A coluna Boca Miúda desta terça-feira (26), começa por Cabo Frio e as especulações em torno do secretariado do prefeito eleito, Dr. Serginho (PL). Depois da foto divulgada na noite de segunda (25), mostrando integrantes das reuniões de planejamento com equipe de transição, ficou evidente que alguns nomes que vinham sendo ventilados, estiveram presentes, o que foi um sinalizador e tanto. Fomos apurar e viemos te contar quem a gente confirmou.
SUPER SECRETÁRIO MIGUEL E VOLTA DE AQUILLES
A secretaria mais destacada será da Cidade, comandada pelo vice, Miguel Alencar. O Chefe de Gabinete será Dr. Kiko Jorge; na secretaria de Saúde quem assume é Beatriz Trindade (diretora do Hospital Universitário) e Joãozinho Carrilho deverá ser o sub dela. A outra mulher no primeiro escalão é Dra. Jéssica Guimarães, que assume a Procuradoria Geral do município. Na Educação, comando é do vereador eleito e tio de Serginho, Alfredo Gonçalves. No Turismo, Aquilles Barreto volta do Rio para cuidar do setor. Já o Governo ficará com Vitor Escapini. O Esporte quem assume é Rafael Bernardo (filho do ex-deputado Mauro Bernardo). Eventos quem assume é Everton, dono do Tróia, que também deve trabalhar em parceria com Marcelo Agualusa (Bloco das Damas).
VEREADORES NA LISTA
A Mobilidade ficará na responsabilidade do vereador reeleito, Josias da Swell (PL). Outro eleito que assume a secretaria de Administração é Vinícius Correa (PP). Na secretaria de Fazenda, o provável nome é Kleber Ferreira. Na Agricultura é Wellington Escafura. Uma surpresa é na de Melhor Idade que será liderada por Camila Saraiva (esposa do vereador Davi Souza). Será criada ainda pasta de Família, da Criança e do Adolescente, com expectativa de que o Pastor Rogério assuma. Já a de Assistência Social provavelmente será o Bispo Flávio Moreira. Desenvolvimento Urbano fica Matheus Aragutti (único remanescente do governo Magdala). Para Segurança Pública, o cogitado é do Coronel Leandro. Na Cultura assume Carlão, é batata! No Meio Ambiente, Jailton Nogueira. Secretaria de Obras será de Vanderson Bento. Com relação à Comunicação, fica Paulo Becker que fez o marketing assertivo da campanha vitoriosa. Serviço Público, assumirá Claudinho da Padaria e na Gestão e Planejamento, Mauro Azevedo. Com relação a diretoria da COMSERCAF, Jeahn Costa será o nome.
OUTROS NO RADAR
Também tem ainda a possibilidade de Jefferson Vidal assumir alguma pasta, mas não se sabe qual. Até o momento, o IBASCAF segue sem nome definido. A presença de Vaguinho na foto causou também especulação de que ele pudesse assumir alguma cadeira. A gente foi atrás e o que a gente soube é que Serginho pretende que ele seja eleito presidente da Câmara. Lembrando que para ele ser presidente, depende do voto dos outros vereadores. Fato é que Serginho até que tentou manter o mistério, mas depois das fotos publicadas nessa segunda (25), ficou difícil segurar. Agora é esperar a coletiva de imprensa quer deve acontecer na próxima semana para que o prefeito confirme e apresente o modelo inovador de gestão que promete aplicar.
VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL
Com esse cenário, a gente já percebe que alguns suplentes devem subir, ocupando cadeiras na Câmara Municipal. Vereadores eleitos como Vinícius Corrêa (PP), Alfredo Gonçalves (REP), Josias da Swell (PL) e Vanderlei Bento (União) ficarão suas secretarias e outros assumirão a vereança, são eles, Zé Antônio (PP), Alexandra Codeço (REP), Adeir Novaes (PL) e Carol Midori (União), respectivamente. A novidade é que agora, a cidade cai contar com duas vereadoras mulheres, o que tinha sido muito questionado logo após o resultado das eleições.
FARRA DAS TIDES E FOGOS NO RÉVEILLON
Continuando em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) está cada dia mais encurralada, o que explica o seu sumiço, como se tivesse evaporado do mapa. Agora, surge mais uma polêmica: a farra das TIDES na SEME. Segundo fontes, Magdala tinha em seu gabinete mais de 380 pessoas lotadas, recebendo salários exuberantes. Desde maio, as TIDES não aparecem mais. No entanto, isso não ocorreu por uma decisão de cumprir a determinação do TCE-RJ, mas porque eliminaram a transparência na SEME. É sabido que os últimos ex-prefeitos sempre fecharam acordos na reta final dos mandatos de seus sucessores, deixando escândalos embaixo dos panos para transições tranquilas. Desta vez, o cenário é diferente: Magdala e o prefeito eleito, Serginho (PL), não têm nenhum tipo de acordo. Serginho promete agir de forma contundente, expondo todos os rombos e escândalos deixados pela atual prefeita. Isso deve estar tirando o sono de Magdala e explica a falta de transparência de informações da Saúde. Em meio a isso, a prefeitura anunciou que a aquisição de fogos de artifício, de baixo estampido, para o show da virada está em fase de licitação na fase de cotação de preços. Também tem show confirmado, mas ainda sem spoiler de nomes. Confira a matéria aqui.
ENCONTRO COM PREFEITOS
O prefeito eleito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), participou, nesta terça-feira (26), do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos, realizado no Paradiso Corporate, em Cabo Frio. Quem também esteve presente representando Iguaba foi o secretário de Governo, Jales Lins e o chefe de Gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID), Marcello Costa. O evento reuniu diversas lideranças das cidades da região e foi promovido pela ADR Lagos, em parceria com o Sebrae. O objetivo principal foi discutir estratégias para o fortalecimento econômico das cidades. Durante o fórum, foram abordados programas de impacto, como a Sala do Empreendedor e o Selo Cidade Empreendedora, que buscam fomentar o crescimento local. A cidade foi destacada por conquistar o segundo lugar no estado do Rio no Selo Cidade Empreendedora, sendo reconhecida como referência em desenvolvimento e inovação. A Região dos Lagos, com um PIB de 79,7 bilhões de reais, corresponde a 8% do PIB estadual, destacando-se pela sua relevância econômica. Fabinho enfatizou seu compromisso em buscar parcerias com outras cidades da região para continuar alinhando Iguaba Grande a boas práticas que promovam o empreendedorismo e o progresso social, beneficiando os moradores de toda a área.
MARCOU PRESENÇA
Em Iguaba Grande, o vereador eleito Renatinho da Saúde (SDD) esteve nesta segunda-feira (25), junto com seu aliado Doutor André, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para acompanhar a reeleição de Diego Moraes à presidência da subseção local da instituição. Renatinho ressaltou a relevância da liderança de Diego para a classe jurídica e destacou seu apoio à valorização do trabalho dos advogados na região. Com a reeleição, Moraes permanecerá no cargo pelos próximos três anos, continuando os projetos desenvolvidos para a advocacia local. Durante sua campanha eleitoral, Renatinho recebeu o apoio do prefeito eleito Fabinho Costa (CID) e do vice-prefeito Marciley Lessa (PL). Ele foi eleito vereador com 946 votos, garantindo uma das vagas na Câmara Municipal.
PL APROVADO
Ainda em Iguaba Grande, a Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (26), um projeto de lei de autoria do vereador reeleito Tikinho (PSD), que regulamenta a prática esportiva conhecida como “grau”. A modalidade, também chamada de Wheeling, envolve manobras com motocicletas, como o empinar da moto, onde o piloto mantém a roda dianteira no ar enquanto se equilibra na roda traseira. O “grau” é considerado uma prática que exige força e equilíbrio. Desde 2013, a modalidade é homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo e disputada em Campeonatos Brasileiros. Apesar de ser uma infração de trânsito gravíssima quando realizada em vias públicas, o objetivo do projeto de lei é reconhecer a atividade como esporte e criar espaços adequados para sua prática. Com a aprovação do projeto, a prática do “grau” será restrita a locais autorizados, que deverão seguir critérios de segurança. A utilização de equipamentos de proteção será obrigatória, visando garantir a segurança dos praticantes. A medida busca promover a prática de forma organizada, contribuindo para o crescimento e reconhecimento da modalidade no município.
ARRAIAL PRESENTE
Outro município que também esteve presente no encontro dos prefeitos eleitos do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos foi Arraial do Cabo. O vice-prefeito reeleito, Diego Silveira (MDB), participou junto com o secretário de Meio Ambiente, Jorge Oliveira; de Turismo, Júnior Chuchu; e o de Trânsito, Kaká Victorino. Quem não compareceu ao evento foi o prefeito Marcelo Magno (PL), que tem se dedicado ultimamente aos trabalhos no gabinete. Ele tem muitas obras para inaugurar até o final do seu primeiro mandato e já está de olho no próximo ano. Certamente, terá muito trabalho pela frente.
BÚZIOS PRESENTE
O futuro vice-prefeito eleito, Leandro Pereira (REP), representou o prefeito Alexandre Martins (REP), no Encontro Regional de Prefeitos atuais e eleitos da Região dos Lagos, promovido pela ADR Lagos, em parceria do Sebrae/RJ, através do Escritório Regional Lagos e da Gerência de Políticas Públicas, no Paradiso Corporate Hotel em Cabo Frio. As secretárias de Turismo, Patrícia Burlamaqui, e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, também participaram do encontro. Leandro Pereira comentou sobre o encontro: “Os Projetos do Sebrae são muito importantes, principalmente para a nossa cidade, que é uma região de praia, de muitos negócios na área de gastronomia, de náuticas, e de hotelaria. É importante participar e conhecer todos os projetos para fomentar nossa cidade e ajudar nossos empresários, principalmente aos microempreendedores que estão ali desenvolvendo, gerando emprego e renda para o nosso município. Vamos fortalecer mais essa parceria junto ao Sebrae e ao nosso município”.
REUNIÃO DE ORDENAMENTO
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Armação dos Búzios, Sérgio Ferreira, promoveu, nesta segunda-feira (25), uma reunião com os quiosqueiros da Praia da Tartaruga no gabinete do prefeito Alexandre Martins (REP). O encontro teve como objetivo discutir o ordenamento do local, após a demolição dos quiosques devido à aplicação de uma ação do MP, que apontou irregularidades por ocuparem área de preservação ambiental. Durante a reunião, Sérgio destacou a importância de estabelecer regras que beneficiem tanto os trabalhadores quanto o poder público, mencionando que o ordenamento é essencial para o funcionamento adequado da praia. Segundo ele, foram ouvidas as demandas dos quiosqueiros, definidos limites para o uso de guarda-sóis, e uma equipe do Centro de Trânsito e Transporte foi enviada ao local para instalar placas de orientação sobre o estacionamento. Ao final do encontro, Alexandre anunciou que novos quiosques deverão ser construídos no próximo ano. Ele também enfatizou a necessidade de ações de infraestrutura na região. Nesse sentido, determinou à secretaria de Ambiente e Urbanismo e à de Obras e Planejamento a implementação da rede separativa de esgoto no local, como parte do Programa Esgoto Zero da prefeitura. A demolição ocorreu recentemente, em cumprimento à decisão do MP, que buscava preservar o equilíbrio ambiental da área. Enquanto aguardam a construção das novas estruturas, os quiosqueiros permanecem trabalhando de forma provisória no local.
FAÇAM SUAS APOSTAS!
Em São Pedro da Aldeia, todo mundo quer saber quem será o presidente da Câmara. Façam suas apostas, senhoras e senhores! A votação para a presidência no biênio 2025/2026 já começa a agitar os bastidores, mesmo faltando alguns meses para a definição. A disputa já tem quatro nomes no radar: Jean Pierre (PP), Márcio Soares (PL), Vitinho de Zé Maia (MDB) e Zezinho Martins (REP). O que se comenta é que Márcio tem feito um trabalho mais consistente, com forte chance de conquistar os votos dos demais pares. E aí surge a especulação: quem será que o prefeito Fábio do Pastel (PL) vai apoiar? Consultamos algumas fontes, e a informação é que o prefeito não quer se envolver diretamente na disputa pela Câmara. Assessores próximos afirmam que ele está se mantendo distante, argumentando que essa decisão cabe exclusivamente aos parlamentares. A eleição ganha ainda mais importância porque o atual presidente, Denilson Guimarães (MDB), não conseguiu se reeleger como vereador, deixando vaga a cadeira mais alta da Câmara. Outro assunto relacionado ao prefeito é a possível reforma no secretariado. Pelo que ouvimos, não devem ocorrer mudanças significativas. A única alteração prevista é a saída de Moisés Batista (SDD) da chefia de Gabinete, já que ele assumirá uma vaga como vereador, tendo sido eleito com mais de 1.700 votos. A dúvida que permanece é: quem vai ocupar o lugar dele? Vamos aguardar os próximos capítulos.
DANIELA EM BÚZIOS
Pelo incrível que pareça, a prefeita eleita de Araruama, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), continua aprendendo como ser uma nova governante. E ela vai precisar muito disso, pois a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) está deixando uma verdadeira “batata quente” para ela, em relação aos descasos que têm ocorrido no município. Daniela já viajou para Brasília e, na mesma semana, esteve na capital. Agora, nesta terça-feira (26), participou do Seminário Nacional de Licitações e Contratos, no Hotel Atlântico Búzios Convention. Com isso, Daniela não compareceu ao encontro dos prefeitos, sendo representada por sua vice eleita, Verônica Januário (Novo).
ANUNCIOU PRESIDENTES DE AUTARQUIAS
Já em Maricá, o deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá (PT) continua se movimentando para a transição de governo. Janeiro já está logo ali! Além de ter anunciado diversas secretarias e os respectivos secretários na última semana, foi concluída, nesta segunda-feira (25), a indicação de presidentes de empresas públicas e autarquias do município. E não parou por aí! Quaquá anunciou mais nomes de integrantes do primeiro escalão, como Gecimar Jorge de Aragão, na secretaria de Administração. Ele também indicou os próximos titulares dos órgãos de assessoramento e controle, entre eles o atual presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e da Autarquia da Sanemar, Márcia da Silva Ferreira, que é a atual subsecretária de gabinete do prefeito Fabiano Horta (PT). Houve também a confirmação de que Cláudio Gimenez vai comandar a pasta do Instituto de Ciência e Tecnologia. Além disso, outros dois foram confirmados: o Instituto de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro será liderado por Igor Sardinha, atual secretário de Desenvolvimento Econômico, e o Instituto de Seguridade Social de Maricá será chefiado por Priscila França. Quaquá já anunciou que sua nova gestão contará com 35 secretarias, duas a mais do que as 33 existentes na atual administração de Horta. Algumas pastas foram extintas, e outras criadas, como as secretarias de Promoção de Comunidades e Minha Casa Minha Vida. Entre os indicados, sete vereadores eleitos neste ano assumirão secretarias, abrindo espaço para que suplentes ocupem as cadeiras no Legislativo. Uma surpresa foi a nomeação de Rosana Horta, esposa de Fabiano, para a secretaria de Trabalho e Emprego.
MANOELA NO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
Quem também esteve presente no encontro de prefeitos, prefeitas eleitas e lideranças regionais para debater estratégias de fortalecimento econômico na região foi a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Ela participou, nesta terça-feira (26), do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos, promovido pela ADR Lagos em parceria com o Sebrae. Durante o encontro, Manoela esteve acompanhada por Joice Costa, secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação dos Búzios. Além de abordar temas econômicos, o evento destacou a importância de parcerias entre municípios para o desenvolvimento sustentável. Na semana anterior, Manoela também representou Saquarema no G20, evento promovido pela ONU, onde o projeto “Saquarema 2030” foi premiado no Desafio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa disputou com outras 42 cidades e foi reconhecida por sua administração eficiente e voltada para práticas sustentáveis. Saquarema, conhecida pelo surf, agora ganha destaque por sua gestão pública. No entanto, Manoela também enfrenta críticas. Muitos moradores têm reclamado nas redes sociais sobre o abono natalino de R$ 3 mil destinado apenas aos funcionários ativos e inativos. “E os terceirizados?”, questionam os críticos. O clima é de insatisfação, e a população segue cobrando uma solução. Enquanto isso, a prefeita eleita Lucimar Vidal (PL) já se prepara para a transição de governo.