17/01/2025 — 04:26
  (Horário de Brasília)

Búzios disponibiliza vagas para castração de animais pelo Programa RJPET

Moradores devem entrar no site do programa, onde serão disponibilizadas de 20 a 30 vagas diárias

Compartilhe

Búzios está disponibilizando vagas para a castração de animais pelo Programa RJPET, iniciativa do governo do estado em funcionamento na cidade. Os moradores interessados em agendar o procedimento podem acessar este site, onde são disponibilizadas de 20 a 30 vagas diárias.

Os protetores formais, que atuam na defesa dos animais, podem castrar até oito animais por mês, mediante apresentação de documento de identidade com foto, comprovante de residência atualizado, declaração de um médico veterinário que reconheça o trabalho como protetor, documentos que comprovem a prática e dados sobre o local de acolhimento dos animais.

Tais documentos devem ser enviados para o e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br, juntamente com telefone e e-mail do protetor.

Já os moradores da cidade cadastrados pelo CPF têm direito a uma castração mensal, que é realizada posteriormente em espaço físico indicado no ato do cadastro.

O QUE É ‘RJPET?’

O RJPET é um programa do governo do estado do Rio de Janeiro que tem como objetivo promover a castração de animais de estimação para controle populacional e promoção da saúde dos animais. O programa oferece castrações gratuitas em diversos municípios do estado, onde é possível agendar o procedimento pelo site Rjpet.com.br.

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

A castração de animais é uma prática importante para o controle populacional e a saúde dos animais. Quando não são castrados, os animais podem se reproduzir de forma descontrolada, resultando em uma população excessiva de cães e gatos nas ruas, o que pode gerar problemas de saúde pública e bem-estar animal.

Além disso, a castração também pode trazer benefícios para a saúde dos animais, como a redução do risco de doenças reprodutivas, como o câncer de próstata e o câncer de mama, em machos e fêmeas, respectivamente. Também pode reduzir a incidência de comportamentos indesejados, como a marcação de território e a agressividade.

Por isso, a castração é uma medida importante para controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos animais.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo