Início Macaé Confusão marca reintegração de posse em Macaé; ônibus e caminhão foram incendiados

Confusão marca reintegração de posse em Macaé; ônibus e caminhão foram incendiados

No final da madrugada desta quinta-feira (4), por volta das 4h30, a Comissão de Pronta Ação realizou uma operação de reintegração de posse de uma área pertencente à Prefeitura de Macaé, de 600 mil metros quadrados, localizada no Condomínio Bosque Azul.

Revoltados com a ação, um clima de tensão tomou conta da localidade. Segundo o representante da Secretaria de Ordem Pública, Alan de Oliveira, cerca de 200 pessoas não queriam sair do local e ofereceram resistência. A Polícia Militar chegou a ser acionada para dar apoio na operação. 

"Quando chegamos ao local, não havia nenhuma construção, apenas as áreas estavam demarcadas, com estacas, arames farpados e placas com nomes. A ação foi determinada pela Procuradoria Geral do Município (Progem) e contou com o apoio de policiais militares", explicou Alan.

Conforme o comandante da PM, tenente-coronel Fábio Corrêa, os agentes auxiliavam a Guarda Municipal, quando alguns indivíduos, "em represália ao ato, atearam fogo em um ônibus" na entrada do condomínio, impedindo o tráfego no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas. Nenhum passageiro foi ferido.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que, na ação, foi usado "dos meios necessários para revidar a injusta agressão, com uso de armamento não letal, praticada contra os agentes, para dispersar os, aproximadamente, 200 manifestantes que arremessaram pedras contra os agentes municipais e fizeram um cordão humano, a fim de impedir a ação".

Dois manifestantes foram detidos pela Guarda Municipal e conduzidos para a 123 DP. Uma pessoa ficou ferida durante o tumulto. O homem teria caído em uma vala, sendo socorrido pelo 192 e encaminhado para o Hospital Público de Macaé (HPM), onde foi medicado e, em seguida, levado para a delegacia, segundo a Prefeitura.

Informações dão conta ainda que um caminhão também foi incendiado próximo ao Bosque Azul, no final da manhã. Além disso, populares furtaram peças do ônibus que havia sido incendiado.

A ação foi realizada durante toda manhã e contou com a participação de servidores municipais das Secretarias de Ordem Pública, Obras Públicas e Urbanismo, Ambiente, Habitação, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Limpeza Pública e Procuradoria Geral do Município para mobilizar e integrar o Poder Público Municipal no processo de intensificação do poder de polícia administrativa no que diz respeito ao território municipal.

A Prefeitura de Macaé informou que a área foi limpa e todo o material foi retirado por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que utilizou retroescavadeiras e caminhões.

 

 

Coletivos têm itinerários interrompido na Linha Azul

Após vândalos incendiarem um ônibus da SIT, concessionária de transporte coletivo urbano de Macaé, e um caminhão da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que dava suporte ao processo de reintegração, também ser queimado, o serviço de transporte está interrompido temporariamente na Linha Azul durante todo o dia.

Todas as linhas de ônibus oriundas do Terminal Central que tem como itinerário a Linha Azul, bairros Bosque Azul e Verdes Mares foram suspensas  até que seja restabelecida a ordem no bairro.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lamenta o ocorrido diante do processo que está sendo realizado pelo município para melhoria do transporte público. “Entendemos que as pessoas têm o direito de se manifestar, mas não é queimando um patrimônio que situações como essa vão se resolver. Isso acaba dificultando todo o processo realizado, desde janeiro até agora, para que avancemos no sentido de melhorar o serviço de transporte público”, pontua.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content