InícioRegião dos LagosCidades da Região dos Lagos participam do 1º Encontro dos Gestores Públicos...

Cidades da Região dos Lagos participam do 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense

Representantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama estiveram presentes no 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), nesta segunda-feira (1º).

O evento aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, e contou com a participação de vários profissionais do setor, além do secretário Estadual, Gustavo Tuca, e do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. O objetivo do fórum foi promover um amplo debate sobre ações e projetos voltados à categoria, que é uma das mais afetadas com a pandemia da Covid-19.

No encontro foi apresentado o Plano Estratégico da Setur-RJ para os próximos dois anos. Dentre os pontos destacados estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação dos municípios fluminenses em outras cidades do Brasil, além da realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete da Setur-RJ às doze regiões turísticas do Estado, com o objetivo de aproximar Estado, municípios e a iniciativa privada.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa, e o secretário-adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho, representaram o município, que teve como um dos destaques o exemplo de placas com informações culturais e paisagísticas da cidade. Também foi debatida a pavimentação da Estrada Nelore, que tem o projeto de oferecer uma importante opção de acesso a Cabo Frio.

Marco Simas, Secretário de Turismo de Arraial do Cabo, representou o município no encontro junto a subsecretária Tatiane Peyroteo, e levantou na ocasião, alguns dos principais desafios do turismo no Município, como o ordenamento do Turismo Náutico, a Legalização das atividades turísticas e o Plano de Mobilidade Urbana. Apresentou também o projeto em andamento, firmado em acordo com o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEARJ), que possibilitará a Sinalização Turística e de Trânsito em Arraial do Cabo. Para Marco, que é bacharel e docente em turismo, a mão de obra técnica qualificada para desenvolver políticas públicas é primordial, e em sua gestão, conta com um amplo corpo técnico de profissionais do setor.

O secretário de Turismo e Esporte de Armação dos Búzios não pôde estar presente, mas a pasta foi representada pela chefe de gabinete Karla Souza e a diretora de projetos turísticos Patricia Chaves. 

Já pelo município de Iguaba Grande, a Guia de Turismo Gisele Rodrigues compareceu ao evento no lugar da secretária Carla Lavalle. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de ouvir muitas autoridades que mostraram algumas ferramentas que irão fomentar o Turismo no interior do Estado. Entre elas foi apresentado o Portal Turismo Consciente; foi comentado sobre o ArtCred – Linha de crédito ao Artesão, sobre a plataforma do Cicloturismo, onde podemos abastecer e alimentar o Portal com as nossas trilhas e a Plataforma TurismoRJ que divulgará fotos de todos os municípios, atrativos, eventos”, conta.

A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia, Andrea Tinoco, também marcou presença no encontro. Ela destaca que as diretrizes estaduais para o setor estão alinhadas com as estratégias municipais. “Foi um evento enriquecedor. Planejamento, capacitação e fomento foram as tônicas do encontro, que são temas que têm norteado nossa gestão, conforme as diretrizes municipais já firmadas e em andamento”, afirmou. 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico,Cultura e Turismo de Araruama, Danieli Braz, representou a cidade. "Acontecimentos como este, estimulam a reflexão dos impactos da atividade turística e de tudo que ela abrange, tanto no âmbito econômico, como no social, indo de encontro com a nova visão de estratégicas do setor em nosso município", comentou.

Durante o evento, o “Guia do Turismo RJ”, um manual produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, foi entregue aos representantes do interior do estado. O conteúdo traz  informações sobre o planejamento e a estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística.

O encontro ainda disponibilizou dados, orientações, sugestões e explicações para direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses. “O secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu um espaço para diálogo e crescimento permanentes", destacou Andrea Tinoco. 

 

ENCONTRO COM MOLON EM BUSCA DE INVESTIMENTO

Além do evento, os gestores da Prefeitura de Cabo Frio tiveram, também, um encontro com o deputado federal Alessandro Molon, em seu gabinete no Rio de Janeiro. Na pauta, a solicitação de verbas de emenda parlamentar para a realização de projetos turísticos em Cabo Frio. 

“Fomos solicitar ao deputado uma ajuda de verba de emenda parlamentar individual, que poderá colaborar com os projetos que estamos preparando para a cidade. O deputado Molon se comprometeu em ajudar com essa parceria, que será muito bem vinda para possibilitar a realização de algumas melhorias que estamos programando para os próximos meses”, afirmou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content