InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (30)

'Se precipitou quem confirmou Réveillon e Carnaval', diz Zé Bonifácio, e vereador denuncia descarte irregular de material médico na cidade; Serginho acompanha filiação de Bolsonaro ao PL; 'Vereador-moleque' dá 'aquela resposta' em sessão de Araruama; Servidor de Arraial já com salário na conta e Ton Porto tem anuência de Lupi no cancelamento a Janio; Vantoil Martins comemora Iguaba em crescimento; Alexandre Martins padroniza táxi marítimo e vereadores de Búzios aprovam canabidiol; Câmara de São Pedro aprova PL do 'aluno nota 10'... E muito mais!

QUEM CONFIRMOU RÉVEILLON E CARNAVAL, SE PRECIPITOU

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (30), começa por Cabo Frio, onde o prefeito, José Bonifácio (PDT), disse que está de olho nos números da nova cepa da Covid, a Ômicron. Se a coisa piorar, nada de festejos de fim de ano que causem aglomeração. Fogos e shows já estavam descartados mesmo, apesar da pressão enorme do trade turístico para que a prefeitura fizesse uma celebração na praia como acontecia antes da pandemia. O Carnaval também “subiu no telhado”, apesar da associação de blocos já ter anunciado que vai haver desfile de rua. “Eu acho que as cidades que anunciaram Réveillon e Carnaval, se precipitaram”, disse Zé, por telefone. Ah, o uso de máscara ao ar livre só quando Cabo Frio bater 100% de vacinação. “Quem não vacinou, tem que se vacinar, o que pode nos salvar é isso”, frisou o prefeito. O prefeito contou que vai ficar monitorando os números da Covid e que não vai se furtar, como autoridade que é, em proibir aglomeração no Carnaval caso a situação da pandemia piore. E se os índices de contaminação voltarem a piorar, disse que vai reduzir o funcionamento noturno. “Fechar a cidade não, nunca pensei em fazer isso”, disse Zé, que esteve na inauguração do Sicoob, em Tamoios, nesta terça (30) .

AINDA SEM HOSPITAL

Ainda sobre a conversa com o prefeito de Cabo Frio, Zé Bonifácio destacou que não é momento de relaxar. Além da nova variante, a cidade ainda não pode contar com o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (antigo Unilagos), voltado principalmente para pacientes com Covid, que foi inaugurado, mas continua de portas fechadas, apesar da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, pasta de Dr Serginho, ter garantido que logo entraria em funcionamento. Ainda na conversa, Zé contou que um dos focos dele é ver a economia girar na cidade e tem estimulado a abertura de empresas. Hoje mesmo, esteve na inauguração do Sicoob, em Tamoios, enquanto a secretária da Fazenda, Daniela Mendes o representava na inauguração das Pernambucanas, no centro da cidade. Dentro de poucos dias será a vez da Magalu se instalar por aqui. “Esse é o papel do governo, vivemos num país capitalista”, disse o prefeito.

VAI COM O PRESIDENTE

Falando em Serginho, como já adiantamos na coluna Boca Miúda, o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai para o PL, seguindo os passos do presidente, Jair Bolsonaro, e do senador Flávio Bolsonaro. Inclusive, Serginho esteve em Brasília nesta terça-feira (30), para a cerimônia de filiação do chefe do Executivo nacional ao partido de Valdemar Costa Neto. O objetivo da entrada de Serginho no partido também é de apoiar o Governador, Cláudio Castro (PL), nas Eleições de 2022, trabalhando “pelo fortalecimento da base de apoio no Rio de Janeiro”. “A mudança de partido tem como objetivo ampliar as bancadas estaduais e federais que dão sustentação ao governador e o presidente e assim acelerar a agenda no Congresso e nas Assembleias Estaduais”, disse a assessoria de Serginho.

OLHA O BURACO!

Ainda sobre Cabo Frio, não poderíamos deixar de contar sobre a “ocorrência” em que o prefeito Zé Bonifácio se envolveu nesta terça-feira (30), quando estava no veículo da Prefeitura. Ao passar pela Avenida Wilson Mendes, altura do Porto do Carro, o carro passou por um buraco “daqueles” que a turma de Cabo Frio nem estranha mais quando aparece. O prejuízo foi grande, a roda dianteira ficou detonada. Por sorte, não houve nenhum dano maior e ninguém se feriu, mas a imagem viralizou em grupos de whatsapp e bombou no Facebook. Ninguém poupou o prefeito e nem os trocadilhos. “Cuidado com o buraco do Zé aí, gente!”, brinquei com ele ao telefone, no que ele respondeu “meu buraco não, do DER!”, afinal de contas, a via em questão é de responsabilidade do governo estadual.

