A cidade de Búzios receberá no dia 17 de outubro, a partir das 8h, a primeira edição da Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (ORLAFOG). Organizado pela equipe IF Rockets do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio, o evento gratuito é destinado a alunos do ensino fundamental e médio, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novos talentos em ciências e engenharia.
Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de projetar e lançar seus próprios foguetes. As inscrições para a olímpiada estão abertas até o próximo domingo (1º) e devem ser realizadas exclusivamente através de um formulário on-line.
A competição ocorrerá em duas etapas: os lançamentos, que acontecerão no dia 17 de outubro na Fazenda Cunha Bueno, em Búzios, e a cerimônia de premiação, marcada para o dia 25 do mesmo mês no Anfiteatro do Bloco J do IFF Cabo Frio.
O evento também contará com um rígido código de ética, e todas as atividades serão supervisionadas por fiscais identificados. Para garantir a segurança, os alunos envolvidos nos lançamentos deverão utilizar equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção e jalecos.
Premiação
Além de medalhas e certificados para todos os participantes, as equipes que alcançarem os melhores desempenhos serão premiadas com bolsas de iniciação científica.
Serão concedidas até oito bolsas, exclusivas para estudantes de escolas públicas, que variam entre as categorias de estudantes do ensino fundamental e médio. Elas serão distribuídas de acordo com a classificação das equipes e a participação individual dos alunos, considerando critérios como gênero, etnia e deficiência.
A ORLAFOG não se limita à Região dos Lagos, sendo aberta a estudantes de todo o Brasil, tanto da rede pública quanto da privada, que queiram participar e contribuir para a promoção da ciência e tecnologia na educação básica. A programação completa do evento será divulgada até 15 dias antes da cerimônia de premiação, através do perfil oficial no Instagram (@orlafog_ofc) e do site do evento.
Confira o regulamento e as punições:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).