensidade do vento registrada em Cabo Frio foi de 45 km/h, com rajadas de até 64 km/h. A previsão para as próximas horas é de tempo instável, com possibilidade de chuva e rajadas de vento que podem chegar a 85 km/h. Isso fez a Defesa Civil passar de Estado de Observação, declarado na manhã de quarta (10), para Estado de Atenção.

O Plano Municipal de Contingência foi acionado e as equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão nas ruas atendendo e monitorando as ocorrências, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Comsercaf, do Corpo de Bombeiros, e da equipe de emergências da Enel. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números da Defesa Civil de Cabo Frio: (22) 2647 – 0199 e o 199; ou para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Das 16 ocorrências, oito foram de queda de árvores, sendo duas no Jacaré e as demais no Jardim Olinda, Jardim Flamboyant, Praia do Siqueira, Vila do Sol, Cajueiro e Tamoios. As outras sete foram de destelhamento e queda de placas e letreiros, sendo três no bairro Gamboa e as demais na Praia do Siqueira, Novo Portinho, Centro e Manoel Corrêa.

Devido à previsão do tempo, as atividades presenciais nas unidades escolares da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (11). A expectativa é que sejam retomadas, nesta sexta-feira (12), caso haja segurança para alunos e servidores.

FIQUE SEGURO

Para a segurança de todos, a Defesa Civil Municipal recomenda à população que, na rua, no caso da ocorrência de fortes rajadas de vento, o cidadão não deve se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Deve-se evitar também a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. A passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas também não é recomendável, assim como estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, árvores e marquises.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, também aconselhou quem ficou em casa.

“Durante a ventania, quem estiver em casa deve fechar as janelas, basculantes e portas, inclusive as de armários, para evitar canalização de ventos no interior do imóvel. Deve-se fechar também as persianas, cortinas ou blecautes, para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os aparelhos elétricos e o registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos. E, fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios”, finaliza Dothavio.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo