11/07/2025 — 00:12
  (Horário de Brasília)

Crianças sofrem descarga elétrica após pipa enroscar em rede de alta tensão

Irmãos de 7 e 12 anos ficaram feridos; a mais velha está em estado grave e pode precisar de cirurgia

Compartilhe

Dois irmãos, um menino de 7 e uma menina de 12 anos, sofreram descargas elétricas em São Pedro da Aldeia durante o fim de semana. O caso aconteceu no sábado (28), quando a mais velha, para ajudar um vizinho, tentou retirar uma linha de pipa que estava presa na rede elétrica próxima à casa. O mais novo, que estava encostado no parapeito da varanda, também ficou ferido.

Segundo informações do pai, identificado como Renis Ferreira Pereira, as crianças estavam na varanda da parte superior da casa quando um vizinho, de 5 anos, pediu ajuda para a menina retirar a pipa dele que tinha ficado presa na rede de alta tensão. Foi nesse momento que ela pegou uma haste de alumínio e se aproximou da rede para retirar o objeto, sendo gravemente eletrocutada. O irmão mais novo, que estava encostado no parapeito, também foi atingido.

“Minha filha, muito inocente, pegou uma haste de alumínio de três metros e foi retirar a pipa. Como a gente já mora no alto, na sacada, essa rede fica muito próxima à minha casa. Ela foi tirar essa pipa e, ao encostar na rede de alta tensão, automaticamente ela levou uma descarga elétrica (…)”, explicou o pai.

Ainda de acordo com o pai, a menina caiu desmaiada no chão logo após levar a descarga elétrica. Após o ocorrido, as duas crianças foram levadas para o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, onde receberam os primeiros socorros.

Posteriormente, as crianças foram encaminhadas para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, onde estão passando por exames clínicos e de imagem. Lá, conforme a unidade, os irmãos também receberam avaliações das equipes de pediatria, neurocirurgia e cirurgia geral. As últimas atualizações disponíveis sobre o caso dão conta de que eles estão internados na UTI pediátrica.

Estado de saúde

Atualmente, o estado de saúde da menina é considerado grave. As últimas atualizações de seu estado de saúde dão conta de que ela sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus em várias partes do corpo, como braços, rosto, tórax e pernas. Existe o risco, inclusive, de ela precisar de uma cirurgia.

Enquanto isso, o estado de saúde do mais novo é apontado como estável, tendo ele sofrido queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços.

Pai cobra concessionária

Renis afirma que, agora, quer cobrar alguma atitude da Enel, empresa responsável pelo reabastecimento de energia elétrica nas cidades da Região dos Lagos. Isso porque, segundo afirma, “não foi uma e nem duas vezes que ele solicitou o procedimento de afastamento de rede”, já que considera os fios muito próximos de sua residência.

“A Enel até hoje não tomou providências. Já fui algumas vezes, tenho protocolos de quando fui pedir para fazer afastamento de rede e isolamento da mesma. Não foi uma e nem duas vezes que eu pedi para fazer o serviço. Então, agora eu preciso desse afastamento, eu preciso desse isolamento de rede”, complementou.

O RC24H entrou em contato com a Enel, em busca de um posicionamento sobre o ocorrido. Em nota, a concessionária lamentou o ocorrido e informou que “a rede elétrica do local onde ocorreu o acidente encontra-se dentro dos padrões de segurança”. A empresa também alertou sobre o perigo de empinar pipas próximo à redes elétricas.

Com informações de InterTV

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias