Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (23)

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME

O assunto do dia nesta terça-feira (23), em Arraial do Cabo, foi a presença da Polícia Federal na cidade. E quem conhece Arraial sabe bem que quando tem PF na rua, todo mundo para acompanhar os desdobramentos. “O bambu gemeu”, disse um cabista gaiato. Teve gente que seguiu a viatura pela cidade até de bicicleta, ou mesmo colocou um drone em ação acompanhando a rota do veículo para descobrir onde seriam feitas as "visitas". Desta vez, os agentes estiveram na casa do ex-prefeito Andinho Brito (MDB), do seu irmão e atual vice-prefeito, Deivinho Brito (SDD), informação confirmada pela Comunicação da Prefeitura que ficou de trazer outros detalhes, mas até o fechamento desta edição, não deu mais retorno. O motivo ainda é uma incógnita. Os agentes também estiveram na casa do ex-prefeito Henrique Melman (PDT), onde entregaram uma intimação. Só que neste caso, como diz o ditado "quem não deve, não teme", a advogada do pedetista, Ana Carolina Melman – que é neta do ex-prefeito, logo se manifestou espontaneamente pelo telefone e através de nota. 

 

 

 

 

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME II

Disse que ainda não sabe de que se trata, mas que nesta quarta, vai entrar em contato com a PF. A advogada fez questão de destacar que o político é correto e que não há o que temer com a justiça, e que ele, apesar de não estar em Arraial, mantem-se tranquilo. "Apenas os empregados estavam presentes no momento (da entrega da intimação) e não lhes foi dada nenhuma informação. Dessa forma, ainda não sabemos ao certo. Amanhã tentaremos contato com a Delegacia da Polícia Federal de Macaé para obter o inteiro teor da intimação e, com certeza, estaremos à disposição das autoridades", disse Ana Carolina Melman. A advogada, entretanto, lembrou que durante as eleições, Henrique entrou com uma ação contra Andinho por causa de xingamentos feito contra ele em comício. A juíza de Arraial, Dra. Juliana Gonçalves determinou que as investigações fossem conduzidas pela PF para apurar eventual crime eleitoral. Ana salientou que houve pedido do Ministério Público para intimação da Polícia Federal para apurar crime praticado por Andinho, e a decisão da Juíza deferindo a intimação. O ofício foi enviado pelo cartório (por e-mail): “Mas ressalto que não tenho como saber se a intimação se refere a isso, pois, ainda não tive acesso ao documento”, disse ela. Em determinado trecho do pedido do MP consta que "diante da possível prática do crime de injúria eleitoral prevista no art. 326 do Código Eleitoral, pugna o MP pela remessa de cópia da petição inicial da presente representação para a Delegacia de Polícia Federal para apuração do delito supramencionado". Importante destacar que Andinho já foi condenado nesse processo na esfera eleitoral ao pagamento de multa, conforme antecipou a advogada.

 

 

 

TURISMO À MODA DE IGUABA

Após chegar em Brasília na segunda-feira (22), Vantoil Martins (Cidadania), prefeito de Iguaba Grande, se reuniu com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ) nesta terça (23). No encontro, Vantoil levou um projeto para a revitalização da Praça da Estação, com objetivo de tornar o local mais um ponto turístico para a cidade, com direito, inclusive, a uma maria fumaça e um ponto gastronômico. Chique demais, né? Elogiando Vantoil, Gutemberg se colocou como o deputado que mais libera emendas para Iguaba e mandou um “beijo no coração de todos. Tamo junto” no fim de um vídeo postado por “Toil”.

 

 

 

 

ESPÍRITO REPUBLICANOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), fez um considerável aceno ao senador Flávio Bolsonaro (REP/RJ) nesta segunda-feira (22). Nas redes sociais, o chefe do Executivo compartilhou uma publicação do parlamentar sobre Búzios ter zerado o número de pacientes internados com COVID-19. A postagem continha a legenda “salvando vidas e desmascarando a ‘torcida da morte’”, fazendo referência a uma matéria do jornal O Globo que falava sobre a estimativa da Defensoria Pública de Búzios de que a cidade teria aumento exponencial nos casos de Covid após o carnaval. Flávio, então, parabenizou o prefeito buziano pelo “tratamento precoce contra a COVID-19 implantado na cidade”. Indo além, Alexandre declarou que se sentiu honrado com a menção do filho do presidente na internet e agradeceu a confiança na gestão dele, lembrando do empenho dos dispositivos da Prefeitura para promover e proteger o bem estar da população. Só vale a ressalva de que não existe “torcida da morte” no bom Jornalismo, que tem trabalhado intensamente desde o começo da pandemia, lá em março de 2020, a fim de alertar os moradores para evitar aglomerações e o risco de contágio pela doença. Senador, que fique claro que “torcida da morte” faz quem incentiva as pessoas a saírem, quem inflama multidões e joga contra o acesso da população a tratamentos realmente eficazes contra uma doença que já matou 247 mil brasileiros. Nesses 11 meses de pandemia, cabe a análise de que não é a imprensa que tem sido a “torcida da morte” nesse país.

 

 

 

ESPORTE E INCLUSÃO

Ainda sobre Búzios, o balneário foi sede, nesta terça (23), de um Fórum Regional de Esporte, com a presença do secretário estadual da pasta, Leandro Alves, e do assessor especial do governo do Estado, Vinícius Sarciá. A intenção é retomar as atividades na Região dos Lagos, e por isso a importância de, num primeiro momento, debater as diversas modalidades esportivas de acordo com as características de cada localidade. Além disso, outra meta é incluir pessoas com deficiência e socializar os jovens. "Vamos mapear inúmeras oportunidades e áreas em potencial, que podem agregar projetos sociais e realização de grandes eventos", disse o secretário estadual.

 

 

 

QUALIFICAÇÃO EM PAUTA

Um dos muitos problemas por que passa Cabo Frio é a falta de qualificação dos trabalhadores daqui, o que faz com que muitas das contratações em vários segmentos sejam com pessoas de fora da cidade. E mudar esse cenário é uma das missões do prefeito José Bonifácio (PDT). Nesta segunda-feira (22), Zé e o líder de governo na Câmara, vereador Davi Souza (PDT), participaram de uma reunião com o diretor-geral do IFF Cabo Frio, Victor Saraiva, e do diretor administrativo da unidade, Joilton Mendes. O objetivo foi buscar caminhos para que cursos profissionalizantes sejam realizados em conjunto com o Café do Trabalhador, por meio de suporte a um possível retorno das atividades no local. 

 

 

 

TESTAGEM OBRIGATÓRIA

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB) propôs um novo projeto de lei que visa tornar obrigatória a testagem periódica de professores e demais funcionários das escolas públicas e privadas do município de Cabo Frio para detecção da Covid-19, como medida de controle da pandemia. O assunto foi debatido na sessão desta terça-feira (23). A proposta é que as aulas presenciais só possam ser realizadas se a escola fizer o teste para detecção da doença a cada 14 dias em todos os professores e profissionais que trabalham na escola. Vamos ver o que sai disso daí.

 

 

 

 

PERDAS LAMENTÁVEIS

Cabo Frio perdeu, nos últimos dois dias, duas pessoas super importantes para o desenvolvimento do município. Dona Elicia, 74 anos, presidente do Sindicato Rural de Cabo Frio, e Miguel Angel Muller, 70 anos, pioneiro no ramo de TV a cabo no município, faleceram por problemas de saúde. Dona Elicia Ramos da Cruz faleceu nesta segunda (22), em decorrência de uma hepatite. Ela vivia e lutava pelo Quilombo de Botafogo. Já Muller estava internado há cinco meses vítima de sérias complicações de saúde. Morador de Cabo Frio há mais de 50 anos, ele foi um dos fundadores da Costa do Sol TV a Cabo. O Portal RC24h se solidariza e presta condolências aos amigos e familiares em momento de tanta dor.

 

 

 

MAIS UMA PRA CONTA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP) inaugurou nesta terça-feira (23), o espaço onde vai funcionar as unidades do CRAM, Conselho Tutelar e CREAS do município. Localizado no Centro da cidade, a entrega foi as 11h, com transmissão pelas páginas da Prefeitura de Araruama. A inauguração faz parte do pacote de obras prometido por Lívia para a comemoração dos 162 anos de Araruama. Até as 18h30 desta terça, o vídeo já contava com 3,4 mil visualizações e 248 compartilhamentos na fanpage de Lívia. Uma coisa ninguém pode negar: Livia tem muita força na rede social. Aliás, como poucos prefeitos de nossa região.

