COLUNISTA RC24H / Política: ideologia ou profissão?

"Como se tornar um agente da transformação?" questiona o vereador e pré-candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos

718

Durante anos e anos observei o cenário da politica em todas as esferas com certa indiferença ou repulsa conforme milhões e milhões de brasileiros, movidos por sentimentos de descrença, tanto do Legislativo quanto do Executivo e do Judiciário.

A história do Brasil ainda é muito curta quando nos deparamos com o continente europeu, além de outros fatores no tocante à educação, politização, emprego, renda, etc. As bases da política em sua maioria foram entranhadas ao coronelismo, onde questões amarradas a “pilantropia” e assistencialismos baratos, tendo como fim o voto e a manutenção do poder através dos cargos políticos, na contramão de um pensamento progressista.

Como se tornar um agente da transformação? Não é fácil a resposta, mas creio que a observação do passado do postulante pode ser um dos fatores. Como posso transformar a vida de alguém se não consegui fazer na minha? Várias são as formas, que vão desde envolvimentos em movimentos sociais, lutas por classes, qualificação profissional, enfim, não dá pra acreditar em discursos vazios de quem sequer fez por si.

O ator público precisa entender que ele é uma engrenagem no sistema pra modificação e melhoria das condições de vida do seu próximo, da sua localidade, mas como toda engrenagem, em algum momento precisa ser trocada por uma mais nova, mais eficiente, para que não trave a evolução minha, sua, da sua coletividade, e da sua cidade.

Thiago Vasconcelos é advogado, pós-graduado em Gestão Pública, vereador e pré-candidato a deputado federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui