DR SERGINHO NO RC CAST
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (4) começa por Cabo Frio, de onde saiu o recordista de votos na história da Região dos Lagos – quase 124 mil -, deputado estadual Dr Serginho (PL), que foi o entrevistado do 37º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (4). Serginho disse que agora o foco é trabalhar no Estado e retribuir os votos que recebeu. E que, por enquanto, o desejo de ser prefeito de Cabo Frio será uma decisão para o futuro. Também falou da Uerj em Cabo Frio e confirmou que haverá vestibular. Destacou que tem muita gente torcendo contra, mas vai acontecer. O deputado ainda criticou a administração municipal pelo fato do grupo do prefeito José Bonifácio (PDT) dizer que o governo Cláudio Castro (PL) boicota Cabo Frio. “A cidade está abandonada e querem construir narrativas e colocar na conta do Estado”, disse ele. Confira.
_______________
UERJ EM CABO FRIO
Sobre o fato de Cabo Frio não ter entrado no edital da Uerj lançado nesta segunda (4), a Instituição divulgou nota e reafirmou o vestibular. “A Uerj vem reiterar o compromisso com seus cursos de graduação em Cabo Frio – Medicina, Geografia e Ciências Ambientais -, que não integram o edital do Vestibular 2023, divulgado ontem, porque a posse do imóvel destinado a esta finalidade ainda está em litígio, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Porém, como não abrimos mão de nosso campus em Cabo Frio e, tampouco, de ampliar a oferta de educação pública no Estado, já estamos em tratativas avançadas na busca de outros imóveis, na região, para a instalação dos cursos. Assim que a Uerj confirmar a posse em novo imóvel em Cabo Frio, o que esperamos que ocorra muito em breve, será lançado um edital de vestibular isolado para Cabo Frio”.
AGRADECEU PELA CAMPANHA
Ainda em Cabo Frio, o ex-vereador Vanderlei Bento fez um post nesta segunda-feira (3) de agradecimento aos 3.900 votos que o deputado federal Max Lemos (PROS) teve em Cabo Frio. Max foi eleito com quase 90 mil votos e a família Bento teve papel importante nessa empreitada. Na imagem, os Bento – Vanderson, Silas e Vanderlei – no palco com o prefeito aldeense Fábio do Pastel (PL), e depois Dr Serginho ao lado de Max, antes das eleições.
PLACAS PARA A PRAIA DO PERÓ
Foi colocado na pauta da sessão da Câmara de Cabo Frio desta terça-feira (4), a Indicação 674/2022, da vereadora Alexandra Codeço (REP), que pede a instalação de placas indicativas ao longo do trajeto para a Praia do Peró. De acordo com a parlamentar, apesar da Praia ser conhecida internacionalmente por ter recebido a certificação Bandeira Azul, não há placas indicativas e de orientação no percurso. “As placas de sinalização de localização são uma importante ferramenta de comunicação, além de grande utilidade para a segurança de todos. A colocação das placas será de fundamental importância, pois facilitará a chegada não só para os moradores do município, mas principalmente para visitantes e até profissionais que trabalham com entregas”, justificou. A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.
COM LOS HERMANOS
De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) está na Argentina divulgando o balneário na maior Feira Internacional de Turismo da América Latina na Argentina, a FIT. Acompanhando o chefe do executivo estão o secretário de Turismo Maycon Siqueira, o coordenador de Comunicação Ronald Pantoja, a coordenadora de Turismo Patrícia Burlamaqui, a gerente de Promoção Turística Karla Souza, Maria Eduarda e Cristiano Marques do Búzios Convention & Bureau, além dos vereadores Josué Pereira (PRTB) e Niltinho de Beloca (PROS). O evento, que começou no sábado (1º), termina nesta terça-feira (4). O prefeito da cidade que é o maior destino dos argentinos nas férias, foi entrevistado por todos os veículos de comunicação que estavam no evento. “Estou muito satisfeito pela recepção e maravilhado com a grandiosidade do evento. Nossa cidade é rota dos argentinos, além da casa de muitos conterrâneos. É uma honra participar e divulgar nossa cidade na FIT.
BANDEIRA AZUL
Ainda sobre Búzios, o prefeito correu para sua rede social compartilhar a conquista da Bandeira Azul para a praia do Forno, depois de 20 anos. A aprovação ocorreu em junho, pelo júri nacional do Programa. “É com muita alegria que compartilho com vocês mais uma conquista importante para a nossa cidade! A Praia do Forno foi contemplada com o selo Bandeira Azul, o mais alto reconhecimento ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo. Vamos continuar lutando e trabalhando para que outras de nossas praias recebam o rótulo ecológico”, escreveu.
