A cidade de Cabo Frio está fora do edital do Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), publicado nesta segunda-feira (3) pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA). Serão oferecidas 6.256 vagas em 75 cursos de graduação no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende.
A prova será realizada no dia 4 de dezembro, e as inscrições vão até o dia 17 de outubro, neste site.
Segundo a UERJ, “razões administrativas” impossibilitaram a inserção dos cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais no município, neste Edital do Vestibular 2023. Ainda assim, é informado que o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) está preparando um processo seletivo isolado, para entrada no segundo semestre do ano.
A vinda da Instituição para a Região dos Lagos, no novo Campus Cabo Frio, foi oficializada pelo governador Cláudio Castro (PL) no dia 10 junho, em uma solenidade na frente do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC). Como anunciado no evento, os tão aguardados cursos teriam vestibular neste fim do ano, com as aulas começando já em 2023, no primeiro semestre.
Em nota, a UERJ reitera que:
“O compromisso com seus cursos de graduação em Cabo Frio – Medicina, Geografia e Ciências Ambientais -, que não integram o edital do Vestibular 2023, divulgado ontem (3), porque a posse do imóvel destinado a esta finalidade ainda está em litígio, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Porém, como não abrimos mão de nosso campus em Cabo Frio e, tampouco, de ampliar a oferta de educação pública no Estado, já estamos em tratativas avançadas na busca de outros imóveis, na região, para a instalação dos cursos.
Assim que a Uerj confirmar a posse em novo imóvel em Cabo Frio, o que esperamos que ocorra muito em breve, será lançado um edital de vestibular isolado para Cabo Frio”.