Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9)

DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS

O secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha reuniu prefeitos e secretários municipais da pasta, nesta terça-feira (9), no evento 'Encontro sobre Diálogos Sustentáveis', realizado no Parque Natural Municipal do Pássaros, em Rio das Ostras. Na ocasião, foram apresentados novos serviços e projetos que o Estado vai operacionalizar em breve, tais como Projeto Olho no Verde, Floresta do Amanhã e ICMS ecológico, além do apoio na implementação do programa municipal de educação ambiental. Ciceroneados pelo prefeito riostrense, Marcelino Borba (PV) e seu secretário de Meio-Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado Jr, da Região dos Lagos participaram o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) e o secretário municipal da pasta, Juarez Lopes; e o secretário do Ambiente de Iguaba, Vinícius Lavalle, acompanhado do diretor do fundo de meio ambiente iguabense, Caio Pedrosa. O encontro continua nesta quarta-feira (10), com capacitação de equipes técnicas.

 

 

 

POTENCIALIZAR ICMS VERDE

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) fez questão de ir com seu secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, prestigiar o encontro promovido pelo titular estadual da pasta, Thiago Pampolha, nesta terça-feira (9), em Rio das Ostras. Conversando por telefone, Zé disse que esse tipo de evento é essencial para integrar os municípios com o Estado. Um dos objetivos do chefe do executivo cabo-friense é potencializar o recebimento do ICMS verde. O imposto é um importante instrumento de conservação do Meio Ambiente, adotado em alguns estados do Brasil, que privilegia a manutenção de biomas, como o Parque Natural Municipal Mico Leão Dourado, de Cabo Frio. Já Juarez Lopes disse que o ICMS Verde pode ser uma 'tábua de salvação' para muitos municípios. "A expectativa do governo é aumentar a arrecadação desse impsoto em até 50%, tendo como meta superar R$ 1 milhão no próximo ano", disse, salientando que, no entanto, "para atingir essa meta é preciso que a equipe esteja bastante preparada". Nesta quarta-feira (10), técnicos do Meio Ambiente de Cabo Frio participam de capacitação para ter mais domínio da legislação do imposto ecológico.

 

 

 

MAIOR INTEGRAÇÃO DO ESTADO

Ainda sobre o evento do Meio Ambiente estadual em Rio das Ostras, o secretário da pasta em Iguaba Grande, Vinícius Lavalle avaliou que o encontro foi muito proveitoso para a região. "Acredito que esse momento possibilitou uma maior integração com o governo do estado, além de tomar conhecimento sobre a apresentação de novos e importantes projetos voltados ao incremento e fortalecimento da agenda ambiental", acrescentou.

 

 

 

 

 

ANTECIPOU ENCONTRO

Ainda sobre a pauta do Meio Ambiente, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) teve, na verdade, um encontro antecipado com o secretário estadual Thiago Pampolha, nesta segunda-feira (8). Aproveitando que já estava na capital, Alexandre e o secretário municipal da pasta, Evanildo Nascimento – que foi quem intermediou o encontro – fizeram essa pauta. O vice-prefeito, Miguel Pereira (PL) também participou. Conversaram sobre a possibilidade de um termo de cogestão das Unidades de Conservação Estaduais na cidade. Uma unidade avançada do Inea ou Batalhão de Polícia Florestal para a península também foram abordados. Outros tópicos importantes para o segmento também foram tratados, entre eles, a revisão do zoneamento da Apa do Pau Brasil, que permitirá aos moradores de José Gonçalves e Baía Formosa terem acesso a serviços básicos, como luz e água, além de procedimentos para liberação de licenças ambientais, tal como o Parque Lagoa de Geribá.

 

 

 

ADERIU AO CONSÓRCIO

No âmbito do executivo cabo-friense, o prefeito José Bonifácio (PDT) aderiu, nesta terça-feira (9), ao consórcio público de municípios para a aquisição de vacinas contra o coronavírus. A iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos será formalizada até o dia 22 de março. "Temos a esperança de que esta iniciativa possa acelerar o ritmo da vacinação na cidade", disse Zé. Mas a Câmara Municipal tem que autorizar primeiro e por causa disso, Zé deverá encaminhar projeto de lei com pedido de urgência. O presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar (DEM) garantiu celeridade nesse processo. 

 

 

 

CÂMARA OUVIU

Após protesto de moradores do bairro São Jacinto, em Cabo Frio, a Câmara recebeu uma comissão dos manifestantes nesta terça-feira (9). Os cidadões temem, por causa de um decreto da Prefeitura, serem despejados e terem as casas demolidas devido ao plano de ampliação da rodovia que corta o local. A comissão com cinco moradores do bairro foi recebida em reunião organizada pelos vereadores Léo Mendes (DC) e Roberto Jesus (MDB). O presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM), e os parlamentares Alexandre da Colônia (MDB), Davi Souza (PDT), Jean da Auto Escola (PL), Josias da Swell (PL), Luís Geraldo (Republicanos), Oseias (PDT), Thiago Vasconcelos (Avante), Vanderson Bento (PTB) e Vinícius Corrêa (PP) também estiveram presentes. Após ouvir os moradores, os vereadores relataram que já conversaram com o prefeito José Bonifácio (PDT), que garantiu que não haverá demolição de imóveis já existentes.

