25/12/2024 — 06:02
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio lança Patrulha Maria da Penha nesta quinta (13)

Cerimônia de lançamento acontece na Praça Porto Rocha, às 16h

Compartilhe

Será realizada em Cabo Frio nesta quinta-feira (13) a cerimônia de lançamento do Grupamento Patrulha Maria da Penha, serviço destinado ao atendimento, apoio e acompanhamento de mulheres vítimas de violência. A Patrulha, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, será lançada em cerimônia na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, às 16h.

A Patrulha é um destacamento especializado da Guarda Civil Municipal, que atua a partir da Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha. A Patrulha terá funcionamento diário, durante 24h. O serviço poderá ser solicitado através do número 153, diretamente com uma equipe específica para esse atendimento às mulheres, ou às chamadas de emergência.

A equipe do Grupamento Patrulha Maria da Penha vai trabalhar de forma integrada na rede de proteção do município. A vítima poderá acionar o serviço pelo telefone ou presencialmente na base da Guarda Civil Municipal. As mulheres atendidas e vítimas de violência doméstica serão encaminhadas para o Centro de Atendimento à Mulher (Ceam).

Além do trabalho emergencial, a patrulha fará orientações e suporte à vítima assistida, fazendo acompanhamento de medidas protetivas de urgência, com base nos princípios da ética, sigilo, acolhimento, empatia e humanidade.

Lei Maria da Penha

A Lei Nº 11.340, Lei Maria da Penha, foi sancionada em 7 de agosto de 2006, a fim de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de eliminar de todas as formas de discriminação contra as mulheres. Ela tem o objetivo de estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Após sua criação, já passou por algumas atualizações, consideradas essenciais para garantir que a mulher viva com segurança, dignidade e que possa quebrar o ciclo de violência.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo