DE UM LADO, GRITO E DE OUTRO, CHORO E RANGER DE DENTES
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (27) começa por Cabo Frio, onde saiu pesquisa de intenção de votos para prefeito. Dr Serginho (PL) está disparado na frente, conforme levantamento do Paraná Pesquisas, com 59,6% na estimulada. A prefeita Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, cresceu pouco e aparece com 17,2%, seguida por Rafael Peçanha (REDE), com 4,1%, Vinícius Seguraço (UP) teve 1,1% e Fernando Luiz Cardoso, 0,7%. A repercussão foi tremenda na cidade. De um lado, os eleitores de Serginho ficaram confiantes, já na turma de Magdala, o que já era previsível, teve um percentual que foi para a rede social desqualificar a pesquisa. Porém, até o momento, verdade seja dita, o grupo da prefeita não mostrou nenhuma sondagem na qual ela apareça bem, temos que aguardar. Fato é que Magdala apostou, literalmente, todas as fichas no ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que ainda não entregou o prometido.
COMÍCIO NA SEXTA (30)
Falando em Dr Serginho (PL), ele marcou para a próxima sexta-feira (30) o “Grande Comício no Jardim Esperança”, a partir das 18h30. Na noite desta segunda (26), esteve na casa de Alair Corrêa (imagem) para comemorar os 80 anos de dona Zete, esposa do ex-prefeito cabo-friense, juntamente com o vereador Vinícius Corrêa (PP) e o ex-vereador Marcelo Corrêa. Nesta quarta (28), o candidato do PL faz corpo a corpo no Jacaré, a partir das 14h.
PRA NÃO PERDER NOMINATA
Falando em Magdala e Marquinho, eles participaram, nesta segunda-feira (26), do lançamento do candidato a vereador Cati Mendes (MDB), no Clube Progresso. Cati é avô do candidato a vice de Magdala, Léo Mendes (MDB), que também estava lá. Quem também está concorrendo à vereança é Kamilla de Marquinho (MDB). Aliás, Marquinho Mendes, até então relutante em lançar a esposa na vida pública, não quis que ela fosse candidata à prefeita, a lança como vereadora, pra poder salvar a nominata do partido. A estratégia foi justamente essa: Léo lançou o avô e Marquinho, a esposa.
DENUNCIOU PERSEGUIÇÃO
O vereador Davi Souza (PP), candidato à reeleição em Cabo Frio, usou a tribuna da sessão da Câmara desta terça-feira (27) para denunciar uma perseguição política que vem acontecendo na cidade. Ele contou que um tio, servidor concursado, foi chamado ao RH da Saúde, onde foi informado do seu afastamento. O motivo foi que ele teria sido visto em uma reunião política em que estavam presentes um candidato a vereador e um a prefeito. Davi ressaltou que além de enfrentar todo o atraso de pagamento, o servidor ainda está sendo impedido de exercer seu trabalho por ser parente de um político, por pura perseguição. “O que aconteceu com meu tio Cláudio acontece todos os dias com servidoras e servidores que discordam da forma que esse desgoverno gerencia a cidade. Não é à toa que a rejeição da prefeita já está na casa dos 48%”, completou.
DE VOLTA
Falando em legislativo cabo-friense, após quatro anos fora da disputa eleitoral, Vanderlei Bento (União) fez o lançamento oficial de sua candidatura a vereador de Cabo Frio, cargo que já ocupou por dois mandatos. O evento foi na noite desta segunda-feira (26), num galpão do bairro São Cristóvão, e, segundo o próprio Vanderlei reuniu cerca de duas mil pessoas. À coluna Boca Miúda ele disse que está muito feliz e motivado. Acrescentou que saiu do encontro convencido de que vai “conseguir conquistar o mandato por causa da presença de público”. Por último, contou que se sentiu honrado com o discurso de Dr Serginho (PL), candidato a prefeito. “Ele disse que eu serei o vereador do coração dele”. Entre outras autoridades presentes também estavam o candidato a vice de Serginho, Miguel Alencar (União), o ex-deputado Silas Bento e o ex-vereador Vanderson Bento, pai e irmão de Vanderlei.
ÚNICO CANDIDATO PRESENTE
O lançamento da pedra fundamental da nova sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em Cabo Frio, reuniu autoridades na manhã desta terça-feira (27). O novo prédio, situado em frente Fórum da Comarca da cidade, oferecerá melhores condições de trabalho para os membros do Ministério Público e um atendimento mais eficiente à população. Além disso, será batizado como ‘Promotor de Justiça Fador Sampaio’, em homenagem ao membro que teve grande atuação e dedicação ao Ministério Público na região. Durante os discursos, Luciano Mattos, que é procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro e Mônica Rodrigues Cuneo, promotora de justiça de Cabo Frio, falaram da importância da conquista para a cidade e da homenagem ao famoso Fador. Rafael Peçanha (Rede), foi o único candidato a prefeito que esteve presente. Além dele, também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal e candidato a vice-prefeito de Cabo Frio, Miguel Alencar (União); o vereador e candidato à reeleição, coronel Ruy França (PRTB), além dos procuradores-gerais de São Pedro da Aldeia, Peter Samerson; de Iguaba Grande, Alex Vioti; de Búzios, Cristiano Cavalcante; e de Saquarema, Claudius Valerius.
CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
O candidato a prefeito de Cabo Frio, Vinícius Seguraço (UP), realizou uma panfletagem nesta terça-feira (27) em frente aos Correios e à agência da Prolagos no shopping de Unamar. A ação faz parte do Dia Nacional de Luta contra as Privatizações. Seguraço e sua equipe também participaram de caminhadas durante o dia. A campanha tem como objetivo destacar a oposição à privatização de serviços básicos, como o fornecimento de água, defendendo que esses serviços permaneçam sob controle público.
EXPECTATIVA DE PESQUISA
Quem também está na expectativa da divulgação de pesquisa é o eleitor de Búzios. Os dados do levantamento, feito pelo Instituto Gerp, devem ser publicados nesta quarta-feira (28). O prefeito Alexandre Martins (REP), candidato à reeleição, aguarda a sondagem e está confiante, segundo nos disse por telefone. Ainda na conversa, contou que tem trabalhado normalmente e continua a participar das reuniões de candidatos à vereança quase todos os dias. Além dos encontros, os adesivaços são um chamariz a parte. Inclusive, até o momento, cerca de 1.100 veículos já andam nas ruas da cidade com o adesivo dele.
CORPO A CORPO
Continuando em Búzios, o candidato a prefeito Rafael Aguiar (PL) e o seu vice, Leandro de Búzios (MDB), realizaram mais um corpo a corpo durante a campanha. Eles foram ao bairro Vila Verde nesta terça-feira (27) para conversar com os moradores e apresentar suas propostas. É claro que aproveitaram para criticar o atual governo. Mas também aguardam a pesquisa. Será?
“SOU CANDIDATÍSSIMO”. MAS AINDA NÃO
Em Arraial do Cabo, a “virada” da oposição já está dando o que falar. Conforme já havíamos antecipado aqui, Andinho Brito (União) foi para as redes sociais nesta terça-feira (27) com papel em mãos dizendo que é “candidatíssimo” a prefeito depois de obter certidão de que está quite com a justiça eleitoral e está aguardando o deferimento da justiça eleitoral. Andinho, com um tom forte, deu aquela cutucada no atual governo: “Unidos vamos botar essa cambada pra fora”. Para complementar, o vice Ton Porto (PDT) também falou: “Vamos libertar nossa cidade desse grupo que persegue e maltrata nosso povo”. No entanto, a promotora de Justiça Renata Mello anunciou que irá pedir a impugnação da candidatura de Andinho. Mal ele botou a cara, já começou a lidar com a realidade nua e crua. Vai ser difícil “Juca enganar Papanga”, como se diz no Cabo.
APTOS A DISPUTAR
Outra notícia da oposição cabista vem do presidente do PV, Arildo Mendes, que divulgou um vídeo dizendo que o Ministério Público Eleitoral concordou com a defesa da federação (PV-PT-PCdoB) e avaliou que não havia erro que pudesse comprometer a participação na disputa de outubro. Arildo disse também que os rumores não passaram de fake news e agradeceu aos que acreditaram nele. “A gente ganha batalha socializando verdades. O PV está apto ao processo eleitoral, todos são candidatos a vereadores (…) Que venham outras pancadas”, disparou.
AGORA JÁ PODE ENCOMENDAR PESQUISA
Falando em disputa, o prefeito de Arraial, Marcelo Magno (PL), também tem trabalhado normalmente e fazendo reuniões pós expediente da Prefeitura. Nesta quarta-feira (28), a propósito, ele e seu vice, Diego Silveira (MDB) farão um encontro com a juventude do PL, no diretório do partido na Praia Grande, a partir das 19h. Falando em Marcelo, cujo grupo ainda não havia encomendado pesquisa, já pode fazê-lo, bem como definir sua estratégia de marketing. É que até então, o prefeito ainda não tinha certeza de seus adversários, por conta do imbróglio de Andinho/Ton. Agora, que o ex-prefeito confirmou que é “candidatíssimo”, ele já sabe que nome colocar no disco da pesquisa, né?
“ATÉ EU SEI QUE ISSO É POLITICAGEM”
Em Iguaba Grande, um vídeo de campanha do candidato a prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID) – que já teve seu registro de candidatura deferido, segue em franca campanha. Já fez inúmeras reuniões, tem participado quase que diariamente. Outro termômetro são os veículos adesivados, que já bateram quase 3 mil. Se disse feliz com o apoio e o reconhecimento de seu trabalho pela gestão atual. E falando em campanha, ele publicou um vídeo em sua rede social que deu a maior repercussão, positiva, na cidade. Nas imagens, a menina Vitória Bez, de 8 anos, aluna de teatro do Centro Cultural da cidade, fala sobre a politicagem, e que os eleitores devem ficar atentos. Muito bonitinho, confira aqui.
ATÉ QUE ENFIM
E o candidato a prefeito de Iguaba Grande, Marco Antônio (PSB), finalmente postou sobre disputa eleitoral na cidade, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (26). Só que não foi para falar de campanha. Como sempre, aproveitou o espaço pra criticar a atual gestão. Que coisa, né? Ninguém viu nenhuma agenda até agora, nem dele e nem de seu vice, Roberto Carlos (PSB). Ele sempre bate na mesma tecla para tentar, de alguma maneira, desestabilizar o governo e afetar seu concorrente. Mas, pelo andar da carruagem, não vai ser fácil convencer o eleitor de que ele é a melhor aposta.
CAMPANHA E PESQUISA
Além de Cabo Frio e Búzios, deve sair divulgação de pesquisa em São Pedro da Aldeia, da empresa Factum Comunicação. O prefeito Fábio do Pastel (PL) está na maior ansiedade. Mas, enquanto os números não vêm, ele segue em sua rotina de Prefeitura e agenda de campanha, junto de seu vice, Júlio Queiroz (União). Nesta terça (27) teve corpo a corpo na Praia Linda; quinta-feira (29) será no bairro São João, a partir das 15h30.
MAIS COMPARAÇÕES
Pelo outro lado, a candidata à prefeita, Bia de Guga (PSDB), está focando em suas propostas para o plano de governo e afirmou que está na jogada. Ela quer construir um hospital para tratamento do câncer em São Pedro. Bia disse que a maior dificuldade para o paciente oncológico é o desgaste físico, emocional e financeiro de ter que sair da cidade para se tratar em outros municípios. Ao que parece, a candidata sempre compara as suas propostas com as de Fábio do Pastel, especialmente nesse período de campanha. Será que isso resolveria? O jeito é aguardar a pesquisa.
MAIS UM APOIO
Em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) recebeu mais um apoio para sua campanha eleitoral. Após a presença do senador Romário (PL), na semana passada, nesta segunda-feira (26) ela divulgou um vídeo com o pastor Silas Malafaia, que fez uma declaração pública destacando a política da cidade. Ele ressaltou que o povo de Araruama precisa “dar um basta na família que domina a cidade, que é bilionária”, referindo-se ao grupo político do ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). Silas afirmou que a saúde está um caos. Penha agradeceu e reforçou seu compromisso em trabalhar por melhorias na cidade, destacando a importância da união para alcançar seus objetivos.
“PROMESSAS MIRABOLANTES”
Ainda sobre Araruama, o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) continua ativo, percorrendo ruas em diversos bairros. O objetivo é fortalecer ainda mais sua campanha. Nesta terça-feira (27), ele esteve acompanhado de seu vice, Gal Bragança (DC), na Fazendinha. Os candidatos conversaram com os moradores sobre as necessidades locais. Sérgio afirmou que suas propostas não se basearão em sensacionalismo e “promessas mirabolantes”. Em relação à candidata a prefeita Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), que tem feito várias promessas, Sérgio destacou que a atual prefeita, Lívia de Chiquinho (REP) não fez o suficiente pela cidade, especialmente no que diz respeito aos hospitais, onde faltam leitos de UTI.
“NÃO TOLERAREI”
O deputado federal e candidato à prefeitura de Maricá, Washington Quaquá (PT), reagiu a um áudio onde criminosos falam para moradores não votarem nele, dizendo que ele quer botar polícia dentro da comunidade para “acabar com a paz”. Em resposta, Quaquá garantiu que segurança pública será prioridade absoluta no seu governo e que uma das medidas, será a instalação de portais de segurança e equipes táticas para proteger a cidade. “Não vamos tolerar domínio armado em qualquer região ou esculacho aos cidadãos maricaenses. Isso não é mera proposta, é um aviso sério. Aqui, vagabundagem não terá vez!”, declarou.
PRESENÇA DO DEPUTADO
O candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), realizou uma grande caminhada pelo Centro de Bacaxá nesta terça-feira (27). Ele e sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), receberam o deputado federal Otoni de Paula (MDB), presidente da legenda na cidade do Rio de Janeiro. O ponto de encontro aconteceu no comitê do partido. Paulo e Otoni conversaram com diversos comerciantes sobre as propostas de governo. O candidato tenta fortalecer sua campanha. No entanto, o que se observa é que a campanha de sua concorrente, Lucimar Vidal (PL), junto com sua vice, Dr. Raquel (União), está bastante intensa. Elas, juntamente com a prefeita Manoela Peres (PL), estão atraindo uma multidão para as ruas. Será uma disputa dura para Paulo. Haja fôlego até outubro!