BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (25)

Fábio do Pastel tem reunião produtiva no Rio, mas confere obras antes de ir à capital; Pais araruamenses reclamam de falta de vagas; Zé Bonifácio quer centro administrativo em Tamoios; Vantoil Martins é prefeito e comunicador; Búzios terá museu da identidade e outras novidades; Vice de Arraial na fila da testagem; Apoio inusitado a Ceciliano... E muito mais!

1272

FOI À CAPITAL, NA INFRAESTRUTURA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (25), começa por São Pedro da Aldeia. O prefeito Fábio do Pastel (PL) foi ao Rio, acompanhado do chefe de Gabinete, Moisés Batista. Eles estavam marcados para tarde desta tarde de terça-feira (25), numa reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. Pelo telefone, Fabio disse que o encontro “foi ótimo, muito produtivo”, disse ele. O prefeito aldeense fez questão de destacar a gentileza do secretário com a cidade: “Max tem uma preocupação e um carinho imenso por São Pedro. Ele me disse que em breve teremos mais licitações e mais obras, enfim… trabalho 100%”, comentou enquanto entrava no carro retornando para região. Já nesta quinta (26), o prefeito aldeense irá receber aqui, em seu gabinete, o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra. Nos bastidores, os assessores dizem que Fábio tem se dedicado a buscar apoio financeiro para pavimentação, urbanização e saneamento básico nos bairros. Por isso, prefeito vem cercando Max e Uruan para fazer avançar os processos.

MAS ANTES DO RIO…

O dia de Fábio começou cedo. Antes de partir para capital, por volta das 9h, fez vistoria em escolas que vão começar reformas nesta semana. Na segunda-feira (24), prefeito fez questão de acompanhar de perto o início da vacinação das crianças. Depois de 10 dias parados pela Covid, agora, o tempo urge. Correria que fala, né?!

ESCOLA PRA QUEM?

Em Araruama, tudo lindo na Educação, pelo menos por fora, a ver pelas inúmeras creches e escolas que têm sido reformadas ou construídas na gestão Lívia de Chiquinho (PP). As escolas 100% ecológicas, por exemplo, chegou a fazer os olhos dos pais brilharem, não à toa, porque quem viu de perto se encantou tamanha é a estrutura. Mas, por outro lado, tem muito pai e mãe morador desses bairros que receberam essas escolas e queixando que na hora de matricular os filhos por falta de vagas, e que só conseguem em instituições da rede municipal muito longe de casa. O certo seria priorizar quem mora no bairro, né? Não é assim que funciona? Enfim, de qualquer maneira, questionamos a Prefeitura, que emitiu a seguinte nota: “A Prefeitura esclarece que está sendo realizado cadastro reserva para os alunos das creches. Só depois, conforme houver vagas, é que as matrículas serão efetivadas e aí, sim, a Secretaria de Educação vai buscar colocar o aluno o mais próximo da sua residência”. Então tá, vamos aguardar pra ver.

À LA QUEIROGA?

Ainda em Araruama, uma matéria veiculada no RJTV2 desta terça-feira (25), mostrou a reclamação de uma mãe, que teve a identidade preservada, denunciando que a secretaria municipal de Saúde está exigindo que pais e responsáveis assinassem termo de responsabilidade para garantir o direito à vacinação de suas crianças. Ué? É um método à la Queiroga? Se sim, há de ser retirado os parabéns à prefeita, que, até então, estava fazendo franca campanha pela imunização dos pequenos. Deu bug?

VALÉRIA DE VOLTA

Com a licença do vereador Elói na Câmara de Araruama, a suplente Valéria Amaral (PSD) tomou posse da vaga no parlamento em sessão extraordinária nesta terça-feira (25). Durante o discurso, que marca o retorno de Valéria à Câmara, ela se emocionou. A vereadora disse que “Deus sabe de todas as coisas”, afirmou ter se sentido muito honrada ao deixar a Casa e que volta “muito feliz por encontrar amigos, novos eleitos e fazer parte de um novo momento, de uma nova história”. Valéria disse que seu olhar político mudou, está mais analítico e mais paciente. Pelo telefone, confessou que tirou a tarde para receber os amigos em casa numa comemoração pela oportunidade: “Estou muito feliz!” A recém empossada edil salientou que “não será oposição, mas sim, uma mulher de “posição”. Adiantou ainda que “não tem nada contra a prefeita Lívia ou marido dela (Chiquinho), mas que pretende tão somente ajudar a população”, destacou.

ELÓI NO ESTADO

O vereador licenciado de Araruama Elói Ramalho (PSD), já está desempenhando suas novas funções de chefe de Gabinete da secretaria do Estado de Direito do Consumidor, comandada pelo deputado estadual licenciado Léo Vieira. Ramalho está todo orgulhoso e disse ser o primeiro vereador em mandato a ser escolhido para assumir cargo no governo do Rio de Janeiro. O convite para tal foi feito pelo governador, Cláudio Castro (PL), o que mostra o prestigio que Elói tem construído, mesmo sendo vereador de primeiro mandato. Elói argumentou ainda que a nova empreitada vai ser importante politicamente, não só para ele, mas também para ajudar o governador em toda a Região dos Lagos. Vamos ver, né?

CENTRO ADMINISTRATIVO EM TAMOIOS

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio passou o dia em Tamoios, como tem feito às terças. Aliás, Zé foi bem cedo e, segundo ele, passou mais tempo que o previsto. Disse que foi resolver uma desapropriação (amigável) de uma área na Rua das Capivaras, onde há dois prédios para onde ele vai levar algumas secretarias e subsecretarias, como Obras, Mobilidade e Educação. O local possui 5 mil m² e será transformado em centro administrativo. O prefeito destacou que todos os imóveis da Prefeitura no Segundo Distrito são alugados e ele quer cortar essa despesa, por isso, foi cuidar de perto da questão. Além disso, Bonifácio disse que a preocupação também é com o morador, que quando precisa dar andamento a algum processo tem que se deslocar até o centro de Cabo Frio. E tem mais novidade: Prefeito disse que está informatizando todo o sistema de entrada em processos, permitindo ao cidadão acompanhar o andamento. Essa informatização começa por Tamoios. Para esta quarta (26), Zé contou que sua agenda está tranquila, mas na quinta-feira (27), vai a Niterói, para reunião com prefeito Axel Grael (PDT). Na pauta, troca de experiências com a Clin – Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói, no intuito de trazer inovações e melhorias para Comsercaf. Aproveitando, Zé vai levar de volta o neto João, que estava de férias com avô.

CONSELHO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) publicou um decreto segunda-feira (24), com nomes dos integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Tem representantes da secretaria de Cultura, Procuradoria-Geral, Saúde, Esporte e Lazer, Educação, Governo, Agricultura, Fazenda, da Coordenadoria da Igualdade Racial, Obras, Turismo, Comunicação, Juventude, Criança e Adolescente, Melhor Idade e superintendência da Mulher. O Legislativo será o vereador Leo Mendes. Da sociedade civil, participam movimentos sociais, tais como negro, movimento de mulheres, da umbanda, quilombola, juventude negra, LGBTI, cultura urbana, profissionais de educação, comunidades pesqueiras, judaicas, capoeiristas, ciganas, candomblé, indígena e movimento rural. O mandato da COMPIR é de dois anos, contados a partir de 24 de janeiro.

VANTOIL, O COMUNICADOR

Conforme dito na coluna desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Iguaba Grande botou as máquinas na Estrada do Arrastão e iniciou a tão aguardada pavimentação da via – que é uma das principais da cidade. Nesta terça (25), o prefeito Vantoil Martins (CID), todos os vereadores – com exceção de Balliester Werneck (CID) – e o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, foram conferir de perto o andamento dos trabalhos. Teve até transmissão nas redes sociais. Quem entrevistou os moradores – alguns com 40 anos morando ali sem nunca ter asfalto na porta – foi o próprio chefe do Executivo iguabense. O detalhe é que Vantoil, que esbanja desenvoltura no vídeo, confessou que um dos sonhos dele era fazer uma faculdade de Comunicação. Nunca é tarde, né, gente? Quem sabe após concluir o mandato na Prefeitura, a gente não ganha mais um colega na profissão?

MUSEU DA IDENTIDADE BUZIANA

Em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio, Luiz Romano está animado esse ano. Dois projetos têm feito os olhos dele brilharem. Um é a criação de um museu no balneário, que já tem nome – Museu da Identidade Buziana, sobre o qual Romano deixou bem claro, “a ideia é valorizar os povos tradicionais de Búzios, principalmente pescadores, quilombolas e indígenas. O secretário considera de vasta importância resgatar essas tradições e valorizar esses povos que hoje, praticamente despareceram do protagonismo da cena buziana. Outro projeto que ele nos confessou, é o Festival de Cinema Negro, na Rasa, principal comunidade remanescente quilombola do município. E tem mais: o desejo de Romano é homenagear Elza Soares, logo na primeira edição. Disse que está buscando a família da cantora. Tem tudo a ver Búzios, Rasa, resistência e Elza Soares. Na imagem, da esquerda para a direita, o assessor da Secretaria de Estado das Cidades, Enzo Lorenzi; Romano, o deputado federal Hugo Leal (PSD) – que, inclusive é grande incentivador para a construção de um museu e um teatro em Búzios, e o prefeito Alexandre Martins (REP), na ocasião de apresentação do projeto.

AÇÃO SOCIAL

Uma ação da Prefeitura de Búzios beneficiou mais de 300 pessoas na Praça do Inefi nesta terça-feira (25). A iniciativa foi das secretarias da Mulher e do Idoso e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda em parceria com a Fundação Leão XIII na Praça do Inefi, na Rasa. No evento, foram oferecidos a população vários serviços, como: agendamento para 2° via de certidão de nascimento/casamento/óbito ou RG, averbação de certidões, celebração de casamento, termo de união estável, orientação para Carteira de Trabalho Digital e orientação para acesso ao Vale Social, além do Balcão de Empregos. Para a secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, a ação social foi um sucesso.

TODO MUNDO NA TESTAGEM

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) – já escaldado pela Covid e pela gripe – tem feito forte campanha não só para imunização como também para testagem do coronavírus entre munícipes e servidores. Nesta segunda-feira (24), teve testagem no Porto do Forno. A ação, em parceria com a vigilância em saúde municipal, tem o objetivo de prevenir a transmissão entre colaboradores assintomáticos. E o vice-prefeito Deivinho Brito, que também é diretor do Porto, foi direto fazer o teste, antes mesmo de começar os trabalhos do dia. Mas, segundo fontes da própria Prefeitura, está tudo bem com ele.

APOIO INUSITADO

A possível candidatura do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), ao Governo do Estado ganhou um apoio para lá de inusitados: o do ex-governador Anthony Garotinho. A liderança de Campos dos Goytacazes se reuniu com Ceciliano e o presidente estadual do PT, João Mauricio, no apartamento de Garotinho, no bairro carioca do Flamengo. O encontro foi destaque na coluna de Berenice Seara no Extra. Dado ao desprestigio que Cláudio Castro (PL) – que tinha apoio declarado de Garotinho – passou na inauguração da Faetec de Tamoios (que teve a presença só do prefeito de Arraial do Cabo), não é difícil de acreditar nesse cenário. Ceciliano, por sua vez, quando esteve em Cabo Frio reuniu todos os prefeitos – e quem não foi, mandou representante. Olho no lance, olho no gol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui