Em pouco mais de um mês, 33 veículos roubados ou furtados foram recuperados em Maricá. As ações fazem parte de uma operação conjunta com o programa ‘190 Integrado’, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, que atua em cooperação com as forças estaduais de segurança para ampliar o monitoramento e agilizar as respostas às ocorrências no município.
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Maricá disponibiliza 773 câmeras – 164 delas do tipo OCR’s, que fazem as leituras das placas automotivas. Logo após a identificação do veículo como roubado, furtado ou clonado, agentes do Proeis ou da Guarda Municipal são acionados para realizar a abordagem e apreensão.
Desde a integração, que aconteceu no dia 19 de março, o número de carros recuperados aumentou 75% em relação ao período anterior à parceria. No último dia 10 de abril, um Jeep com placa suspeita de clonagem e tentativa de duplo homicídio no Estado do Espírito Santo trafegava pela RJ-106 quando foi identificado pelas câmeras do Ciosp. A situação foi rapidamente comunicada à Polícia Militar, que fez a abordagem e a prisão do acusado.
O projeto é apenas o primeiro passo de uma futura ampliação do Ciosp de Maricá, que contará com um moderno para a inteligência da segurança municipal e mais de 7 mil câmeras.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).