A partir desta segunda-feira (24), o município de Cabo Frio terá novas regras para realização dos testes de diagnóstico da Covid-19. A logística passa a focar em pacientes que estão manifestando possíveis sintomas, e também nas pessoas que fazem parte de grupos prioritários. O objetivo é garantir o estoque de testes para os casos mais necessários.
A definição tem como base o Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19, do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio selecionou 14 unidades de saúde para realização dos exames. Os locais realizarão a triagem do público, priorizando o atendimento das pessoas sintomáticas. A partir disso, os funcionários podem distribuir senhas para a realização dos exames, respeitando a capacidade de atendimento.
Os testes serão realizados, prioritariamente, nas pessoas que apresentarem sintomas. Já para pessoas assintomáticas que tiveram contato com pessoas infectadas pelo coronavírus, os exames serão realizados nos seguintes grupos prioritários: trabalhadores de serviços da saúde; segurança pública; atividades de alto risco (casas de repouso, penitenciárias, alojamentos, entre outros); indivíduos assistidos por instituições fechadas, como Instituições de Longa Permanência para Idosos, penitenciárias e alojamentos, entre outros.
Podem testar ainda contactantes assintomáticos dos seguintes grupos: gestantes; puérperas; pessoas com deficiência; idosos; pessoas em situação de rua; e quilombolas.
A testagem de assintomáticos dos grupos prioritários acontecerá principalmente por agendamento, a partir do 5° dia do último contato com a pessoa que realizou teste com resultado positivo. O agendamento do teste será realizado na própria unidade de saúde.
Não existe recomendação para realização de segunda testagem (reteste) de pessoas com resultado positivo recente, sob nenhuma circunstância. Nessas ocasiões o teste não será realizado.
UNIDADES QUE REALIZAM TESTES:
- Hospital Otime Cardoso dos Santos – bairro Jardim Esperança
- ESF Jardim Náutilus – Rua Guiana, s/nº
- ESF Gamboa – Rua Jorge Veiga s/nº
- UBS Praia do Siqueira – Rua Olinda, 352 – Palmeiras
- ESF Vila do Sol – Rua 3, nº 246
- ESF Porto do Carro – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº
- ESF Caminho de Búzios – Rua das Hortências Qd. 7 Lt. 37
- ESF Cajueiro – Rua Machado de Assis nº 15
- ESF Parque Burle – Rua Budapeste, s/nº
- ESF Florestinha – Rua Espera Feliz, s/nº
- ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
- ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
- ESF Angelim – Estrada do Angelim s/nº
- ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.