A cabo-friense, Gabriella Yamaguchi, ou somente Gabi, como prefere ser chamada, de dez anos, disputa neste sábado (17), na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio. Apesar da pouca idade, a atleta coleciona seis medalhas e três cinturões.
A história de Gabi com jiu-jitsu começou em julho de 2021, quando ingressou no Projeto Social Arte de Lutar, do Governo Federal, realizado no Centro Educacional Bessa e Barreto (CEBB), no bairro Jardim Caiçara, escola em que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem na quadra da escola às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h.
Na pequena bagagem, a atleta traz os títulos de campeã Sul Americana, pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF); e vice-campeã pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), organizadora do Campeonato Pan-Americano.
“Comecei a competir no dia do aniversário da minha mãe (dia 10 de abril) e até agora conquistei seis medalhas e três cinturões. Durante o trajeto pensei em desistir, mas acreditaram no meu potencial e refleti que tem coisas na vida que a gente precisa persistir e continuar”, contou Gabi que já vislumbra não só o pódio do Pan-americano, como outros que ainda vai disputar este ano.
A atleta já tem participação garantida em outras cinco competições: 23/9 – Carioca (FJJ Rio); 8/10 – Mundial kids (CBJJD); 22/10 – Brasileiro sem kimono (CBJJO); 23/10 – AJP Tour RJ Internacional Pro Gi; e 27/11 – World Cup (CBJJO).
Pelo o Instagram @gabiyamaguchi.bjj é possível acompanhar a pequena atleta e ficar por dentro das competições.