A obra de recuperação e estruturação do cais, na Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac), está em fase final. Na previsão inicial, o trabalho deveria ter sido concluído há cerca de duas semanas, mas a chuva e o mau tempo dos últimos dias atrapalharam o andamento da obra, e a expectativa é de que ainda nesta semana a laje do píer seja concretada.
A engenheira responsável pela obra, Ebylin Lopes, explicou que no local foi feita uma estruturação com estacas e a laje do píer foi ampliada, passando de cerca de 100m², para em torno de 300m². Segundo a Fundação, a obra estava paralisada desde 2019, e foi retomada em março, com o objetivo de desafogar o fluxo de embarcações e revitalizar a área.
A entrada da marina também está sendo revitalizada, e inclui a construção de um muro de separação da praia, nova iluminação e reforma do posto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O estacionamento de motocicletas vai ser ampliado de 30 para mais de 50 vagas disponíveis, e as árvores não nativas que estavam danificando a rede elétrica e a estrutura do muro, foram removidas do local. A Fipac informou que programou um replantio com árvores nativas.
* Com informações do O Dia
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).