InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (26)

Quem será o cretino da Câmara de Cabo Frio? Zé sanciona PL dos absorventes e lança moeda Itajuru na sexta; Do riso ao choro no julgamento de Glaidson; Marcelo Magno no lançamento do circuito gastronômico do Cabo; O vereador sofredor de Iguaba; Servidor contrariado com Lívia de Chiquinho; Pastel em aula magna da Faetec; Fabiano Horta consternado; Baixa em Rio das Ostras; Pessoal quer saber porque Welberth Rezende não usa o dinheiro... E muito mais!

‘QUEM ESTÁ POR TRÁS DO MOVIMENTO?’

O vereador Thiago Vasconcelos (Avante) usou a tribuna da Câmara de Cabo Frio em tom de revolta na sessão desta terça-feira (26). No domingo (24), havia faixas penduradas (veja abaixo) no Mercado Municipal Sebastião Lan citando nominalmente Thiago e outros vereadores como contrários aos feirantes por terem votado contra a emenda à Lei Orgânica Municipal que proíbe parcerias público-privadas em locais que tenham função social. Thiago disse que sempre anda pelo Caiçara e que passar em frente à feira com a mãe no domingo, gerou constrangimento. O vereador justificou que votou contra a emenda por considerar que ela vá contra o desenvolvimento do município, já que veda a entrada da iniciativa privada em diversos locais.

QUEM É O CRETINO?

Vasconcelos levantou o questionamento de quem está por trás do movimento contra ele e os outros vereadores financiando cartazes e camisetas: “Quem é o cretino?” Disparou ele em tom irritadiço. A fala do vereador corrobora com a tese de que os manifestantes da Sebastião Lan estão sendo instrumentalizados por opositores. Os vereadores Leo Mendes (DC), Miguel Alencar (DEM), prestaram solidariedade aos colegas de Câmara citados nas faixas. Já Felipe Monteiro (PDT) também demonstrou seu descontentamento com a situação citando até o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, que dizia que “uma mentira repetida mil vezes vira verdade”. Alexandra Codeço (REP) também parabenizou Thiago “pela coragem de falar a verdade”.

PREFEITURA VAI RECORRER

Outro momento da fala de Thiago que chamou a atenção foi um anúncio de que a Prefeitura vai recorrer da emenda, que, nas palavras de Vasconcelos, é “inconstitucional”. Procuramos a Comunicação do município, que confirmou o dito pelo vereador na tribuna. “Por entender que a Emenda à Lei Orgânica apresenta vícios formais e materiais, o Executivo entrará com representação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, requerendo a suspensão imediata dos efeitos da referida emenda”. Ainda não há uma data para a Prefeitura entrar com a representação, porque a publicação da Emenda à Lei Orgânica, pela Câmara, ainda não ocorreu. “A Procuradoria só poderá entrar com a ação depois que a emenda for promulgada e publicada”, disse a Prefeitura. Procuramos a Câmara para saber quando isso ocorrerá, mas ainda não tivemos resposta.

PROPÔS EMENDAS PARA REFORMA

Ainda nessa seara, caso o Sebastião Lan não seja, de fato, concedido a iniciativa privada, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM), propôs aos vereadores que destinassem 50% de suas emendas impositivas para reformar o Mercado Municipal. Segundo Miguel, caso haja uma adesão considerável dos parlamentares, o montante pode chegar até R$ 3 ou 4 milhões.

PL DOS ABSORVENTES

Ainda sobre a Câmara cabo-friense, a vereadora Alexandra Codeço (REP) comemorou a sanção do projeto de lei proposto por ela que determina a distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O prefeito, José Bonifácio (PDT), sancionou o PL no dia 20. A lei cria um programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo a Prefeitura, as secretarias responsáveis iniciarão os estudos de viabilidade orçamentária para a devida aplicação da lei. Ainda não há prazo para o projeto ser posto em prática.

MOEDA SOCIAL ITAJURU

Continuando em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) vai lançar a moeda social Itajuru na próxima sexta (29), no Manoel Corrêa, bairro onde o programa será iniciado, no valor de R$ 200 por família. Zé estava apreensivo com a demora para implementação do programa, que vinha sendo falado por ele desde que assumiu o cargo. Segundo o prefeito, a burocracia foi muito desgastante. Outro detalhe, a moeda social só vai alcançar, pelo menos de início, 500 famílias. Sem querer colocar lenha na fogueira, mas apenas a título de comparação, Arraial do Cabo, cidade com cerca de 30 mil habitantes com um orçamento bem menor, já atende 1,5 mil famílias (começou com 800) pelo Gira Renda Cabista – há três meses. Fica esse dado curioso.

DA ALEGRIA AO CHORO

A afobação de investidores de Glaidson dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, causou uma situação inusitada e ao mesmo tempo engraçada, em frente ao Tribunal Regional Federal da 2ª região, no centro do Rio, nesta terça-feira (26). O TRF recusou o pedido de Habeas Corpus da defesa do Faraó, mas seus ‘torcedores’ já comemoraram no primeiro voto a favor. Quando o terceiro voto, dos dois contrários a libertação, foi divulgado os investidores continuaram comemorando o que gerou vários vídeos de pessoas comemorando de forma entusiasmada cantando e se abraçando. Mas tudo não passava de uma fake. Mas o que criou essa situação? De acordo com informações, tudo aconteceu porque um advogado fez um sinal positivo com as mãos (indicando o primeiro voto a favor). Isso teria feito com que todos entendessem que fosse sobre o resultado do julgamento do HC. Ansiedade era tamanha que acabou provocando precipitação que culminou em uma mega fake news. Aqui em Cabo frio foi um foguetório danado. Mas tão logo se percebeu que era justamente o contrário, os humores mudaram e a euforia foi trocada pela decepção, assim como o riso pelo choro. Desta forma, o Faraó que queria ser chamado de Moisés, não conseguiu operar um milagre de abrir as portas da cadeia para libertar a si mesmo. Mesmo com advogados caríssimos.

DE OLHO NAS FAKES

Os vereadores de Búzios aprovaram, nesta terça-feira (26), uma resolução que prevê suspender o mandato de vereadores que compartilharem ou publicarem fake news nas redes sociais por até 60 dias. A medida foi proposta por Gugu de Nair (DEM) e, agora, segue para promulgação da mesa diretora da Câmara. Momento oportuno para uma medida assim, né não? Se fosse aplicada em Brasília mesmo, muita coisa poderia ser diferente.

DIA MUNICIPAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Além da resolução, os vereadores também aprovaram um Projeto de Lei do vereador e presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), que cria o Dia Municipal dos Jogos Eletrônicos. Claramente, parte da estratégia do governo de Búzios de se aproximar dessa nova e robusta seara de entretenimento, que tem crescido exponencialmente. O PL segue para sanção do prefeito, Alexandre Martins (REP).

CIRCUITO GASTRÔNOMICO NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), participou, nesta terça-feira (26), do lançamento do Circuito Gastronômico Temperos de Arraial do Cabo. O evento foi durante a tarde, em uma pousada. O Circuito é uma realização do Arraial do Cabo Convention & Visitors Bureau, com co-realização da secretaria de Turismo de Arraial e apoio do Sebrae e da Associação de Meios de Hospedagens de Arraial do Cabo (AMHAR).

VASCAÍNO SOFREDOR

De Iguaba Grande, o vereador Paulo Rito (CID) é mesmo um “sofredor”. Mas nesta terça-feira (26), ele recebeu uma homenagem do Assis Artesão, que inclusive é ex-vereador de São Pedro da Aldeia. Levou para o parlamentar vascaíno um presente, essa placa aí do time do coração. Paulo Rito, a propósito, está na rua direto, acompanhando toda a movimentação de obras do Programa Iguaba Melhor (PIM). Por telefone, ele contou que a satisfação da população é enorme e que ele se sente igualmente satisfeito, visto que ele acompanha todo o trabalho, desde lá atrás, quando Vantoil Martins (CID) ainda era vereador também. Hoje, Rito disse que quando vê toda essa revolução fica extremamente feliz e realizado. Coisa que ele não pode dizer do time dele, né? Mas é assim mesmo, nem só de tristeza vive o torcedor vascaíno.

SERVIDORISMO NA BRONCA

Os servidores de Araruama estão “por conta” com a prefeita, Lívia Bello (PP). O motivo é que a chefe do Executivo araruamense decretou que o feriado do Dia do Servidor, 28 de outubro, seja transferido para segunda-feira (1º). A frustração da turma é que, com o feriado na data original (quinta), sexta (29) seria dia de ponto facultativo. Assim como segunda, que é véspera do Dia de Finados. Ou seja, a turma que queria passar os seis dias em casa e acabou dando com a “cara na parede”. Não faltou meme com a prefeita e a galera deve ter visto a decisão de Búzios de dar cinco dias de recesso chupando dedo. Por aqui, habemos labor.

CURSO DE LIBRAS TÁ ON

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, prestigiaram a aula magna do curso de Libras na Faetec do município nesta segunda-feira (25). O prefeito e o secretário estadual aproveitaram a oportunidade para vistoriar as demais salas da unidade de ensino. Fábio reforçou o laço com o governo do estado e destacou o impacto positivo do novo curso na cidade turística. “A abertura do curso é muito positiva tanto para a inclusão social, quanto para o fomento do nosso turismo”, pontuou Fábio. Além da equipe estadual, os vereadores Vitinho de Zé Maia (PL) e Mislene de André (SDD) também acompanharam o lançamento do curso.

QR CODE APROVADO

A Câmara de São Pedro da Aldeia aprovou, nesta terça-feira (26), a obrigatoriedade de QR Code em placas de obras públicas. O projeto passou por segunda votação e foi aprovado por unanimidade. A proposta partiu dos vereadores Jean Pierre (Pode) e Mislene de André (SDD). A matéria vai para sanção do chefe do Executivo. Também na sessão desta terça foi entregue Moção de Aplausos aos diretores do Jardim Escola Moranguinho, e Instituto Antônio Rodrigues, Moisés Tadim Rodrigues e Sandra Regina Rodrigues. A homenagem partiu do vereador e segundo secretário da Casa, Márcio Soares (PDT). A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia será no dia 4 de novembro, quinta-feira, às 11h.

LUTO EM MARICÁ

O dia amanheceu cinza em Maricá. Um adolescente de 16 anos ateou fogo em dois irmãos, matando as vítimas: um de dois e outro de três anos. A tragédia foi o assunto do dia no município. Não se falou em outra coisa. O prefeito, Fabiano Horta (PT), comentou o acontecido e se disse consternado. O chefe do Executivo desejou solidariedade à família. Em 7 horas, mais de 1,3 mil pessoas já haviam reagido à publicação de Horta, que conta com mais de 190 comentários. Em nome do Portal RC24h, a coluna estende as palavras do prefeito e lamenta a crueldade do ocorrido.

CENTENÁRIO DE DARCY

Por outro lado, ainda em Maricá, a Prefeitura deu início às comemorações pelo centenário do educador Darcy Ribeiro. Nesta terça-feira (26), o ex-Ministro da Educação completaria 99 anos de idade. Segundo o prefeito de Maricá, serão 12 meses de celebração a Darcy. A abertura da programação foi na Feira Literária do município, com a participação de João do Coutinho, que trabalhou com Darcy. Viva ao antropólogo, sociólogo educador e escritor Darcy Ribeiro.

BAIXA EM RIO DAS OSTRAS

A alta cúpula da política de Rio das Ostras teve uma baixa nesta segunda-feira (25). O procurador geral do município, Anderson Hugenin foi desligado da função. Servidor público de carreira, o ex-procurador geral tomou posse em 2011 e atuou desde 2020 no cargo. Até agora só temos especulações do porquê dessa ‘baixa’. Mas já sabemos que o prefeito, Marcelino Borba (PV) está falhando em mais uma de suas promessas de campanha: “ter servidores atuando na Gestão Municipal”.

VISTA À NOVA HOLANDA

Esta terça-feira (26), foi o dia que o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) decidiu caminhar pelo bairro Nova Holanda, um dos mais populosos da cidade. A visita foi divulgada nas redes sociais e, de acordo com Welberth, o objetivo foi conferir a situação do bairro, ouvir moradores e traçar as próximas ações pelo poder público. “Sabemos que há muito o que fazer nessa e em outras comunidades que viviam à margem do interesse público. Mas nossas mangas estão arregaçadas e nosso espírito pronto para fazer o que ninguém fez até agora”, comentou o prefeito. Mas já que o prefeito sabe que tem muito a fazer e está com os cofres abarrotados, por qual motivo não fez? É isso que o povo quer saber. Inclusive um internauta questionou nas redes sociais onde está toda dinheirama recebida pela prefeitura. Resposta que não soubemos dar.

ARRECADAÇÃO TOP E NATAL LUZ

Depois de arrecadar quase R$ 800 milhões só de royalties, Macaé deve estar praticamente ‘nadando no dinheiro’ já que contratou um pregão eletrônico para a contratação de iluminação natalina e enfeites. O valor? A bagatela de R$ 1.977 milhões. É ostentação que fala? A divulgação em diário oficial está dando o que falar na cidade. Inclusive criando discussões sobre onde o dinheiro poderia ser melhor empregado já que para muitos internautas a cidade está “caindo aos pedaços”, um dos exemplos do caso é o ginásio poliesportivo que está em avançado estágio de deterioração. É um questionamento interessante esse da população. Outra pergunta importante é se Macaé está pretendendo criar a própria versão do “Natal Luz de Gramado”? Porque o ‘espetáculo’ natalino que a cidade normalmente promove são umas arvorezinhas de arame iluminadas e alguns fogos de artifício. Será que isso vai custar os quase R$ 2 milhões? Vamos aguardar e ver.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content