InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

Iguaba Grande completa 26 anos; Sessão da Câmara de Cabo Frio volta a ser realizada com direito a bate-boca; A dança das cadeiras de Alexandre Martins; Marcelo Magno se reúne com Cultura para definir projetos para o ano que vem; A manutenção das escolas de São Pedro da Aldeia; Morte de estudante comove Araruama e região; Os dois pesos e duas medidas de Saquarema; Vereador de Macaé intubado com Covid... E muito mais!

PRINCESINHA ESTÁ MAIS VELHA

Foi em uma quinta-feira, dia 08 de junho de 1995, que uma publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro assinada pelo então governador Marcello Alencar criou o município de Iguaba Grande. Exatos 26 anos depois, Vantoil Martins (CID), é o responsável por gerir a cidade, com população de quase 29 mil habitantes. O feriado de aniversário da “Princesinha da Região dos Lagos” começou bem cedo nesta terça (8). Por volta de 8h, foi transmitida nas redes sociais da Prefeitura um vídeo com parte da história de Iguaba Grande, seguida pelo tradicional hasteamento das bandeiras com a presença do prefeito, vice Alexandre da Farmácia, secretários e todos os vereadores. A partir das 13h foi a banda Moving Band que se apresentou na página da Prefeitura, dando continuidade as comemorações, que vão se estender ao longo do mês. Até o governador, Cláudio Castro (PL), deve comparecer em um evento: a inauguração da Faetec, que teve a data adiada mais uma vez a pedido de Castro, segundo disse Vantoil. A nova data será sábado (19). O Portal RC24h deseja parabéns à Iguaba Grande e aos munícipes da (praticamente) caçulinha da região.

.

.

ENFIM, A SESSÃO

Após duas semanas sem quórum, a sessão legislativa de Cabo Frio foi enfim realizada nesta terça-feira (8). Os projetos do prefeito, José Bonifácio (PDT), para criação do Polo de Desenvolvimento Econômico e desafetação de terras no loteamento Colinas do Peró foram encaminhados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora devem aguardar parecer do relator para seguir adiante. Entre os projetos que saíram da CCJ, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM) pediu celeridade ao presidente da Comissão de Políticas Públicas para votar, com urgência, na próxima semana o PL de Vanderson Bento (PTB) que propõe assegurar transparência na fila de vacinação contra a COVID-19 e estabelecer penalidades para quem furar a fila. Vamos ver o que vem por aí.

FOGO NO PARQUINHO

Como não podia deixar de ser, teve confusão no retorno dos vereadores às atividades presenciais na Câmara de Cabo Frio. A sessão desta terça-feira (8), foi marcada por embate entre os vereadores da base Jean da Autoescola (PL) e Davi Souza (PDT) e o oposicionista Roberto Jesus (MDB). Foi um tal de disse-me-disse e sei lá mais o que. Jean e Davi defenderam que o prédio da Câmara é insalubre e pediram sessões hibridas, parcialmente virtuais, uma vez que já teve até óbito de funcionário e o próprio diretor da Casa, Raione Rezende, está intubado com COVIID-19. Enquanto isso, Jesus questionou se “não tinha COVID e morte na rua” também. A questão é extremamente delicada. Vale destacar que nas sessões hibridas, os servidores (e o presidente) precisam ir à Câmara para viabilizar a sessão, sem falar nos demais que atuam na administração, por isso, essa pauta tem dividido bastante as opiniões.

DANÇA DAS CADEIRAS

Em Búzios, a virada da semana passada para essa teve movimentações no time do prefeito, Alexandre Martins (REP). Foi uma verdadeira dança das cadeiras entre SECOM, Administração e Procuradoria. Alexandre remanejou o responsável pela Comunicação, Alexei Navarro, para assumir como subsecretario de Administração. Com a troca, o comando da SECOM é de Douglas Sant’Anna, então sub de Administração. Mas outras mudanças deverão ser feitas ainda nos próximos dias, segundo comentários dos corredores da prefeitura. A novidade das novidades é que agora, Alexei (que é advogado), vai assumir a sub Procuradoria Geral, e com isso, o atual sub Procurador, Dr. Maycon Souza, vai ser subsecretário de Administração. Essas informações são extra oficias. Tentamos confirmar com o prefeito, mas ele tinha uma agenda importante nesta terça-feira (9), com o vice, Miguel Pereira (PL), na capital do Rio, por isso, não conseguimos contato. Entretanto, nossas fontes fidedignas disseram que essas alterações deverão ser anunciadas oficialmente até final da semana. Outro detalhe interessante: tem comandante de pasta que dos 14 secretários, 9 já pediram a cabeça dele, ou seja, não conquistou apreço nem confiança da maioria. Quem será o dito cujo? Façam suas apostas!

DOCUMENTÁRIO DA REGIÃO DOS LAGOS

O secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luís Romano, foi entrevistado neste feriadão de Corpus Christi pela TV Xinhua, da China, que transmite programação para mais de 150 países. A cultura dos quilombolas e pescadores foram pautas das gravações, além das belezas naturais da península. Imagens e entrevista vão fazer parte de um documentário sobre a Região dos Lagos. Romano disse que a entrevista veio em boa hora. “Estamos visando a pós pandemia, logo precisamos promover nossa cidade. Um documentário apresentando nossa cidade para o mundo, é muito bem-vindo neste momento”, disse.

CÂMARA BUZIANA

A Câmara de Armação dos Búzios aprovou nesta terça-feira (8), o projeto de lei que altera a estrutura do Buziosprev. A proposta extingue os cargos de Médico Perito e de Atuário, mas cria um cargo de coordenador e outro de subcoordenador, além de estabelecer as atribuições dos cargos e “atualizar valores” destes. À propósito, na sessão desta terça, os edis estavam bem monocromáticos. O motivo? Junho Vermelho, mês dedicado ao incentivo à doação de sangue. A ação foi promovida por Victor Santos (REP), autor do projeto de lei recém-aprovado que cria a campanha no município. Na segunda (14), a partir das 10h, a Câmara será palco de uma palestra sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue com representantes do Hemolagos e da secretaria de Saúde e transmissão nas redes sociais. Os projetos recém-aprovados do Buziosprev e do Junho Vermelho seguiram para sanção do prefeito, Alexandre Martins (REP), e a tendência é que sejam publicados em boletim oficial ainda nesta semana.

CULTURA DO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu nesta terça-feira (8) com a equipe da superintendência de Cultura do município. O Portal RC24h conversou com o superintendente, Max Magalhães, que contou que a reunião serviu para falar dos projetos/eventos de 2022, claro, se tudo estiver favorável devido a Pandemia de COVID-19. Nesse sentido, o superintendente reforçou que, para esse ano, a palavra de ordem é cuidado com a população e funcionários. Portanto, eventos presenciais serão evitados.

TAPA BURACO A TODO VAPOR

O assessor especial do prefeito Marcelo Magno (PL), Ronnie Plácido entrou em contato cedo nesta terça-feira (8) para dizer que a operação tapa-buracos em Arraial do Cabo está a todo vapor. O município conseguiu 20 toneladas de massa asfáltica para esta semana e outras 20 toneladas chegam semana que vem, quando a operação se repetirá. O material foi conseguido via indicação parlamentar federal. Xô buraqueira!

SEM SOM, SEM SESSÃO

Por conta de um problema no equipamento de som, a sessão da Câmara de Arraial do Cabo não foi realizada nesta terça-feira (8). Não há, até agora, informação de que seja convocada uma sessão extraordinária para substituí-la. A próxima ordinária segue marcada para quinta (10), de acordo com a direção da Casa. Será que esse defeito tem alguma relação com as contas de Renatinho Viana (REP) e Andinho (MDB)?

RECLAMAÇÃO BEM SUCEDIDA

Após o vereador de São Pedro da Aldeia, Isaias do Escolar (PROS), bater na tecla do estado de conservação das escolas municipais, a Prefeitura tem mostrado serviço e colocado equipes nas ruas para reparos estruturais de forma regular. Profissionais do setor de Manutenção da pasta de Educação estão atuando durante a suspensão das aulas presenciais para sanar os danos causados pelo desgaste natural do tempo e do uso. Apesar de serem divulgadas agora, a Prefeitura informou que as ações são realizadas desde o primeiro mês da atual gestão e foram intensificadas para que as unidades estejam em pleno funcionamento no retorno do ano letivo. A subsecretaria de Infraestrutura da Educação dividiu os grupos de atuação para atender o maior número de unidades em menor tempo. Dentre os serviços realizados, estão a manutenção da parte elétrica dos prédios, revisão de segurança no sistema de gás das cozinhas, reparos nos telhados, instalação de ventiladores, trocas de vidros quebrados, pintura, recolocação de pisos. Pelo visto, um bom exemplo de integração Legislativo-Executivo.

ESPERANÇA FOI EMBORA

Morreu na madrugada desta terça-feira (8) a estudante araruamense Jennifer Pereira da Silva, de 28 anos, em decorrência da Covid-19. Ela estava internada num CTI de Montevidéu, capital uruguaia, há 20 dias, com um quadro de saúde considerado gravíssimo pelos médicos. De família humilde, seus esforços eram todos concentrados em melhorar a vida dela e de todos a seu redor. Uma grande perda e que comoveu toda a cidade. A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) vai homenageá-la na próxima escola a ser construída. O Portal RC24h lamenta profundamente com os votos de condolência aos familiares e amigos.

SEPARADOS SÓ NO PESSOAL

Se a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), e o ex-prefeito e secretário de Assuntos Estratégicos da cidade, Antônio Peres, não têm mais vida conjugal, na política, eles estão tipo aquela música da Paula Fernandes e Luan Santana, “juntos e shallow now”. O ex-casal teve uma reunião nesta segunda-feira (7), no Palácio das Laranjeiras, com o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), o deputado federal Altineu Côrtes (PL), o deputado estadual Pedro Ricardo (PSL) e os secretários estaduais de Cidades, Uruan de Andrade, e de Saúde, Alexandre Chieppe. De acordo com a assessoria da prefeita, no encontro, não houve nenhuma resolução, apenas conversas e apresentação de demandas do município.

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

Na semana passada, em decorrência do feriado do Corpus Christi, a Prefeitura de Saquarema se engajou em uma campanha para que turistas não fossem à cidade. “O vírus só vai para onde você o leva”. Plausível, né? Acontece que, no mesmo período, o próprio secretário de Comunicação do município, o radialista Nilson Júnior, parece ter dado férias à coerência e foi curtir um descanso com a família em Campos do Jordão (SP). Cidade, inclusive, que teve aglomeração no feriado e está com mais de 400 pessoas em isolamento em casa por causa da COVID-19. O saquaremense, é claro, caiu em cima nas redes sociais e apontaram a hipocrisia no discurso, dizendo que, pelo visto, é “dois pesos, duas medidas”. Assim fica difícil, né? O Portal RC24h procurou a Prefeitura para se posicionar e, em nota, o secretário Nilson Júnior informa que “a viagem foi feita com recursos próprios e com um pacote pago há mais de 2 anos”. O comunicador diz ainda que “todos os protocolos foram seguidos durante a estadia na cidade paulista, passando pela barreira sanitária do município de Campos do Jordão, sendo autorizada a entrada sem nenhum problema ao apresentar o voucher da pousada”. “Existem regras para viagens que cada município estabelece e todas as determinações baixadas pelo Município de Campos do Jordão foram respeitadas por mim”, conclui a nota. Então, tá.

VEREADOR INTUBADO

O Sindicato dos Professores de Macaé e Região emitiu uma nota em solidariedade ao vereador macaense Thales Coutinho (PODE), que está intubado com COVID-19 desde sábado (5). O Sinpro disse que “se solidariza com o parlamentar desejando pronta recuperação para que continue seu mandato fazendo a defesa coerente frente a nebulosidade negacionista que paira na região e no Brasil”. A categoria também afirma que Thales esteve ao lado da defesa no debate científico como via única de saída da pandemia do Coronavírus e lembrou que ele se posicionou contra o retorno das aulas presenciais, “como orientam as instituições de pesquisas científicas, sem que a vacina estivesse disponível para a comunidade escolar”. Por fim, o sindicato pediu orações e pensamentos positivos para o edil. Segundo boletim médico divulgado nesta terça (8), Thales está estável e responde bem ao tratamento. O Portal RC24h deseja pronta recuperação ao parlamentar.

FLORDELIS NA BERLINDA

O Conselho de Ética da Câmara decidiu nesta terça-feira (8), por 16 votos a 1, cassar o mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Os deputados aprovaram o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentado na última semana. O único colega de Câmara que votou a favor da parlamentar foi Márcio Labre (PSL-RJ). O plenário da Casa ainda precisa dar a palavra final na decisão. Para que Flordelis perca o mandato são necessários 257 votos, isto é, a concordância da maioria absoluta dos deputados. Ainda não há data para a votação e a pastora, que já faz o uso de tornozeleira eletrônica e só não está presa por ter imunidade parlamentar, poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content