O município de São Pedro da Aldeia vai participar da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que acontece neste sábado (28). A mobilização acontece até às 17h, em 15 pontos distribuídos pela cidade. As doses da vacina contra a raiva animal serão destinadas a cães e gatos.
Para vacinar e proteger o seu pet, os donos devem ficar atentos a alguns requisitos. O principal é levar a carteirinha de vacinação animal para ser atualizada com o lote e a validade da vacina. O volume inoculado (aplicado) será de 1ml para cães e gatos, adultos ou filhotes, acima de 03 meses. Fêmeas gestantes ou amamentando não podem ser vacinadas.
O município reforça que a responsabilidade de contenção do animal é sempre do proprietário, nunca do vacinador ou voluntário. É necessário observar se a guia (corrente ou similar) e a coleira estão bem ajustados. Os gatos, preferencialmente, devem ser transportados em caixas de transporte como meio apropriados. Animais em período pós-cirúrgico ou muito debilitados, não serão vacinados.
É importante destacar que não será permitida a vacinação caso o animal seja conduzido por jovens menores de 18 anos. Somente será fornecida a vacina a maiores de 18 anos em dose de 1ml, em seringas únicas, em compartimentos que contenham gelo suficiente para conservação da dose; a aplicação deverá ser feita em casa de forma imediata. Não será permitida a liberação de frascos fechados; somente em dose de 1ml com gelo suficiente para cobrir toda a seringa com vacina.
Caso haja agressão, a Secretaria de Saúde orienta a lavar com água e sabão o local, procurar um posto médico para orientação e deixar o animal em observação por 10 dias em estado normal de criação. Os vacinadores poderão se abster de fazer a vacinação em animais demasiadamente estressados ou agressivos.
Para a mobilização do Dia D, foram selecionados pontos estratégicos de vacinação. Confira a seguir os locais que estarão aplicando as vacinas neste sábado (28/09):
– Esf. Porto da Aldeia
Avenida Saputiaba, n° 35 – Porto da Aldeia.
– Esf. Praia Linda
Rua Nicolas Peregrino dos Santos, nº 66 ou Estrada de Ferro, nº 66.
– Esf. Botafogo
Rua da Paz, nº 7 ou Rodovia Amaral Peixoto, Km 118, nº 07 (fundos).
– Esf. Baixo Grande
Rua Antônio Soares dos Santos, s/nº – Baixo Grande.
– ESF Alecrim
Estrada do Alecrim, nº 80 – Alecrim.
– ESF Ponta do Ambrósio
Rua Antônio Luiz Araújo, nº 120 – Ponta do Ambrósio.
– ESF Porto do Carro
Estrada do Alecrim, nº 388 – Porto do Carro.
– ESF Vinhateiro
Travessa Antônio de Araújo Mendonça, s/n, Vinhateiro.
– UBS Fluminense
Rua Rezende, nº 54 – Bairro Fluminense.
– ESF Campo Redondo
Rua Luiza Terra, s/ nº – Campo Redondo.
– UBS Balneário
Rua São Jorge, s/nº – Balneário.
– Esf. Orquídea
Rua Lúcia Helena, s/nº – Recanto das Orquídeas
– UBS Poço Fundo
Rua Estrada do Boqueirão, s/nº – Poço Fundo
– UBS Mossoró
Rua Ramiro Antunes, s/nº – Mossoró
– Associação de Moradores do Balneário
Av. Porto Feliz, s/n, Balneário.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.