A Prefeitura de Cabo Frio informou, nesta segunda-feira (21), que a Secretaria Municipal de Saúde identificou aumento tanto na procura por testes para Covid-19, quanto no número de casos positivados da doença. Além disso, a média de testes realizados nas unidades públicas de saúde, entre 6 e 19 de novembro, foi de 114 exames por dia, representando aumento de 143% na procura pelo exame, de uma semana para a outra.
De 6 a 12 de novembro, foram realizados 481 testes, sendo 125 positivos. Já no período entre os dias 13 e 19, foram 1.171 exames feitos nas unidades públicas de saúde, dos quais 283 tiveram resultado positivo. De uma semana para a outra, houve aumento de 126% no número de casos positivados da doença.
O uso de máscara em Cabo Frio é previsto em Decreto Municipal Nº 6.832, de 27 de abril de 2022, que estabelece como obrigatória a proteção facial para as pessoas com suspeita ou confirmação da doença, além dos ambientes fechados ou abertos, como também em unidades de saúde, farmácia, e transporte coletivo público.
A Secretaria Municipal de Saúde frisa, ainda, “a importância do cidadão manter o calendário vacinal em dia. Destaca também que o controle da disseminação da Covid-19 é uma ação conjunta, das ações do Poder Público e do papel de cada cidadão”.
PROCURA POR TESTE DE COVID-19 AUMENTA EM CABO FRIO
Com o aumento de casos de Covid-19, a procura pelo teste de diagnóstico da doença tem aumentado em Cabo Frio.
A ESF do Cajueiro registrou fila nesta segunda-feira (21). As Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) são referência para atendimento de pacientes com sintomas leves de síndrome gripal. De acordo com a Secretaria de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), devem ser procuradas somente em caso emergencial.
ONDE FAZER O TESTE EM CASO EMERGENCIAL:
- Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
- Ambulatório do Jardim Esperança
ONDE FAZER O TESTE EM CASO DE SINTOMAS LEVES:
O horário de funcionamento é das 9h às 16h.
- ESF Gamboa
- ESF Parque Burle
- ESF Caminho de Búzios
- ESF Vila do Sol
- ESF Cajueiro
- ESF Jardim Náutilus/Manoel Corrêa
- ESF Porto do Carro
- ESF Nova Califórnia
- ESF Florestinha
- ESF Araçá
- ESF Angelim
- ESF Maria Joaquina
- ESF São Jacinto
- UBS Praia do Siqueira
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.