A Coletiva Ventarolas, grupo formado por mulheres aldeenses, está pronta para mais um desfile de Carnaval, levando o maracatu para as ruas de São Pedro da Aldeia. Fundado em 2021, o coletivo se dedica à difusão do ritmo tradicional brasileiro, misturando canções autorais e composições de Nações de Maracatu de Pernambuco e Recife, embaladas por tambores e agogôs. Serão dois dias de festa: na segunda-feira (3) e no dia 8 de março, em homenagem ao Dia das Mulheres.
O cortejo, conhecido como arrasto, contará com 25 mulheres nos instrumentos de percussão e um corpo de dança que promete contagiar o público com energia e movimento. “É impossível não se contagiar pela alegria com a qual o maracatu invade os espaços”, afirma Júlia Moschen, uma das organizadoras do evento.
Para o carnaval 2025, a Coletiva Ventarolas preparou a festa repleta de brilho, flores e saias rodadas. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do edital Bloco nas Ruas 3 RJ, o grupo ganha ainda mais fôlego para continuar seu trabalho. “Fomos pela primeira vez contempladas pelo edital, e isso nos dá força para seguir realizando este trabalho tão lindo e potente que as Ventarolas fazem na cidade”, celebra Mayla Árvore, uma das fundadoras da coletiva.
O grupo tem um forte compromisso com a preservação cultural e social. Recebeu apadrinhamento das Nações Estrela Brilhante de Recife e Encanto do Dendê, e desenvolve um trabalho formativo por meio de oficinas semanais gratuitas voltadas para mulheres, ensinando percussão e fortalecendo redes de apoio comunitário.
Programação aberta ao público:
- 03/03/2025 – Concentração do bloco na Alameda Joaquim Alves Pereira (em frente ao Espetto da Praia) às 16h, com arrasto pela avenida principal da Praia do Sudoeste a partir das 17h.
- 08/03/2025 – Concentração na Praça da Igreja Matriz de São Pedro às 17h, seguida de cortejo pelo centro da cidade em homenagem ao Dia da Mulher, a partir das 18h.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.