InícioDestaqueCampanha itinerante de vacinação antirrábica atende bairros afastados da área central em...

Campanha itinerante de vacinação antirrábica atende bairros afastados da área central em São Pedro da Aldeia

Cerca de mil cães e gatos já foram imunizados pelas equipes

São Pedro da Aldeia realiza a imunização de cães e gatos contra a raiva, por meio de equipes fixas e itinerantes, que percorrem bairros mais afastados da área central do município. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Agricultura, com o apoio da Emater-Rio, já vacinou cerca de mil animais. Até o momento, foram atendidos os bairros Retiro, São Mateus, Botafogo e Rua do Fogo.

A previsão é que, nas próximas semanas, sejam atendidos os bairros Balneário das Conchas, Alecrim, Sergeira, Três Vendas e Boa Vista. As equipes fixas se instalam em pontos estratégicos dos bairros, como praças e locais mais movimentados. Já os agentes que atuam de forma itinerante circulam pelas vias das localidades. 

O secretário municipal de Agricultura, Thiago Ribeiro, destacou a importância da campanha. “A vacinação na zona rural e nas periferias é fundamental para mantermos o controle da doença na cidade. Com ela, conseguimos vencer a dificuldade de locomoção dos moradores e seus animais para o Centro do município, pela distância. Para ajudar a população, organizamos a campanha itinerante”, disse. 

Para os moradores da região central, as doses são disponibilizadas na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Eurico Coelho, nº 278, Centro. A aplicação também pode ser agendada. Para evitar a disseminação da Covid-19, os tutores dos animais devem seguir os critérios de prevenção ao vírus, utilizando máscaras faciais e respeitando o distanciamento social.

Raiva Animal 

A raiva canina e felina, também conhecida como hidrofobia, é uma doença viral, incurável e fatal, também transmissível a seres humanos através da mordida dos animais domésticos. No meio rural, a transmissão também se dá pela mordida do morcego hematófago, que se alimenta de sangue. 

De acordo com a Secretaria de Agricultura, não há incidência de raiva animal em São Pedro da Aldeia. A vacinação é o único meio de prevenção à doença, por isso a importância da imunização animal em massa. 

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content