AGRADECEU VOTAÇÃO
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) fez uma live de agradecimento à população, que ajudou a eleger os deputados que têm ligação com o município e estão sempre se articulando para envio de emendas e viabilização de convênios que contribuem com o desenvolvimento da cidade. Acompanhado do secretário de Educação, Jales Lins, e do chefe de Gabinete, Fábio Costa, Vantoil reforçou que os parlamentares “vão continuar ajudando Iguaba muito mais ainda”. “”Tenho certeza que a nossa cidade e o nosso governo saem muito mais fortalecidos”, disse.
MALHANDO PRA AGUENTAR AS VISTORIAS
Quem também agradeceu os votos de sua população foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) fez uma rápida live, na noite desta segunda-feira (3), “a bordo” de uma esteira de ginástica. Disse que está “gordo que nem um porco” e que precisa perder uns quilos. “Não estou aguentando nem andar nas obras direito”, disse ele. Na malhação, aproveitou para comemorar e reeleição do governador Cláudio Casto (PL) – São Pedro foi a maior votação na Região dos Lagos – e de deputados que têm relação com o município. “Sei que muita obra ainda vai acontecer nessa cidade”, declarou ele, todo esbaforido. “E por favor, não me ofereçam mais galinha caipira, nem bolinho de mandioca e nem cafezinho nas escolas”, acrescentou.
MEI ALDEENSE
Os MicroEmpreendedores Individuais que escolherem esta quarta-feira (5) para buscarem os serviços gratuitos oferecidos pela Sala do Empreendedor de São Pedro da Aldeia terão uma surpresa especial. Os profissionais serão recebidos com uma mesa de café da manhã para acompanhar os atendimentos em comemoração ao Dia do Empreendedor. Quem quiser solicitar a formalização do MEI, emissão de DAS, declaração anual, parcelamento de débitos e baixa, entre outros serviços, podem buscar o setor, localizado na sede da prefeitura, ao lado do setor de IPTU. Na Sala do Empreendedor, o público tem acesso, também, à assessoria em geral sobre os programas de incentivo ao empreendedor, do governo do Estado. O atendimento é das 9h às 16h30.
ASSOPROU E MORDEU
De Araruama, o casal de vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) fizeram uma live, nesta segunda-feira (4), para agradecer os votos que elegeram seus candidatos, os quais eles realizaram forte campanha, a deputada federal Daniela do Waguinho (União) – que foi a mais votada para a Câmara dos Deputados – e o deputado estadual Márcio Canella (União), igualmente o mais votado para a Alerj. Pés quentes esses dois, hein? “Isso significa que o povo deu uma resposta ao governo Lívia de Chiquinho (PP), que não tem compromisso com a população araruamense”, disparou Penha.
QUALIFICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS OFERTADAS
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Arraial do Cabo implantou o setor de Vigilância Socioassistencial e Gestão do Trabalho, que tem como objetivo a sistematização e análise de informações no município, com a finalidade de qualificar as políticas públicas ofertadas. Um diagnóstico preliminar foi apresentado nesta terça-feira (4), com um retrato inicial da realidade da cidade, comparando os anos de 2021 e 2022 no que diz respeito às famílias em vulnerabilidade social e o acesso à escolarização, saneamento básico, questões relacionadas à saúde e acesso à serviços públicos. Um diagnóstico socioterritorial do município será enviado ao Ministério Público. Outro avanço importante para Arraial do Cabo foi a instituição da Comissão Intersetorial da Rede de Serviços Municipais, que garantirá a construção de fluxos e protocolos intersetoriais para melhor execução dos serviços e programas ofertados pela Prefeitura de Arraial do Cabo.
VIROU RÉU
“Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”, diz um ditado. O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que durante a campanha ao governo atirou algumas pedras nos concorrentes, se tornou réu, nesta segunda-feira (3), em processo que apura crimes de corrupção. A decisão é da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 1ª Vara Criminal de Niterói, que tem como base denúncia do MPF contra Neves e outras oito pessoas. Agora réu, o candidato ao governo do Rio, que ficou em terceiro na votação deste domingo (2), é investigado pelos crimes de corrupção, fraude em licitação e pagamentos indevidos à conselheiros do TCE-RJ. Um dos contratos investigados é o da construção do BRT TransOceânica. Segundo a denúncia, o ex-prefeito do município durante os anos de 2013 a 2020, teria se aproveitado da máquina pública para beneficiar duas empresas em contratos com o município na construção do corredor. Os contratos investigados teriam causado um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões aos cofres públicos no período em que o pedetista esteve à frente do município.