15/01/2025 — 02:45
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Dr. Serginho anuncia homenagem a José Bonifácio e age para impedir extinção da Uerj; Vereadora de Araruama denuncia licitação polêmica de kimonos; Marcelo Magno se reúne com Caixa Econômica Federal; Contas de ex-prefeitos de Búzios são aprovadas e as reuniões de Alexandre Martins; Fábio do Pastel em obra de nova creche; Inspeção pré-feriado em Iguaba Grande; E muito mais...

Compartilhe

HOMENAGEM A ZÉ

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (5) começa falando sobre o deputado estadual Dr. Serginho (PL), que surpreendeu em dois momentos ao se pronunciar na tribuna da Alerj nesta tarde. O deputado agiu para impedir a votação do Projeto de Lei que extingue a UERJ e destina seus alunos para universidades privadas. Mas vamos falar sobre isso na sequência, porque o mais impactante e novo do discurso de Serginho foi, de fato, uma homenagem que ele fará ao ex-prefeito de Cabo Frio e adversário político em 2020, José Bonifácio (PDT). Serginho anunciou que vai indicar ao Governo do Estado que nomeie o Centro de Pesquisa, que será inaugurado na frente da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, como “Prefeito José Bonifácio”. Serginho fez questão de dizer que não quis ganhar capital político com a morte de Zé, mas pontuou a cordialidade que manteve com o prefeito de Cabo Frio nos últimos meses de vida do veterano. O deputado destacou todo o histórico político, não só a importância de Bonifácio, mas também de sua família na cidade. Assim sendo, o deputado estadual manifestou o respeito que tem por Zé e chegou a mandar, inclusive, saudações à viúva, Dra. Ana Valadão, e também às filhas do ex-prefeito. À coluna, Dr. Serginho pontuou que José Bonifácio e ele não eram inimigos, e contou que, inclusive, quando foi candidato a senador em 2018, Bonifácio teve votos da família de Serginho. Ou seja, deixou clara a mensagem de que, na relação Bonifácio-Serginho, a disputa era realmente nas urnas; fora dela, havia cordialidade, como a política deve ser.

EM DEFESA DA UERJ

Em outro exemplo de pragmatismo, Dr. Serginho também fez uma reunião com os colegas de espectro político Rodrigo Amorim (PTB), presidente da CCJ da Alerj, e Anderson Moraes (PL), deputado que protocolou o Projeto de Lei para extinguir a UERJ, para que não haja interferência da eventual extinção da universidade pública no processo eleitoral que a mesma passará. Dr. Serginho sempre se mostrou um defensor da universidade pública, e seria um contrassenso que ele não se posicionasse contra a extinção da UERJ, uma vez que ele moveu mundos e fundos para que a universidade se instalasse em Cabo Frio. Dr. Serginho, mais uma vez, não se importou em seguir uma linha discordante de aliados, assim como tinha feito na própria questão da UERJ no ano passado, quando o assunto foi discutido pela primeira vez, e também quando se posicionou a favor de Magdala Furtado (PL), na insinuação de pedido de impeachment de Alan Lopes (PL), Fillipe Poubell (PL) e Rodrigo Amorim contra a prefeita cabo-friense. Isso mostra que Dr. Serginho, apesar de reafirmar seu espectro de direita constantemente, busca seguir um caminho racional, sem todo esse estigma da batalha constante tão cultivado por Jair Bolsonaro (PL) nos últimos cinco anos. Trata-se de pragmatismo e política, não mais de disputas odiosas. Quem ganha com isso é o povo.

GAFE DA COMUNICAÇÃO

Ainda em Cabo Frio, a Comunicação da prefeitura cometeu uma gafe nesta terça-feira (5). Ao falar sobre a visita de turistas mineiros ao município, a postagem usava um meme com mulheres no estereótipo de faveladas descendo uma escada com a legenda “qualquer feriado: a / Mineiros a caminho de Cabo Frio”. A postagem imediatamente gerou reação nas redes sociais, com bastantes comentários críticos à Prefeitura, dizendo que isso não deveria ser publicado em um canal institucional. Afinal, poderia ser utilizado até como uma piada de mau gosto. Um dos comentaristas da publicação, que foi excluída com pouco tempo no ar, disse que deveria haver respeito com os turistas mineiros, que respondem por boa parte dos visitantes de Cabo Frio. Houve quem se sentisse bastante ofendido com a publicação. A secretária-adjunta de Comunicação, Cristina Frazão, declarou à coluna que foi uma postagem inadequada, feita sem o seu consentimento. Logo depois da publicação, a Prefeitura de Cabo Frio fez outro post, dessa vez, sim, com os termos apropriados, para chamar a atenção justamente para o respeito à cidade, reforçando todos aqueles pedidos de praxe com relação ao lixo, poluição sonora nas praias, etc. Porém, a falha não passou despercebida.

KIMONOS DA DISCÓRDIA

A vereadora de Araruama, Penha Bernardes (PL) denunciou, na sessão da Câmara desta terça-feira (5), que a Prefeitura teria distribuído aos estudantes da rede municipal de ensino quimonos para os desfiles cívicos de 7 de setembro e também o de São Vicente, no último fim de semana, sem que houvesse a devida licitação para tal. De acordo com a vereadora, a Prefeitura marcou o certame para o dia 21 de agosto, mas cancelou na sequência e teria remarcado a licitação para esta terça-feira. No entanto, isso se deu dois dias após um evento, já com os estudantes tendo desfilado com os tais quimonos, e antecedendo um outro evento com um tempo hábil muito curto para a conclusão da licitação. A vereadora afirmou que isso seria porque o certame seria de carta marcada. Apesar disso, a licitação que seria realizada nesta tarde também foi cancelada. Após a fala da vereadora, o parlamentar Rodolfo Buda (PSC) pontuou que acreditava que os quimonos do desfile foram fruto de doações.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Araruama tenta descredibilizar as falas de Penha, informando que a vereadora “já se colocou como pré-candidata ao executivo e está buscando holofotes através do Poder Público”. Segundo o município, “o certame ao qual a vereadora se refere nada tem a ver com o desfile”. Assim sendo, “é tão descabida a acusação da vereadora que a mesma ainda diz que houve cancelamento do certame, mostrando a total falta de equilíbrio e embasamento em suas acusações, sem eira nem beira”. Apesar desse posicionamento do município, a licitação, que correu pela pasta de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, sob o comando de Kátia Gonçalves – a mesma secretária envolvida naquela situação do curso integral de Medicina -, gerou bastante quiproquó na Praça do Blindex. Parece que nem edital estava disponível no aviso de licitação, e o cancelamento do certame nesta tarde só foi comunicado às 22h desta segunda (4). Será que tem caroço nesse angu?

REUNIÃO COM A CAIXA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve, nesta terça-feira (5), uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para facilitar à população cabista o acesso aos serviços oferecidos pelo banco. Segundo o chefe do Executivo, o planejamento é trazer, em breve, a carreta da Caixa para a cidade. Estiveram no encontro, no gabinete do prefeito, o superintendente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Grimaldo Ferreira; a representante da Caixa Rosana Freire; o secretário de Desenvolvimento Social de Arraial do Cabo, Wagner Lima; a chefe da Diretoria de Trabalho e Renda, Tatiane Peyroteo; e a coordenadora de Gestão do SUAS, Letícia Regadas.

CONTAS APROVADAS

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios aprovou as contas de governo dos prefeitos André Granado e Henriques Gomes, referentes ao exercício de 2019. A votação na sessão legislativa desta terça-feira (5) foi unânime e acompanhou o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Nesse sentido, os vereadores rejeitaram a avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que foi contrária à aprovação das contas. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, eram necessários 2/3 dos votos dos vereadores de Búzios para derrubar o parecer do TCE. Impressão ou a Câmara deu aquela “passada de pano” para os ex-prefeitos?

REUNIÃO COM A PESCARTE

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu representantes do Projeto de Educação Ambiental Pescarte na sede da prefeitura nesta terça-feira (5). O PEA Pescarte é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA, que tem o objetivo de fortalecer a organização comunitária da pesca artesanal através de projetos que gerem trabalho e renda para os pescadores e suas famílias. O objetivo da reunião foi iniciar um diálogo entre o Poder Executivo e a comunidade pesqueira da cidade de Búzios para viabilizar um local onde seja implantado um empreendimento que disponibilize oficinas com o objetivo de aperfeiçoar a atuação profissional dessas comunidades para ampliação de sua produtividade e realização de atividades econômicas solidárias. O prefeito se colocou à disposição para o diálogo e a colaboração do município em prol dessa categoria.

PLANO VERÃO

Ainda falando sobre Alexandre Martins, o prefeito participou da reunião realizada, nesta segunda-feira (4), na sede da secretaria de Turismo, para abordar o Plano Verão. O objetivo deste encontro foi fortalecer a colaboração existente entre as secretarias do município e os demais órgãos públicos em benefício dos moradores da cidade e dos turistas que visitam o balneário. Durante a reunião, foi enfatizada a importância da atuação de cada secretaria e dos demais órgãos públicos para manter a cidade funcionando perfeitamente, mesmo durante a alta temporada, quando o número de pessoas no município aumenta consideravelmente. O secretário de Turismo, Cristiano Marques, destacou a necessidade de planejamento para a alta temporada. A reunião contou com a participação das secretarias de Governo, de Segurança e Ordem Pública, do Ambiente e Urbanismo, de Serviços Públicos, de Turismo, da Subsecretaria de Eventos, do CTT, da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, Guardas Vidas e da Associação de Taxistas de Búzios, além do presidente da Comissão de Turismo, o vereador Gugu de Nair (UNIÃO).

NOVA CRECHE VINDO AÍ

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), publicou nas redes sociais nesta terça-feira (5) sobre uma visita que fez, com sua equipe, no bairro São João para conversar com os representantes da empresa que está realizando a obra de uma nova creche no bairro. “Estou pensando nos mínimos detalhes deste espaço que está sendo construído com muito amor e carinho para as nossas crianças. Em breve, vamos proporcionar mais uma creche, onde as crianças terão educação, alimentação de qualidade, lazer, zelo, cuidado, carinho e tudo mais que elas merecem”, pontuou o prefeito. Em tempo, o prefeito inaugura, ao lado da secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, nesta quarta (6), a Clínica Vascular Municipal Dr. André Luiz Rodrigues do Amaral. A cerimônia de entrega será a partir das 16h, na Rua Rita Pereira, nº 52, no Centro de São Pedro.

INSPEÇÃO PRÉ-FERIADO

A Prefeitura de Iguaba Grande realizou uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos nesta terça-feira (5) para uma inspeção na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. O motivo foi o provável aumento da demanda com a vinda de turistas para o feriado de Independência do Brasil nesta quinta (7). Participaram da vistoria os secretários de Meio Ambiente e Obras, respectivamente, Vinícius Lavalle e Alexandre Freitag, além do diretor da secretaria de Meio Ambiente, Luís Carlos Cirino, e do coordenador de fiscalização, Pedro Dacenakis. Na visita, foi possível verificar todo o funcionamento da estação e seus processos técnicos, desde a entrada do esgoto bruto até a saída da água tratada. Além disso, foi avaliada a capacidade de trabalho da estação, para assim melhor atender ao volume aumentado de pessoas que visitam a cidade durante o feriado.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo