Com a chegada da Páscoa, celebrada no próximo domingo (20), muitos visitantes já seguem em direção à Região dos Lagos para aproveitar o feriadão prolongado, que começa na sexta-feira (18). Junto à expectativa dos turistas em busca de descanso, lazer e novidades, empresários do setor turístico demonstram otimismo com o movimento, especialmente em Cabo Frio.
A rede hoteleira da cidade já registra 100% de ocupação, segundo a Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio. De acordo com a presidente da entidade, Lilian Gallo, a alta procura neste período é impulsionada por grupos de turismo rodoviário, que há anos garantem bons índices de lotação nesse feriado.
“Temos um número grande de grupos fretados que chegam pelo turismo rodoviário. Semana Santa é um feriado com excelente ocupação há anos”, afirmou Lilian.
A prefeitura também confirmou a estimativa positiva, apontando ocupação hoteleira de 99,5% para o período. Conforme Gallo, diferente do Carnaval, nesta ocasião não foi necessário fracionar pacotes ou reduzir o valor das diárias. Ela destacou ainda o retorno da tradicional encenação da morte e ressurreição de Cristo como mais um atrativo que contribui para a experiência do visitante. “Esperamos que o morador entenda que a nossa indústria é o turismo e, assim, recebam bem aqueles que aqui chegam, como gostam de ser acolhidos quando estão à passeio”, disse.
O fluxo de veículos nas estradas que dão acesso à região também será intenso. A CCR ViaLagos, responsável pela RJ-124, prevê a passagem de 162 mil veículos entre quinta-feira (17) e o próximo dia 23. O maior pico de tráfego deve ocorrer na quinta e na segunda-feira (21), com mais de 30 mil veículos por dia.
Já na Ponte Rio-Niterói, são esperados mais de 1 milhão de veículos durante o mesmo período, com concentração de fluxo no sentido Região dos Lagos também a partir da tarde de quinta-feira.
Outras cidades da região também têm boas projeções
Além de Cabo Frio, outras cidades da Região dos Lagos também apresentam projeções positivas para o feriado. Um exemplo disso é Arraial do Cabo, onde a Secretaria de Turismo confirmou que a rede hoteleira já está com 100% da capacidade reservada para o feriadão.
Já em Búzios, a taxa de ocupação está em 83%, segundo dados da Associação de Hotéis e do Convention Bureau, com expectativa de aumento nos próximos dias. A previsão é que a movimentação aqueça o comércio e impulsione setores como gastronomia, transporte e lazer, fortalecendo a posição da Região dos Lagos como um dos destinos mais procurados do país em feriados prolongados.
Enquanto isso, em São Pedro da Aldeia, a taxa de ocupação hoteleira está em 85,71%. A Secretaria de Turismo acredita que esse número deve crescer até a quinta, com a chegada de turistas que costumam decidir a viagem em cima da hora.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).