Cabo Frio aderiu à Campanha Mundial de Combate e Prevenção contra à Hanseníase. A data é celebrada sempre no último domingo de janeiro, que neste ano cai no dia 29. Por isso, o mês é chamado “Janeiro Roxo”, para chamar a atenção sobre a hanseníase, doença que tem tratamento e cura.
Para reforçar a abordagem sobre o tema com a população, a Secretaria de Saúde vai promover atividades no dia 30 de janeiro para levar informação e atendimento por livre demanda, no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, das 8h às 17h.
A ação será conduzida pela dermatologista Elizana Nascimento Costa Pinto; pela fisioterapeuta Rafaela Souza Pinho; e pela coordenadora do Programa ao Combate a Hanseníase e Tuberculose em Cabo Frio, a enfermeira Christiane Távora dos Santos.
Segundo a coordenadora do Programa ao Combate a Hanseníase e Tuberculose em Cabo Frio, o preconceito ainda é um dos grandes desafios no combate à doença.
“O objetivo da campanha “Janeiro Roxo” é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização, e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves”, explica Christiane.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2022, foram identificados oito novos casos, fechando o ano com 14 pessoas em tratamento anual, podendo chegar a 18 meses, e outras 15 em tratamento contínuo. Neste ano não houve novos casos da doença.
Quem está com suspeita da doença pode procurar o Posto de Atendimento Médico (PAM), localizado no bairro São Cristóvão, às segundas e quartas-feiras, a partir das 13h30. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também estão aptos para detectar casos de hanseníase nas visitas domiciliares, que realizam periodicamente na área de abrangência das unidades em que trabalham.
Os ACS foram capacitados com objetivo de ampliar e reforçar o atendimento da Atenção Básica na saúde do município, uma das principais diretrizes do governo municipal.