Será realizada em Cabo Frio mais uma ação intersetorial de acompanhamento para as famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. Com apoio da Associação de Moradores, as atividades acontecem no dia 22 de dezembro, das 9h às 16h, no Condomínio Monte Carlo (Minha Casa, Minha Vida), no bairro Jardim Esperança. As ações contemplam checagem de peso, altura, pré-natal das mulheres gestantes, entre outras atividades.
No local, equipes da Secretaria de Saúde irão realizar a identificação das crianças com atraso vacinal e realizando a imunização das vacinas de rotina. Haverá abordagens às mulheres com relação à coleta do exame do colo do útero, e também serão vacinados ainda os adultos contra dupla viral (sarampo e rubéola).
Já a Secretaria de Assistência Social auxiliará os moradores na mudança do programa para Auxílio Brasil e vai orientar as pessoas que precisam, por exemplo, inserir algum membro da família no cadastro do Governo Federal.
Os beneficiários de outros locais da cidade também podem participar. Para isso, basta comparecer no mutirão, apresentar cartão de vacina para as crianças, cartão do pré-natal em caso de gestantes e cartão do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Quem tiver o Passaporte da Família também deve apresentar o documento.
Atualmente, o município possui 15.677 pessoas cadastradas no programa, no entanto, apenas 22% estão com o acompanhamento em dia. O programa é de transferência de renda condicionada, ou seja, é necessário que os beneficiários cumpram o acompanhamento familiar para o recebimento do auxílio. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem é beneficiário do programa.
“O serviço de atendimento está disponível em todas as unidades de saúde. Nós, da Secretaria de Saúde, ainda buscamos realizar mutirões para facilitar e reforçar a importância de manter o acompanhamento em dia. Essa atuação é em conjunto e contamos com a presença e a participação de cada beneficiário”, explicou a gestora do programa social da Secretaria de Saúde, Cecília de Oliveira.
O serviço de acompanhamento do agora Programa Auxílio Brasil também é realizado nos postos de saúde; no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Devido à pandemia da covid-19, todos os protocolos de segurança e prevenção serão seguidos no espaço. Para evitar a proliferação da doença, é importante que cada cidadão utilize máscara cobrindo o nariz e a boca, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com álcool 70% e respeite o distanciamento social.