Acontece em Cabo Frio, na próxima quarta-feira (20), uma atividade em prol do Dia Nacional de Luta de pessoa com deficiência, comemorado na quinta (21). A ação do Centro Dia de Referência será na Praça de São Cristóvão, entre 13h e 16h.
Com o tema “Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no desejo de voar”, a programação vai contar panfletagem; orientações sobre como funciona o Centro Dia, equipamento voltado para pessoas com deficiência; realização de cadastros; apresentações (dança, oficina de artes, música, capoeira, alongamento), intérprete de Libras durante a mobilização social.
Haverá ainda atendimento da Superintendência da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; das escolas municipais Renato Azevedo, que atende o público PCD, e Arlete Rosa Castanho, que atende pessoas surdas e mudas; do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Subregistro; Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Praia do Siqueira e equipes do posto de saúde do Parque Burle.
Participam também a Apae, o projeto social APPAA Casa Azul; a Fundação Leão XIII; o projeto Conviver e Aprender; Esporte com Arte; Detran, Salineira; Senac; Embeleze; Enel e Prolagos.
O Centro Dia é um equipamento da Superintendência de Proteção Social Especial, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social do município. Trata-se de um espaço voltado para o atendimento de pessoas com deficiência que tenham a partir de 18 anos. O local oferece oficinas e uma atividade ao ar livre por mês.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).