InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosCidades da Região dos Lagos estão entre as 10 mais visitadas com...

Cidades da Região dos Lagos estão entre as 10 mais visitadas com pernoite no RJ, segundo pesquisa

Pesquisa ouviu 866 turistas estrangeiros entre os dias 7 e 14 de março e a nota média dada pelos turistas para o estado foi 9,2, numa escala de 1 a 10

Uma pesquisa da Fecomércio-RJ apresentada nesta segunda-feira (17) revelou dados sobre a experiência de turistas estrangeiros no estado do Rio de Janeiro. Entre os destaques da pesquisa está a predominância do lazer (83%) como motivo da viagem dos turistas, que permanecem em média 10 dias no estado. Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo estão entre as dez mais visitadas do Rio com pernoite.

A pesquisa ouviu 866 turistas estrangeiros entre os dias 7 e 14 de março e a nota média dada pelos turistas para o estado foi 9,2, numa escala de 1 a 10. O estudo também avaliou os gastos efetuados e produtos mais adquiridos pelos turistas, além de indicar pontos positivos e negativos destacados pelos turistas durante a estadia.

Os turistas foram separados por continente, levando em consideração a proporção verificada na população observada no Anuário Estatístico de Turismo 2020. Os voos que partem especificamente do aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim – RIOgaleão (GIG) foram considerados, sendo 59,2% da América do Sul, 25,1% da Europa e 14,9% da América do Norte.

Entre as cidades mais visitadas com pernoite, destacam-se o Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba. No que se refere aos meios de hospedagem, os hotéis são a escolha da maioria (64,4%), seguidos pelas pousadas (20,7%) e imóveis via plataformas digitais (17,7%).

A pesquisa mostrou ainda que a grande maioria dos turistas (74,5%) não consideraram o estado do Rio de Janeiro um destino caro e 60,5% dos turistas estrangeiros realizaram compras durante a viagem ao estado. Roupas foram os produtos mais comprados (64,1%), seguidos por alimentos e bebidas (37,2%) e calçados (25,4%).

Destaca-se também que as autoridades dos governos federal, estadual e municipal e convidados do trade presentes no evento conferiram o potencial de compras previsto com a implantação da do Tax Free no Brasil. O conselheiro da Fecomércio-RJ, Otávio Leite, afirmou que a pesquisa é uma ferramenta importante para o fortalecimento do turismo no Rio de Janeiro e que a Fecomércio-RJ tem interesse em ajudar a alavancar a economia do estado como um todo.

Confira o resultado detalhado da pesquisa:

  • Motivo da viagem – 83,4% Lazer/Passeio; 11,3% Negócios/Trabalho (Mice, congressos, feiras e seminários); e 5,3% Outros motivos;
  • Tempo de permanência – 10 dias tempo médio de pernoite, sendo que 48,9% ficaram, em média, entre 8 e 30 dias no estado;
  • Top 10 das cidades visitadas com pernoite – Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba;
  • Meios de hospedagem – Hotel 64,4%, Pousada 20,7%, Imóvel via plataformas digitais 17,7% (com predominância da plataforma Airbnb), Imóvel de familiares 6,8% e Hostel 5,4%;
  • Percepção de custos da viagem – Para a grande maioria (74,5%), o estado do Rio de Janeiro não é um destino caro. O que mostra que o estado é um destino amigável para o consumo dos turistas;
  • Destino amigável para compras – 60,5% dos turistas estrangeiros realizaram compras durante a viagem ao estado;
  • Principais produtos comprados entre esse percentual – Roupas 64,1%, Alimentos e bebidas 37,2%, Calçados 25,4%, Artesanatos 22,1%, Souveniers 22,1%, Artigos de perfumaria 13%, Acessórios de uso pessoal 10,1%, Bijuterias 6,5%, Joias/Pedras preciosas 3,1%, Eletroeletrônicos 2,7% e Relógios 1,1%.
Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo