13/12/2024 — 09:29
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Polêmica dos blocos de Carnaval de Cabo Frio chega ao legislativo e o estado de saúde de Zé Bonifácio; Marcelo Magno inicia mais obras; Patrimônio Histórico de Búzios pede tombamento de 'África Geológica'; O encontro de Fábio do Pastel com a vigilância municipal; Vantoil Martins de olho em obra de macrodrenagem; A nova denúncia contra Lívia de Chiquinho na Câmara... E muito mais!

Compartilhe

SÓ JESUS NA CAUSA

A polêmica dos recursos recebidos pela Associação de Blocos de Carnaval de Cabo Frio chegou ao Legislativo e é por isso que a coluna Boca Miúda desta terça-feira (28) trata do assunto. O vereador Roberto Jesus (MDB) enviou ofícios ao município pedindo transparência quanto aos gastos que a Prefeitura teve com a folia. Além disso, comentou sobre recorrentes denúncias recebidas de que nem todas as agremiações tiveram acesso aos recursos (há quem diga que milionários) da Associação de Blocos. Inclusive, a gente já ouve dizer por aí que tem gente procurando o Ministério Público para apresentar denúncia, porque as coisas estão muito nebulosas com relação a essa verba. Parece que esse patrocínio recebido pela Associação dos Blocos pode não ter sido visto pela maioria das agremiações. Nesse sentido, na sessão da Câmara, Jesus relembrou que todos aqueles que pegam recursos da Prefeitura devem prestar contas. Marcação cerrada aí.

POR FALAR EM CÂMARA

Ainda sobre o Parlamento cabo-friense, os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (28), o Projeto de Lei que permite a realização de casamentos em praias e pontos turísticos da cidade. De autoria do Executivo, o documento estabelece normas e procedimentos a serem adotados para a expedição de autorização para a realização de cerimônias sociais. De acordo com o PL, são consideradas cerimônias sociais casamentos, batizados, pedidos de casamento e renovação de votos. Com a aprovação dos vereadores em regime de urgência, o PL segue para a sanção do Executivo. Outra questão da Câmara é que o Legislativo disponibilizou um canal para sugestões sobre o Plano Diretor e Código de Obras municipal. Tratam-se de duas das principais matérias que serão debatidas neste ano. Portanto, desde segunda (27), a ferramenta está disponível na página inicial do site oficial da Câmara.

PREFEITO PASSA BEM

Em se tratando de Cabo Frio, tem muita gente por aí perguntando sobre o estado de saúde do prefeito, José Bonifácio (PDT). O alcaide, de 77 anos, precisou ser submetido, nesta segunda-feira (27), a uma cirurgia para desobstrução das vias biliares. Internado em um hospital no Rio, o prefeito conversou brevemente com a coluna Boca Miúda nesta terça (28) e informou que está bem. O chefe do Executivo estava com a voz firme e declarou que deve receber alta até quinta (2). Enquanto está na unidade hospitalar, Zé segue despachando com os secretários normalmente.

SAÚDE EM FESTA

E teve festinha na secretaria de Saúde de Cabo Frio, nesta segunda-feira (27). É que o titular da pasta, Janio Mendes, completou mais um ano de vida, fez 58, e ganhou mimos da esposa Jane, dos filhos e da netinha. Junto com a equipe da Prefeitura, cantaram parabéns com direito a salgadinhos, bolo e refrigerante. O Portal RC24h deseja muita saúde e muitos anos de vida a Janio.

MAIS OBRAS A CAMINHO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), anunciou o inicio de mais uma empreitada no municípios: a obra que vai erguer mais 10 postos salva-vidas em sete praias da cidade. Os trabalhos começaram já nesta terça-feira (28). De acordo com Marcelo, a missão é fornecer um ambiente de trabalho adequado, que proteja os guardiões e que, acima de tudo, respeite quem trabalha todos os dias para garantir a segurança no mar. O processo conta com licença ambiental para implantação. As unidades serão finalizadas nos próximos meses e a distribuição ficará da seguinte forma: três em Figueira, dois em Monte Alto, um em Pernambuca, um nas Prainhas do Pontal do Atalaia, um no Caiçara, um em Novo Arraial e um na Praia do Pontal. O vídeo de anúncio da novidade foi publicado nas redes sociais. Marcelo estava acompanhado da secretária de Obras, Talita Melo, e do titular de Segurança Pública, Leandro do BOPE.

CASA DO AUTISTA

Ainda em Arraial, o líder do Governo de Marcelo Magno na Câmara, Ayron Freixo (REP), recebeu, nesta terça-feira (28), o secretário de Saúde, Jorge Diniz. No encontro, as partes trataram de demandas da área e projeções para o futuro. Um dos assuntos foi a Casa do Autista, que será implementada em Arraial. Nas redes sociais, Ayron declarou que fica feliz por mais essa conquista e escreveu: “estamos construindo pontes e caminhos para uma saúde de qualidade para toda a nossa população”.

AÇÃO NA PRAINHA

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma operação de combate à desordem na Prainha, em Arraial do Cabo. A ação fiscaliza o descumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o município. No começo do mês, o MPF intimou a Prefeitura para que, no prazo de 10 dias, comprovasse o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2012, com objetivo de promover o ordenamento de toda a orla da Prainha. À época, o procurador da República Leandro Mitidieri informou que, caso as medidas determinadas no TAC não fossem comprovadas dentro do prazo, seria imposta multa pessoal no valor de R$ 1 mil/dia ao prefeito Marcelo Magno e também ao secretário responsável pela ordem pública no município.

ENCONTRO COM A VIGILÂNCIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu, nesta terça-feira (28), cerca de 35 servidores da Vigilância Municipal da Prefeitura para um café da manhã. Os funcionários foram acompanhados pelo secretário de Segurança e Ordem Pública e o adjunto da pasta, Diego Alves e José Renato Alves, respectivamente. O encontro abordou demandas dos vigias e vigilantes, o trabalho realizado pelos servidores durante os dias de Carnaval, a reforma do destacamento da vigilância e ações de capacitação. O secretário de Governo, Luiz Fernando Jr., também participou do momento.

DRENAGEM EM RIO

Em Iguaba Grande, as obras da macrodrenagem do Rio Iguaçaba terão início nesta quarta-feira (1º), no trecho de travessia da rua Dr. João Vasconcelos na altura de um supermercado. Por isso, o local estará fechado e terá um desvio no trânsito. Para quem vem da Estação em direção ao Centro, o trânsito será desviado pela rua Chalé, depois para a rua Lídia Raposo Lopes, saindo na avenida Iguabela. Já para quem vem do Centro em direção à Estação, o trânsito será desviado pela rua Simonides Valadares Guimarães, depois na rua Irene Alves Canelas. O prefeito, Vantoil Martins (CID), esteve no local nesta terça-feira (28) para verificar os últimos detalhes e deve acompanhar a realização da obra.

NOVO BPRv

Ainda de Iguaba Grande, o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra, acompanhado do engenheiro da Prefeitura, William Nascimento, receberam, nesta terça (28), a visita do engenheiro do DER, Igor Andrade, que foi fazer a vistoria do local onde será a nova sede da corporação. A vistoria é fundamental para que se dê o “nada a opor” quanto à ocupação do espaço. Inclusive, Eron contou à coluna que já marcou encontro com o comando do BPRv e com a diretoria do DER, no próximo dia 6 de março, em Niterói, para fazerem a programação da data da inauguração do novo posto da patrulha rodoviária estadual. “O espaço ficou maravilhoso e a localização coíbe as rotas de fuga, o que é fundamental para a segurança da cidade”, destacou o secretário.

PEDIDO DE TOMBAMENTO

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Luiz Romano, formalizou, juntamente ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), um pedido de tombamento para uma descoberta geológica significativa. O objeto em questão é uma rocha fragmentada com mais de 2 bilhões de anos que faz parte da “África Geológica”. Ela se separou vulcanicamente há 130 milhões de anos durante a colisão entre a África e a América do Sul, e foi encontrada no Quilombo da Baía Formosa, território que recebeu africanos escravizados no passado e que atualmente é habitado pelos descendentes. O encontro entre a Prefeitura de Armação dos Búzios, o INEPAC e o Conselheiro Estadual de Tombamento, Manoel Vieira, foi fundamental para que o município tivesse convicção sobre a promoção do tombamento do bem. Para o instituo, a descoberta é muito simbólica e fortalece as políticas de preservação da geologia e da cultura afrodescendente.

BATEU EM RETIRADA

Ainda em Búzios, um homem teve que bater em retirada do acampamento que fez em plena orla Bardot, colado na Praia da Armação, na noite desta segunda-feira (28). Simplesmente montou sua barraca de camping ali (próximo do pier de desembarque de passageiros), como se não fosse nada demais, tipo normal. Imaginem se a moda pega. Pois bem, moradores fizeram essa denúncia ao Portal, que logo encaminhou o questionamento à Prefeitura. Imediatamente, o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, acionou o setor responsável, que foi até lá, notificou o dono da barraca, que logo foi desmontada e retirada.

DENÚNCIA CABELUDA

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) fez uma denúncia daquelas na Câmara Municipal envolvendo uma adesão de ata que resultou em um contrato de R$ 22 milhões celebrado pela Prefeitura. De acordo com vídeo publicado por Penha, nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), o município tinha um contrato vigente com uma empresa para contratação de ASG’s, mas optou por suspender o documento e aderir à ata com uma outra empresa. No entanto, esta não tem competência para contratação de ASG, caracterizando ainda desvio de função dos servidores. A vereadora afirmou que vai levar o caso ao Ministério Público. Confira a denúncia no vídeo acima.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo