InícioCabo FrioCABO FRIO/Projeto cria Monumento Natural das Dunas do Peró

CABO FRIO/Projeto cria Monumento Natural das Dunas do Peró

O projeto será apresentado na Assembleia Legislativa e o objetivo é proteger uma imensa área de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio a Búzios

A Costa do Sol poderá ganhar em breve o Monunento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio. O projeto será apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB) e o objetivo é proteger uma imensa área de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio a Búzios. O projeto, que está sendo feito pelo biólogo Paulo Bidegain, permite a exploração de atividades econômicas, voltadas para o turismo e o meio ambiente, em no máximo 10% da área total das dunas, que atualmente integra a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, de responsabilidade do Inea.

“Monumento Natural é um tipo de categoria de Unidade de Conservação que protege e preserva, mas admite o acesso e a visitação com infraestrutura de apoio e inclusive contando com participação dos proprietários. Um plano de ordenamento de atividades de ecoturismo na área garantirá para a atual e as futuras gerações o usufruto sustentável dessa verdadeira maravilha da natureza”, disse o deputado.

Na segunda-feira (5), Carlos Minc solicitou ao secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, que atenda ao pedido de moradores e ambientalistas para aumentar a segurança nas Dunas do Peró. A comunidade reclama da ausência da Upam de Cabo Frio e dos guarda-parques do Inea nas áreas protegidas e da falta de policiamento ostensivo que deveria ser feito pelo 25º BPM (Cabo Frio). Na sexta-feira (2), um casal com os filhos foi vítima de assalto próximo à Rua dos Badejos. Dois homens armados levaram os celulares das vítimas.Nos dois últimos fins de semana, os moradores pediram ajuda em vão para a PM e a Guarda Municipal reprimirem homens que andavam à cavalo nas dunas e na areia da praia.

“Através da comissão do Cumpra-se (cumprimento de leis) e da Frente Parlamentar Ambientalista vamos atuar para que a APA do Pau Brasil, seja nas dunas ou na praia, conte com segurança, não somente para a preservação do local, como também para segurança de moradores e visitantes”.

Acionada por moradores, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, também prometeu pedir providências ao comandante do 25º BPM, coronel Rodrigo Ibiapina. “Como foi feito em outras oportunidades, vamos renovar o pedido de reforço policial, com rondas periódicas, no local. É necessário, porém, que eventuais vítimas procurem a delegacia para fazer o boletim de ocorrência e que as pessoas evitem circular em locais ermos, de difícil acesso”, disse Cardinot, que também vai pedir a presença da UPAM (polícia ambiental), instalada próximo ao local, no Parque da Costa do Sol (Peró e Conchas) e na APA do Pau Brasil.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content