Pais e responsáveis que precisam vacinar os menores contra poliomielite têm um novo prazo. Em decorrência da baixa adesão em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou, na tarde dessa terça-feira (6), o período da Campanha de Vacinação até o dia 30 de setembro. Os demais imunobiológicos, que são de rotina, também podem ser feitos dentro da campanha.
A imunização está disponível nos postos de saúde de Cabo Frio, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estão abertos para a vacinação das 8h às 16h. As unidades do Itajuru e do Guarani participam da campanha aplicando apenas vacina contra a covid-19. Para a vacinação dos menores, será necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.
A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado com 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.
Já a multivacinação, tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estão disponíveis quase vinte vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.
As vacinas disponibilizadas durante a campanha são BCG; Hepatite B; Pentavalente (DTP/Hib/ HB); Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumocócica 10 valente (Conjugada); Meningocócica C (Conjugada); Febre Amarela; Tríplice viral; Varicela; DTP; Hepatite A; Difteria e Tétano; Meningocócica ACWY (Conjugada); HPV Quadrivalente; Influenza e Covid-19. Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização podem ser feitas simultaneamente com a vacina contra a covid-19.