 

 

 

PROJETO DO TELEFÉRICO A TODO VAPOR

O prefeito Vantoil Martins (Cidadania) quer pôr Iguaba Grande de vez na rota dos turistas que vêm para a Região dos Lagos. Depois de inaugurar locais como o Parque Natural Municipal, o espaço ecológico da Lagoa de Bulcão (com trilha ecológica) e os montes de Oração e das Oliveiras (turismo religioso), Vantoil está focado em transformar o Morro da Caixa d'água (que está desativada), um dos pontos mais altos da cidade (na Pedreira) em espaço de lazer e turismo, como já dito aqui na Boca Miúda. Ele fez questão de ir até lá nesta terça-feira (9) contar um pouco sobre esse projeto. "Vai ser fantástico, precisamos aguardar que o estudo de viabilidade fique pronto. É embrionário, é um sonho, mas que nos dá muito otimismo", disse o prefeito. Veja na íntegra:

 

 

 

ORDENAÇÃO NO CABO

A Prefeitura de Arraial do Cabo anunciou nesta terça-feira (9), um termo de cooperação técnica para ordenar o setor náutico do município. Além do município, gerido por Marcelo Magno (SD), participarão da ação Marinha, Polícia Civil, ICMBio e Polícia Federal. Segundo a Prefeitura, as ações estão em fase de planejamento, mas incluem setor turístico e pesqueiro. O comunicado sobre o acordo foi feito após reunião do prefeito com o delegado titular da 132ª DP (Arraial do Cabo), Ruchester Marreiros, o delegado da Capitania dos Portos de Cabo Frio, comandante Geraldo Henrique, e o chefe do ICMBio, Jailton Dias. O presidente da Fundação do Instituto Pesca de Arraial do Cabo (Fipac), Rodrigo Félix, o secretário de Segurança Pública do município, Daniel Bandeira, o capitão da Marinha Marcos Leandro e o suboficial Alcir Mendonça também estiveram presentes no encontro.

 

 

 

PF EM ARRAIAL? NOVIDADE…

Sim, a Polícia Federal, habitué de Arraial do Cabo, esteve mais uma vez na cidade, nesta terça-feira (9). Mas não foi atrás de político não. Desta feita, tratou-se de uma operação na Marina dos Pescadores, onde teria havido grande apreensão de drogas e armas dentro de uma embarcação oriunda do Paraguai.

 

 

 

FICOU 'CABREIRO'

Ao ficar sabendo, pela coluna Boca Miúda, que o prefeito de Arraial, Marcelo Magno (SD) tem se mostrado descontente com a atuação da Prolagos e com disposição para enfrentar a empresa, o ex-prefeito cabista, Renatinho Vianna ficou "com o pé atrás". Isso porque, segundo Renatinho, o irmão de Marcelo, Thiago Fantinha sempre votou a favor da concessionária quando era vereador. Disse que olha com bastante desconfiança essa movimentação de Marcelo querer “bater de frente” com a Prolagos. Ele disse que não está pondo fé nisso. Ele acredita que a postura do atual chefe do executivo está mais para um jogo de cena do que outra coisa. Será? Ainda falando sobre Renatinho, ele disse que deverá assumir em breve um cargo de coordenação do Estado aqui na região, além de se dedicar à advocacia.

 

 

REUNIÃO COM EMPREENDIMENTO GRINGO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) recebeu nesta terça-feira (9), representantes de um empreendimento holandês que pretende a construir um resort em Praia Linda. Projeto que iniciou ainda no governo Chumbinho e Fábio vai conduzir. Durante o encontro, foi apresentado o potencial turístico da região e os planejamentos iniciados para fomento da área após o período de pandemia. Além do hotel em si, o projeto do Lake Resort prevê o fortalecimento do turismo e dos esportes náuticos, com espaços para atividades ao ar livre, esportes, atividades aquáticas, marina com escola de vela, supermercado, padaria/cafeteria e parque esportivo. Mais emprego à vista e mais arrecadação também. Fábio tem dado uma sorte danada, hein?!

 

 

 

INCENTIVO À AGRICULTURA

Produtores rurais de Araruama receberam 7 mil mudas de Citros da Prefeitura nesta terça-feira (9), no distrito de São Vicente. A cerimônia de entrega teve a participação da prefeita, Lívia Bello (PP), e foi transmitida ao vivo nas redes sociais. Ao todo, foram 42 contemplados que receberam quatro variedades de laranja, limão e tangerina para o plantio. A expectativa, de acordo com o município, é que daqui cinco anos essas mudas resultem em 500 toneladas de frutas. Um aquecimento daqueles para a cidade, que já é a maior produtora de citros do Estado. A medida faz parte do Projeto Revita Citros, que já distribuiu 24 mil mudas para os agricultores.

 

 

 

CONTRA A COVID

O combate à COVID-19 foi a pauta de uma reunião com prefeitos e representantes de cidades vizinhas a Macaé nesta terça-feira (9). O prefeito macaense, Welberth Rezende (Cidadania), recebeu os chefes do Executivo de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (Cidadania), Carapebus, Cristiane Cordeiro (PP), Conceição de Macabu, Valmir Lessa (PSD), além do vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista (REP), e o Procurador-Geral de Rio das Ostras, Dr. Anderson Gonçalves. O grupo discutiu, junto com secretários municipais de Saúde, a criação de um consórcio regional para tratar do desenvolvimento econômico e contratualizações para o atendimento na área da Saúde. No sentido da pandemia, Welberth também enviou à Câmara, em pedido de urgência, um projeto de lei que oficializa a intenção do município em adquirir vacinas para imunizar a população. Ao que parece, as forças da gestão estão concentradas em minimizar danos e resolver a pandemia.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content