InícioCabo FrioCABO FRIO/ Dia do Meio Ambiente terá ações no Peró

CABO FRIO/ Dia do Meio Ambiente terá ações no Peró

Ação ocorre às 10 horas de sábado (5) no trecho certificado com a Bandeira Azul e, às 12 horas, no Pontal do Peró, na divisa com Búzios

O Dia Internacional do Meio Ambiente, neste sábado (5), será comemorado na Região dos Lagos com várias ações ambientais na Praia do Peró, em Cabo Frio, única no interior fluminense que possui a Bandeira Azul, certificado internacional de excelência ambiental. Com 7,2 quilômetros de extensão, a praia conquistou o selo por causa da qualidade da sua água, livre de qualquer resquício de poluição, além da restinga preservada.

As ações começam com a campanha de conscientização para evitar as bitucas de cigarro na praia. O resíduo, extremamente prejudicial ao meio ambiente, em especial para os animais marinhos, foi o mais encontrado nas campanhas de limpeza de praia feitas no mundo, inclusive no Peró. A ação ocorre às 10 horas no trecho certificado com a Bandeira Azul e, às 12 horas, no Pontal do Peró, na divisa com Búzios.

Às 10 horas será lançada a campanha Saneamento Já, que visa a pedir ajuda às autoridades para que a concessionária Prolagos leve saneamento básico (rede separativa de esgotos) para a área urbana do Peró. Os detritos vão atualmente para a rede de águas pluviais, que lanças os esgotos no canal da Ogiva e a seguir no Canal Itajuru, que deságua na Ilha do Japonês e na Praia do Forte.

Através da Alerj, os moradores estão esmiuçando o contrato de concessão da Prolagos e cobrando providências à Agersa (agência de saneamento do estado) e à Prefeitura de Cabo Frio, que anunciou que vai transferir para a Prolagos a retirada dos esgotos dos quiosques da praia. A comunidade está contando com ajuda de técnicos e advogados do deputado Luís Martins (PDT), veranista no Peró.

No lançamento da campanha pelo saneamento, os moradores e ambientalistas também vão discutir outras questões, como segurança, ordenamento urbano e a dispensa de pessoal que mantinha o ordenamento e fiscalização ambiental da praia através do programa Bandeira Azul. A concentração será na orla, junto ao mastro da bandeira. No mesmo local, o ambientalista Ernesto Galiotto fará uma exposição, marcando seus 50 anos de atividades culturais e de combate aos crimes ambientais na Região dos Lagos.

*Matéria de Paulo Roberto Araújo e foto de Ernesto Galiotto

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content