A produtora aldeense de Cultura Afro, Juliane Carvalho, recebeu, nesta segunda-feira (29), o prêmio Zumbi dos Palmares, pelo deputado estadual Carlos Minc. A honraria é dada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) a militantes da causa negra e direitos humanos dos afrodescendentes.
Juliane realizou o trabalho “Cultura Afro: A grandiosidade da diversidade no Brasil”. Em vídeos temáticos, ela aborda a desmistificação sobre as práticas do candomblé e busca enfatizar o protagonismo do povo negro e indígena na história do país.
“Estou muito feliz, mais ainda por ser a única mulher indicada por ele, podendo me unir aos demais colegas homenageados. O prêmio visa homenagear lideranças da militância da causa negra e direitos humanos dos afrodescendentes e meu coração está extremamente feliz de poder recebê-lo. Devemos enaltecer o povo que lutou e luta por suas causas até os dias de hoje, e, de quebra, conscientizar visando combater todo e qualquer tipo de intolerância e racismo religioso”, disse Juliane.
“Foi muito emocionante ouvir e reconhecer as histórias de resistência e empoderamento de personalidades negras do samba, da liberdade religiosa, da academia, da educação e do empreendedorismo sustentável. Tudo regado a muita música e esperança”, contou Carlos Minc.
O Prêmio Zumbi dos Palmares é dado pela Comissão de Combate às Discriminações da Alerj e busca o resgate a história de luta e resistência do Povo Negro. Mais do que isso, ele consagra uma construção que se dá na contramão da Cultura de ódio que insiste em se firmar no país.