15/01/2025 — 10:53
  (Horário de Brasília)

Coletivo GRIOT lança cartilha de combate ao racismo, machismo e violência de gênero em Cabo Frio

Encontro acontece neste sábado (22), no Charitas, às 16h. Evento também terá palestras e apresentações de dança e percussão afro com o Tambor de Iaiá

Compartilhe

O Ponto de Cultura Coletivo GRIOT irá lançar uma cartilha de combate ao racismo, ao machismo e à violência de gênero, neste sábado (22), às 16h, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, em Cabo Frio.

Essa é a segunda atividade referente ao projeto “Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar”, selecionado no edital “Conexôes Urbanas” (Edital de Chamada Emergencial n° 17/2023), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Imagem: Rodrigo Branco

Durante o encontro, serão realizadas uma palestra e uma roda de conversa sobre o tema da cartilha e questões relacionadas ao acesso aos direitos básicos, como a acessibilidade, e à cultura, com mediação da professora e fundadora do Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, Márcia Fonseca. Após o bate-papo, haverá uma apresentação de dança e percussão afro para a “rainha do tambor” Oyá e sua corte “Labalábá Òkun”, com a participação do grupo Tambor de Iaiá, mantido pelo GRIOT, e dos agentes culturais que participaram das oficinas do coletivo. A programação é gratuita.

A atividade inicial, realizada no último dia 26 de maio, foi um cortejo de bloco afro realizado no Canto da Praia do Forte, na presença de um expressivo público formado por moradores e turistas que, no horário do pôr do sol, puderam assistir aos toques e passos característicos de diversas manifestações como Jongo; Afoxé; Ijexá; Maracatu de baque virado e Ciranda de Pernambuco. O cortejo foi uma celebração à Oyá, orixá do panteão Iorubá.

Ficha Técnica:

  • Projeto “LABALÁBÁ ÒKUN – TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
  • Governo Federal – Ministério da Cultura
  • Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
  • Lei Paulo Gustavo – Edital de Chamada Emergencial “Conexões Urbanas”
  • Criação : Ponto de Cultura Coletivo GRIOT Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras

A‌poio:
Roxa Flor Abayomi GRIOT
Afoxé Fiderioman
Ateliê Fiderioman

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo