Início Cabo Frio Cabo Frio abre cadastro para moradores adotarem mudas de plantas nativas

Cabo Frio abre cadastro para moradores adotarem mudas de plantas nativas

Iniciativa é do Horto Municipal, gerido pela Prefeitura; cada morador pode adotar até duas mudas

O Horto Municipal de Cabo Frio, que é gerido pela Prefeitura, mantém um cadastro aberto para que os moradores do município possam adotar até duas mudas de plantas nativas.

O Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Henrique Terra, s/n, no bairro Portinho.

Quem passa pelo local tem a oportunidade de ver uma grande variedade de árvores, plantas e pássaros em um ambiente de contemplação com a natureza.

Antes da pandemia, o horto recebia diversos eventos, como exposição de orquídeas e plantas ornamentais, feira de orgânicos, exposição de suculentas, e inúmeras feiras de artesanato com comidas típicas, cervejas artesanais, música ao vivo, recreação para crianças, entre outras atividades.

Atualmente, o espaço fica aberto somente para funcionamento interno. Mas há uma forma de acolher um pedacinho do lugar, sem custo algum, ao adotar uma muda nativa.

Para isso, basta o morador de Cabo Frio comparecer no portão de entrada do local, onde será feito um cadastro que permite adotar até duas mudas por pessoa. No caso de instituições que desejam uma maior quantidade, o pedido precisa ser realizado via ofício.

As mudas disponíveis para adoção foram doadas ao Horto Municipal através de um Termo de Ajustamento de Conduta feito com empresas e moradores que descumpriram alguma legislação ambiental, e tiveram como forma de punição a compensação com o replantio e a doação de plantas ao horto.

No local é possível encontrar diversas espécies nativas da região, como Pau-Ferro, Pata-de-Vaca, Ipê, Flamboyant, Aroeira, Pitangueira, Pau-Brasil, entre outras plantas que possuem raízes aéreas e não danificam calçadas e ruas.

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O CULTIVO DE ALGUMAS ESPÉCIES

Quem deseja plantar uma árvore na calçada de casa precisa ficar atento: existem algumas espécies que não devem ficar embaixo de linhas de energia elétrica e de transmissão de dados. Por isso, é recomendável fazer uma consulta com o biólogo Alailton Reis, responsável técnico pelo Horto Municipal.

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, lembra que os jardineiros de primeira viagem precisam se atentar a alguns cuidados simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, sem a necessidade de contratar um profissional da área.

“Qualquer um pode plantar uma árvore ou ter uma planta dentro de casa. Temos no horto muitas espécies que são indicadas por serem mais resistentes. Boas observações para se levar em conta na técnica do plantio são manter os tutores bem fixados, uma rega constante, além da possível proteção contra vandalismos”, pontua.


VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content