Após enfrentarem grande atraso para a chegada dos examinadores, candidatos ao exame de direção do Detran tiveram as provas canceladas, tanto no período da manhã quanto no da tarde, em Cabo Frio, nesta segunda-feira (9).
Tudo porque, até as 13h45, os profissionais do órgão ainda não haviam chegado à Área de Provas, localizada na Rua Luiz Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira, segundo relatos de instrutores e alunos colhidos pelo RC24h.
Era por volta das 11h30 —já com mais de duas horas de atraso, considerando que os exames matutinos estavam marcados para começar às 9h— quando, em contato com o Detran, eles foram informados de que a equipe estava a caminho de Rio Bonito.
A falta de estrutura no local, como a ausência de tendas para proteção contra o sol, aumentou o desconforto —alguns candidatos relataram mal-estar devido ao calor.
A situação preocupou especialmente os alunos cujo processo de habilitação vence até 31 de dezembro deste ano. Caso reprovassem ou não participassem do exame na data marcada, não teriam outra oportunidade, dado que o Detran suspendeu a liberação de novas vagas, segundo informou uma instrutora à reportagem.
“Além de enfrentar dificuldades burocráticas do próprio Detran, como prazos apertados, falta de datas para as provas e falta de estrutura adequada, os candidatos ainda têm que lidar com o nervosismo comum dessa situação”, desabafou um dos candidatos.
“Muitos se organizam para estar no local, pedem folga no trabalho ou até vão durante o expediente, aproveitando alguma brecha. E o Detran nem sequer tem consideração de avisar que a prova seria cancelada”, finalizou.
Procurado pelo RC24h, o Detran-RJ esclareceu nesta terça-feira (10) que a van que levava os examinadores ficou presa em um engarrafamento causado por um acidente que interditou as pistas, no Trevo de Manilha, atrasando o deslocamento da equipe até a área de provas. “O exame foi cancelado e os alunos serão reagendados para outro dia, sem ônus”, finalizou o órgão, em nota.