 

 

 

DENÚNCIA NO MPF

Uma denúncia foi feita no MPRJ referente às candidaturas laranjas nas eleições municipais em São Pedro da Aldeia. Um dos partidos alvo foi o PV. Entrando em contato com o presidente da executiva municipal, Júnior do PV informou que essa investigação não é exclusiva do Partido Verde, e que outras siglas estão sendo investigadas. Todas as candidatas que tiveram menos de dez ou pouco mais de dez votos estão sendo chamadas para prestarem esclarecimento junto à promotoria do Ministério Público. Júnior está tranquilo e acredita que tudo será esclarecido. O curioso é que quem fez a denúncia pra gente não informou que a investigação está atingindo todas as legendas que disputaram eleição, inclusive um dos primeiros a levantar suspeição sobre isso, foi um candidato Paulo Santana. 

 

 

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) marcou para esta sexta-feira (26), a primeira audiência pública do ano para prestação de contas do município. No evento, transmitido ao vivo pelo Facebook a partir das 14h30, serão apresentados os balanços do terceiro quadrimestre do ano passado, de setembro a dezembro. Durante a sessão, a população vai poder participar e enviar perguntas.

 

 

 

 

MAIS TRANSPARÊNCIA NA COVID

Nesta terça-feira (23), a Câmara de Macaé discutiu e aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 005/2021, que estabelece a criação de um portal da transparência, com o objetivo de divulgar os dados referentes à vacinação contra a Covid-19. De acordo com a autora, Iza Vicente (Rede), o governo deve garantir agilidade no acesso à informação sobre a campanha, com dados atualizados diariamente. "Primeiro, é muito importante parabenizar os profissionais da saúde que estão na luta, pois não tivemos nenhuma informação sobre desvio de vacinas, como tem acontecido em outros lugares", disse Iza, que ainda lembrou que, durante a tramitação do PL, a prefeitura lançou um portal de informações. "Assim, considero que a lei é importante para consolidar o serviço, uma vez que estamos apenas no início da campanha", acrescentou.

 

 

 

AUXÍLIO DE ATÉ R$ 300

A Alerj aprovou, em discussão única, nesta terça (23), a criação do programa Supera Rio, que cria um auxílio emergencial mensal de até R$ 300,00, com validade até o fim do ano, e uma linha de crédito de até R$ 50 mil para microempreendedores e autônomos. A determinação é do projeto de lei 3.488/21, do deputado André Ceciliano (PT). A medida será encaminhada ao governador Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. O auxílio terá validade até 31 de dezembro de 2021. "São graves as consequências econômicas da pandemia, com mais de 100 mil pessoas sendo desempregadas somente ano passado, e podemos ajudar a reduzir esses efeitos com medidas como essa, que vai permitir que parte da população saia da vulnerabilidade social com a prorrogação do acesso a uma renda mínima básica. Sabemos que nunca é o suficiente, mas atualmente é o que o Estado pode arcar (…) Esperamos que haja celeridade para colocar o programa em vigor", ressaltou Ceciliano.

 

 

 

PRESIDIÁRIO E SUSPEITA DE ASSASSINATO: ENFIM, A BANCADA FLUMINENSE NA CÂMARA

O Conselho de Ética da Câmara, suspenso desde o começo da pandemia, retomou os trabalhos recentemente e, nesta terça-feira (23), instaurou processos contra os deputados Daniel Silveira (PSL), preso na semana passada por determinação do STF, e Flordelis (sem partido), investigada como suposta mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. Tanto Flordelis quanto Daniel fazem parte da bancada fluminense da Câmara. É através do Conselho de Ética que os parlamentares decidem se um colega perderá ou não o mandato. Contra Flordelis, há ainda uma decisão judicial desta terça que a afasta do cargo de deputada federal até que ela seja julgada no processo sobre a morte de Anderson do Carmo. Para validar o afastamento definido pelos desembargadores do TJ, a Câmara precisa aprovar a decisão.

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content