*Com informações do G1.
Uma criança de 11 anos morreu na manhã desta quarta-feira (12) após ser baleada durante uma operação da Polícia Militar na cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
A criança, identificada pela Prefeitura como Dijalma de Azevedo Clemente, foi atingida do lado de fora do conjunto habitacional. O menino estava uniformizado e a caminho da escola no momento do crime. Ele frequentava o 6º ano na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro. O município emitiu nota de pesar.
O corpo de Dijalma foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo.
“Não vamos deixar que esse crime fique impune, nem que tragédias como essa, incomuns na nossa cidade, sejam naturalizadas”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Ainda segundo o município, equipes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Assistência Social se deslocaram para o local para prestar apoio e solidariedade à família de Djalma.
A Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender as aulas nas escolas municipais de Inoã após o ocorrido.
Protesto dos moradores
Moradores fizeram um protesto no local e tentaram atear fogo em objetos e interditar vias da região. Bombeiros informaram que duas mulheres se feriram durante a manifestação.
A Prefeitura confirmou que elas deram entrada no Hospital Ernesto Che Guevara e apresentam quadro de saúde estável. Uma foi atendida ferimentos por pedrada na face, outra com estilhaços de bomba também no rosto. Elas seguem em atendimento.
A PM fez uso de bomba de gás para dispersar o movimento. Enquanto, durante as manifestações, pedras foram lançadas contra as viaturas da polícia.
Polícia diz que houve confronto
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o caso ocorreu durante um patrulhamento de agentes do 12º BPM, “que foram atacados por criminosos armados” e que a criança ficou no meio do fogo cruzado.
Uma viatura também foi atingida pelos disparos dos bandidos, que fugiram. A área foi isolada e a perícia acionada.
A 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) também foi acionada ao local.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.