BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Alexandre Martins recebe pastores e anuncia show de Aline Barros em Búzios; Tudo pronto para o Festival de Lula de Arraial; desabafo de ex-presidente do Ibascaf questiona decisões de José Bonifácio; Vantoil recebe deputada estadual; Oliveira da Guarda e Penha Bernardes voltam a detonar Chiquinho; Fest Verão de São Pedro e quem será a atração do aniversário da cidade?; LDO 2023 de Arraial do Cabo entra em discussão; e muito mais...

1422

CALENDÁRIO GOSPEL NA PENÍNSULA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (5) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito, Alexandre Martins (REP), recebeu pastores evangélicos na parte da manhã para alinhar eventos para este público no município. Em 1º de maio, por exemplo, Dia do Trabalhador, a cidade recebe a cantora gospel Aline Barros na Praça do Inefi, na Rasa. Além de pedir a participação dos pastores e pregadores do evangelho no evento em questão, o objetivo de Alexandre é construir uma programação mais volumosa para os evangélicos. O encontro contou com a presença de 22 pastores no gabinete do prefeito. Alexandre quer integrar a comunidade na Prefeitura como parte da ideia dele de promover um governo participativo com todos os segmentos.

IGREJAS E BÚZIOS

O prefeito relembrou, em conversa com a coluna, que 47% da população buziana é evangélica. A cidade conta com cerca de 147 igrejas de várias denominações e afirmou que foi até difícil convocar os representantes delas para a reunião, dado a quantidade. Contudo, Alexandre acredita que conseguiu reunir um grupo interessante nesta manhã. Os pastores gostaram de saber do show de Aline e pediram para que Alexandre voltasse com o Cristo Rodízio Show. Porém, Alexandre ressaltou que, além de falar dos eventos com grande potencial, para atrair turistas, a reunião serviu para colocar a Prefeitura a disposição dos pastores para realizarem eventos nos bairros.

PLURALIZAR E PULVERIZAR

Esse ponto faz parte de outra estratégia da Prefeitura no que diz respeito à diversidade. A gestão de Alexandre tem mirado na descentralização dos eventos e em vários públicos. Exemplo disso foi o show do sambista Diogo Nogueira, na semana passada, realizado em Tucuns, que nunca havia recebido algo parecido. Ainda neste mês, o grupo de rock Capital Inicial vai se apresentar em José Gonçalves, em um encontro de motos no bairro. Além desses exemplos, o show de Aline, com um culto no dia seguinte no mesmo local – a Praça do Inefi, na Rasa – mostra bem o modus operandi da Prefeitura no que diz respeito a estratégia citada.

ENQUANTO ISSO, NA CÂMARA

Os vereadores de Búzios aprovaram, em segundo turno nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o regime de concessão e permissão de serviços públicos de competência do município. O objetivo é “regulamentar a delegação dos serviços públicos, mediante concessão ou permissão”. A proposta do Poder Executivo segue para sanção e publicação da lei. Em alusão ao Dia Municipal da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, os vereadores da Câmara de Búzios vestiram a camiseta azul após a sessão ordinária desta terça. Durante o uso da tribuna, o vereador Aurélio Barros destacou a Lei aprovada no ano passado que cria o Dia Municipal do Autista no calendário do município e prevê que o Poder Executivo promova eventos, campanhas e palestras de conscientização sobre o tema no mês de abril. “Acredito que quando as pessoas têm informações, sabem lidar melhor com o autismo.”, defendeu.

FESTIVAL DE LULA OK

Falando em diversão e entretenimento, Arraial do Cabo também promete arrebentar neste feriado da Semana Santa, quando a orla da Praia Grande será palco, entre os dias 14 e 17 de abril, do tradicional Festival da Lula. Além das mais de 70 versões de pratos preparados com a iguaria, também será palco de boa música. Aliás, 3 palcos. Com uma programação que envolve mais de 15 atrações, incluindo o cantor e compositor Dalto, a banda Staccato, Michelli Rosa, Rubinho, Sandrinha e Banda, Daniel d’Dani, Gabriel Fiorito e Banda, Max Prates convida Normando, entre outras, a cidade optou por distribuir os palcos pela orla, a fim de que todos pudessem aproveitar o evento, sem que fosse necessário se aglomerar.

LDO NA PAUTA

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da secretaria de Fazenda, realiza, nesta quarta-feira (6), uma audiência pública para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. O evento será realizado na Câmara Municipal, às 15h, e também será transmitido, ao vivo, pelo Instagram da Secretaria de Fazenda (@sefazac ). Trabalhos avançados no Cabo.

DESABAFO

Nas redes sociais de Cabo Frio, muito chamou a atenção um desabafo daqueles do ex-presidente do Ibascaf Bebeto Cardozo. A publicação no fim de semana falou sobre as mudanças de Zé no secretariado, as quais, segundo ele, podem ser entendidas por muitos, mas jamais compreendidas. “O gestor age sem critérios, mexendo peças de lá pra cá e daqui pra lá. E por muito que meus amigos secretários, continuem fazendo cara de paisagem e sorrisos amarelos, com declarações de aceite e compreensão, é notório que estas mudanças são nocivas à qualidade dos projetos e trabalhos que vinham sendo desenvolvidos”, escreveu Cardozo. Na sequência, Cardozo comentou: “Portanto, sabemos que, no final desses arroubos e desmandos do prefeito no auge de sua prepotência, quem perderá sempre é o povo. Como dizem os siqueirenses, “quem ouve mais erra menos”. Mas aí, certamente é pedir demais, para aquele que é o dono da caneta gorda de Cabo Frio e que  acha que pode fazer o que quiser com a administração de nossa cidade, doa a quem doer e custe o que custar”, disparou o empresário.

INSEGURANÇA E DESCONFIANÇA

Esse desabafo de Bebeto representa muito o sentimento dos corredores da Prefeitura, que traduzem uma insegurança e uma desconfiança muito grandes. Nesse campo da insegurança foi que o secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, pediu para se desligar do governo. A gente soube por fonte fidedignas que a decisão da saída de Juarez tem a ver com as movimentações políticas para liberar uma série de empreendimentos que são verdadeiros crimes ambientais que serão cometidos em Cabo Frio em breve, a toque de caixa. Entre eles o famigerado empreendimento do Clube Med. Pois é, quando todos achavam que a história desse projeto tinha morrido, ele voltou e existe uma articulação muito forte, com pessoas extremamente influentes no governo José Bonifácio (PDT) interessadas em fazê-lo andar. E não só o Club Med. Tem outro empreendimento em vista, pasmem: um parque aquático dentro da Ilha do Japonês. Será que o local é adequado? Não seria o caso de promover um debate público sobre o tema? O processo democrático prevê a realização de audiências públicas, conforme o próprio Juarez muito bem lembrou.

DECRETO DERRUBADO E TROCA DE PARTIDOS

Ainda em Cabo Frio, os vereadores derrubaram, nesta terça-feira (5), o decreto legislativo que pretendia sustar os efeitos do decreto do prefeito José Bonifácio que criou as varandas urbanas. O documento justificava que um projeto como esse não poderia ter sido instituído via decreto. Além disso, alguns vereadores começaram a semana em novos partidos. O presidente da Casa, Miguel Alencar, eleito pelo DEM optou por permanecer no União Brasil, fusão do Democratas com o PSL. O outro vereador do partido extinto, Alexandre da Colônia, preferiu a troca e, agora, é filiado ao Solidariedade. Com vistas nas eleições de 2022, Carol Midori, eleita pelo DC se mudou para o PP.

ACORDO DE APOIO

A Comissão dos Aprovados do Concurso Público de 2020 voltou à Câmara de Cabo Frio nesta terça-feira (5) para que os vereadores assinassem um acordo de comprometimento com a comissão para a homologação do concurso. O documento foi assinado por, pelo menos, 11 dos 17 parlamentares: Rodolfo Machado (SDD), Alexandra Codeço (REP), Josias da Swell (PL), Adeir Novaes (REP), Luís Geraldo (REP), Leo Mendes (DC), Carol Midori (PP), Alexandre da Colônia (SDD), Roberto Jesus (MDB), Miguel Alencar (UNIÃO) e Vanderson Bento (PTB).

IRANILDO ESTÁ ON

Com a ida do então presidente da Faetec João Carrilho para a cadeira de secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a rede escolar passa a ser presidida por um dos políticos mais polivalentes do Rio de Janeiro: o ex-deputado estadual Iranildo Campos. Após fazer carreira em São João de Meriti, onde nasceu, ocupou cadeira na Alerj por três mandatos. Em 2020, o advogado e ex-policial militar, foi chamado para comandar a secretaria de Saúde de Cabo Frio pelo ex-prefeito Dr. Adriano. Sua passagem de seis meses no cargo foi marcada por uma agressão a uma mulher. Iranildo esbofeteou o rosto de uma paciente com câncer dentro do gabinete dele. O caso segue sob investigação. Quando Iranildo deixou o cargo, teve servidor que chegou até a soltar fogos de artificio em frente a secretaria. Gente querida é outro patamar.

ZEIDAN EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) recebeu, nesta terça-feira (5), a visita da deputada estadual Zeidan (PT). O encontro teve o intuito de apresentar os projetos que Iguaba vem desenvolvendo nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e esportes náuticos na Lagoa de Araruama. Também foram expostos a deputada, projetos voltados para a segurança pública, como, por exemplo, a recente instalação do Proeis na cidade. “É sempre importante receber os deputados aqui na nossa cidade, pois são a nossa ligação direta com o Estado na busca por recursos e apoio. A nossa gestão mantém um diálogo constante com os representantes do legislativo estadual para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Martins. Participaram da reunião, que foi programada pelo ex-vereador Alessandro Grimauth, o chefe de Gabinete de Martins, Fábio Oliveira, os secretários de Governo, Jales Lins, e Planejamento, Eron Bezerra, e a primeira suplente de vereador de Iguaba Grande, Silvana Grimauth.

“CHIQUINHO, O FROUXO”

A ida do ex-prefeito de Araruama Chiquinho “sem Educação” para o União Brasil foi alvo de chacota por parte do vereador Oliveira da Guarda (MDB) na sessão Legislativa do município nesta terça-feira (5). É que Oliveira relembrou que Chiquinho vivia descendo o sarrafo na cidade de Belford Roxo, cujo prefeito, Waguinho, é presidente do União Brasil no Estado do Rio de Janeiro e se reuniu com Chiquinho. Oliveira disse ainda que o ex-prefeito deveria vestir a saia porque é um frouxo que se faz de machão na internet, mas, chega na hora, dá pra trás. Oliveira ainda disparou que Chiquinho, que se apresenta como pré-candidato a deputado estadual, se comprometeu a levar a vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades, para o União Brasil, já que ele está inelegível devido a seus processos. A esposa de Oliveira, Penha Bernardes (PL) ainda criticou Chiquinho por ter elogiado a postura dos dois na reunião com o Waguinho. A parlamentar disse que Chiquinho é um cara de pau e que todos no estado conhecem a fama dele.

O QUIPROQUÓ DO ÁUDIO

Durante sua fala, Oliveira quis reproduzir um áudio do ex-prefeito na tribuna, o que acabou transformando a sessão legislativa em um verdadeiro caos. Os vereadores Amigo Walmir (PP) e Luiz do Táxi (PL), líder do Governo, pediram que Oliveira não colocasse o áudio por, provavelmente, ferir o regimento da casa por poder ser uma questão particular, que não era de interesse da sessão. Luiz chegou a afirmar que seria muito deselegante. Houve até intervenção do presidente da Casa, Júlio César Coutinho (PSC), que afirmou que vai começar a cortar microfones para que os vereadores respeitem o tempo. Defendendo que Oliveira colocasse o áudio que, de fato, não tinha nada demais Penha se levantou e gritou na sessão dizendo que, quando Chiquinho a humilhou chamando-a “de cachorra para baixo” naquele texto que foi publicado em um grupo de WhatsApp com os vereadores, ninguém a defendeu ou mesmo usou o microfone da Câmara em defesa dela. Nem mesmo o irmão Luiz do Táxi, que também, segundo Penha, teria se silenciado quando Chiquinho, nas palavras dela, a ameaçou de morte seis anos atrás. A vereadora disse que é este o modo que Chiquinho age. Ele, que de acordo com ela é um caloteiro fanfarrão, atua silenciando as pessoas, fazendo campanha contra elas.

DIVULGAÇÃO NA RÁDIO

O 38° Fest Verão de São Pedro da Aldeia, que começa no próximo dia 15 de abril, com oito modalidades esportivas, foi divulgado nesta terça-feira (5) pelo secretário de Esporte e Lazer do município, Ricardo Ramos, durante participação no programa Giro RJ, da Rádio Roquette Pinto 94.1 FM, no Rio de Janeiro. Na edição, Ricardo falou sobre o evento, das novidades e da importância do Fest Verão para o município. No mais, o secretário adiantou que a Prefeitura está nas tratativas para contratar a atração do aniversário da cidade, comemorado em 16 de maio. A coluna apurou que as negociações estão entre Ferrugem e a banda Jota Quest. Se ficar entre esses dois, certeza de showzão, hein? Com o verdadeiro festival que vai ser o aniversário de Arraial do Cabo com Seu Jorge, Péricles e Zé Ramalho na mesma época, sem dúvidas a região vai ferver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui