A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, continuou o processo de candidatura ao selo Bandeira Azul na Praia de Tucuns nesta terça-feira (14). As coletas de água serão encaminhadas para execução de análise laboratorial.
Serão 160 análises, por se tratar de uma praia com extensão de 2,7 km, terão dois pontos de coletas, cada um com 80 amostras. Para cada coleta realizada é emitido um laudo, que é certificado por data e enviado para a equipe técnica com quatro parâmetros exigentes. A praia é antecedida de uma restinga com vegetação fixadora das dunas, com águas limpas, claras e frias, que são diretamente influenciadas pelas correntes do sul. Caso seja eleita, será a maior praia com o selo Bandeira Azul em Búzios.
Vale destacar que ainda estão sendo feitas análises nas Praias do Forno, Azeda e Azedinha que precisam de 20 coletas para fazer a renovação anual, inclusive metade no período de alta temporada. O número de pessoas que frequentam o lugar aumenta significativamente, e por isso, deve ser feita a vistoria para garantir a qualidade da água.
O selo Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações que atendem a rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, educação ambiental e gestão ambiental.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.