DESCARTE IRREGULAR

O vereador de Cabo Frio Leo Mendes (DC) fez uma denúncia de descarte irregular de material médico vencido no Almoxarifado Central da Saúde do município, durante a sessão da Câmara desta terça-feira (30). De acordo com Leo, 129 frascos de soro vencido tiveram seu conteúdo despejados por funcionários da Prefeitura em bueiros e vasos sanitários. O material a ser jogado fora tinha ainda 675 testes de COVID-19 e diversas caixas de medicamentos fora da validade. O vereador contou à coluna que recebeu a denúncia momentos antes do início da sessão da Câmara e foi, de imediato, ao almoxarifado para verificar a veracidade das informações. Procurada, a Prefeitura ainda não se posicionou.

PROPOSTAS E APROVADOS

Além disso, na sessão da Câmara, o vereador Thiago Vasconcelos (Avante) propôs uma lei que proíbe a cobrança de taxa de rematrícula em escolas particulares do município. A proposta foi encaminhada para a CCJ. Já no que se refere a matérias aprovadas pelos vereadores, o próprio Thiago teve um PL que conseguiu o endosso dos colegas. O documento cria a central de arrecadação e distribuição municipal de donativos. Foram aprovados também o PL de autoria do vereador Roberto Jesus (MDB) que cria o programa Patrulha Maria da Penha em Cabo Frio e o projeto de Vanderson Bento (PTB) que cria a política municipal de combate à exploração de trabalho penoso infantil. As matérias tinham parecer favorável da Comissão de Redação Final da Câmara e serão encaminhadas para sanção do prefeito José Bonifácio (PDT).

“MOLEQUE” RESPONDE

Na sessão da Câmara de Araruama, nesta terça-feira (30), o vereador Elói Ramalho (PSD) vestiu a carapuça, mas com categoria. Na semana passada, em uma live, a prefeita Lívia Bello (PP) o chamou indiretamente de “moleque”, porque o parlamentar foi para tribuna defender a transparência com recursos do Fundeb e o pagamento de um auxílio tecnológico aos professores da rede municipal. O edil aproveitou hoje e devolveu. Começou seu discurso lembrando que era o Dia do Evangélico, e fez uma citação bíblica emendando assim: “Falar de menino é falar de moleque. Lembro do moleque que venceu o gigante Golias”, disse com sorriso na boca, sendo aplaudido pelos professores que compareceram em mais uma sessão. “Fui atacado simplesmente porque eu pedi transparência em nome da classe do magistério, e não a meia dúzia como se referiu a chefe do executivo”, e novamente aplaudido. E irônico ainda dizendo que “a boca fala do que o coração está cheio”. O líder do governo, Luiz do Taxi (PL), pegou a palavra para tentar defender a prefeita, mas acabou ouvindo vaias e reclamou da pressão cerrada dos professores. Mas tudo indica, que não adianta reclamar. A categoria pretende continuar comparecendo à Câmara para defender seus interesses, o que é absolutamente normal numa democracia. Por mais que alguns (ou a maioria) não goste.

TÁ NA CONTA

Mantendo a frequência notada nos últimos meses, a Prefeitura de Arraial do Cabo já depositou o salário dos servidores referentes ao mês de novembro. Nesta terça-feira (30), antes do próximo 5º dia útil, já está rolando material nas redes sociais informando que o dinheiro já está na conta.

TRAIÇÃO OU SOBREVIVÊNCIA?

Continuando em Arraial do Cabo, trazemos uma informação muito interessante sobre a furada de olho que Ton Porto, presidente municipal do PDT deu em Janio Mendes, ao deixar público que não vai apoiá-lo na candidatura a deputado estadual, como publicado aqui na coluna desta segunda (29). Acerca disso, Carlos Lupi, presidente nacional da sigla, participou ativamente de todas os diálogos que Ton fez, tanto com Caio Vianna – candidato a deputado federal de Campos – quanto com Victor Junior, de Niterói, a quem o cabista declarou o apoio na candidatura à Alerj. Lupi esteve presente nessas conversas. Comenta-se que Ton Porto está numa queda de braço tremenda com Janio dentro de Arraial pelo PDT. Preocupado com isso, Ton tratou de buscar outros padrinhos, mas com a anuência de Lupi, segundo nossas fontes. Há até aqueles que dizem que Lupi teria indicado os candidatos que Porto poderia apoiar, mas isso não podemos confirmar porque não conseguimos falar com o presidente do PDT. Pelo grupo de Ton Porto, o comentário é que Janio não teria cumprido algumas questões ligadas à estrutura, além do que Ton estar levando fama de ter um monte de cargos na prefeitura cabo-friense. Fato é que Ton está que nem “unha e carne” com Lupi. Toda semana tem ido à capital tomar um cafezinho com o pedetista, e nesse ritmo, conseguindo padrinhos poderosos que garantam a ele liberdade da escolha de quem apoiar para deputado estadual. Alguns podem chamar isso de ingratidão, outros dirão que é questão de sobrevivência.

CIDADE EM CRESCIMENTO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), era só alegria ao prestigiar a abertura de mais uma empresa do ramo varejista. Com ele também estavam o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, o chefe de Gabinete, Fábio Costa, e os vereadores Marciley Lessa (PL) e Paulo Rito (CID). “Mais um sinal de que nossa cidade está em crescimento após conquistar credibilidade na região”, disse. Mas a cidade cresce a olhos vistos mesmo. Fora que muitas outras empresas virão, haja vista a Zona Especial de Negócios (ZEN), que deve atrair mais um bocado delas. E Vantoil está focado nisso. “Uma grande empresa do ramo varejista chegando tem todo um significado, afinal sempre ouvi dizer que pra um empreendedor investir ele tem que acreditar na cidade. Estamos orgulhosos e a autoestima da nossa população sendo recuperada. No primeiro trimestre do próximo ano estaremos recebendo mais uma Instituição Bancária, comprovação definitiva de que estamos no caminho certo”, disse o prefeito de Iguaba, referindo-se à abertura de uma agência do Sicoob.

PADRONIZAÇÃO DOS UNIFORMES

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes da Associação de Táxi Marítimo do município. Na ocasião, o gestor entregou aos representantes, uniformes padronizados para a categoria. De acordo com Martins, essa padronização é muito importante para o turista que utiliza esse meio de transporte para passear em Búzios, pois garante que a embarcação está regularizada e tem permissão para transportar os passageiros.

CANABIDIOL APROVADO

Cumprindo as expectativas, o PL que regulamenta a distribuição pela Prefeitura de Búzios de medicamentos à base da cannabis medicinal para tratamento de quadros de epilepsia refratária e autismo, por exemplo, foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara desta terça-feira (30). Todos os vereadores do município estavam presentes. Apesar de atender preferencialmente os dois tipos de condição citados, a medida deve beneficiar, ao todo, cerca de 500 pacientes no município. Com a aprovação e já aguardada sanção do prefeito Alexandre Martins (REP), Armação dos Búzios sai na frente e se torna a primeira cidade do Estado a adotar essa política pública. O PL aprovado foi proposto por Aurélio Barros (PATRI), vereador que tem um filho diagnosticado no espectro autista e que se comprometeu a levantar essa bandeira. Postura vanguarda que entra para História. Não somente os atores políticos, mas especialmente os militantes da causa.

ALUNO NOTA 10

A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia aprovou, na sessão desta terça feira (30), um Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Soares (PDT), que incentiva o aluno nota 10. O objetivo desta lei é promover a aproximação dos estudantes com o Poder Legislativo municipal, através de palestras, debates e outros. Na mesma sessão, o vereador Franklin da Escolinha (CID) subiu à tribuna para reiterar a reivindicação de melhorias para o bairro Mossoró, Fluminense e Porto da Aldeia.

FALANDO DO ESFARRAPADO NO PALANQUE DO ROTO

Sabe aquele clima meio constrangedor? Então… Nesta terça-feira (30), como você já leu na coluna, o presidente Jair Bolsonaro e o filho Flávio Bolsonaro, senador do Rio de Janeiro, ingressaram oficialmente no PL, entrando de vez no Centrão. Aquele mesmo grupo político tão criticado por Jair nas eleições passadas. Até mesmo no meio de apoiadores anticorrupção do presidente, a entrada dele no partido não foi lá tão bem digerida. Quem sabe agora, no PL, depois de rodar na carreira política pelo PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PSC e PSL, Bolsonaro dê uma sossegada nessa tumultuada troca-troca de partidos sempre muito comum a ele. Quem sabe também aprenda a não cuspir pro alto, correndo o risco de cair na testa. Voltando à cerimônia, é impossível não comentar o momento em que Flávio Bolsonaro critica o ex-presidente Lula (PT) o chamando de ex-presidiário. Talvez o senador não tenha se dado conta de que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que estava ao lado de Flávio também já passou um período vendo o Sol nascer quadrado, após uma condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Mensalão, lá em 2012. Valdemar também teve o nome citado em investigações no curso da Operação Porto Seguro e no Petrolão, da Lava Jato. Se faz sentido ou não, é o que tem pra hoje.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content