26/12/2024 — 21:01
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Vantoil Martins lança programa inovador voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade; José Bonifácio corre atrás de reduzir rejeição com ampliação da Moeda Itajuru; Alexandre Martins de olho nas obras do Mercado do Pescador e os novos vereadores empossados de Búzios; Fábio do Pastel acompanha sinalização; A programação do aniversário de Arraial; O engodo do reajuste da Educação em Araruama... E muito mais!

Compartilhe

AMOR E ACOLHIMENTO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (21) começa por Iguaba Grande, município que inaugurou hoje a sede do programa Família Acolhedora, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que vem para substituir as casas de passagem (abrigos provisórios). Trata-se do cadastramento de famílias capacitadas e que queiram acolher crianças e adolescentes em situação de violação ou vulnerabilidade social. Para tanto, a Prefeitura vai dar um auxílio financeiro de um salário mínimo a essas famílias e criou lei municipal nesse sentido. O programa é inovador e tem critérios rigorosos. Os interessados, além de terem que residir na cidade há mais de dois anos, devem ser maior de 21 anos, mantendo uma diferença de idade, no mínimo, de 16 anos em relação ao acolhido, entre outros. Outro ponto importante é que todo o trabalho desenvolvido será acompanhado por psicólogo e assistente social. “Estamos muito felizes por mais esta conquista para a nossa cidade, pois este programa irá auxiliar e mudar a vida de crianças e adolescentes que estão passando por um momento tão delicado. Deixo o convite à população: se inscreva, sua família pode fazer a diferença”, disse o prefeito Vantoil Martins (CID). Interessante observar que um município de pequeno porte como Iguaba Grande e orçamento, idem, consiga gerir os recursos e equipe de tal maneira e de modo tão eficiente para inserir um programa desse na cidade. A inscrição pode ser feita presencialmente na Rua Manoel Fernandes Batista, n° 79, no Centro, ou on-line, através do link.

KIT FEZ SUCESSO

Continuando sobre Iguaba, esta terça-feira também foi de mais uma excelente ação da Prefeitura. Os mais de 500 professores da rede municipal de ensino receberam um kit de material para trabalhar em sala de aula. O secretário da pasta, Jales Lins, fez a entrega pela manhã e os elogios não cessaram durante todo o dia. Uma dessas professoras, a Bruna Helen, ficou tão alegre com o ‘mimo’ que mandou imagens para o Portal RC24h. O município já queria fazer isso há algum tempo, tal como fez a prefeitura de Arraial no ano passado. Fazer um agrado, mesmo que simples, ao professor é algo que se deve valorizar, afinal de contas, estamos onde estamos por causa dele. Esse é o tipo de moda que deveria pegar.

DECISÃO PRÓ-IGUABA

Os postes danificados de Iguaba Grande deverão ser substituídos após uma Ação Civil Pública realizada pela Procuradoria-Geral do Município. A juíza Alessandra de Souza deu provimento a alegação do município contra a concessionária de energia e determinou que todos os postes identificados como danificados sejam substituídos por outros com a estrutura necessária para a transmissão de energia elétrica com segurança e qualidade. Em vídeo publicado nas redes sociais, o Procurador-Geral de Iguaba, Dr. João Cavalcante, destacou a importância da participação da população no envio de fotos e vídeos de locais que se encontram com postes em risco iminente de queda ou oferecendo perigo à população. Veja o vídeo acima.

FAMÍLIA ACOLHEDORA E CABOCLINHO

A convidada do 66º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (21), foi a secretária de Assistência Social de Iguaba Grande, Claudia Souza, que conversou sobre a vida pública e as principais ações da pasta que vêm sendo desenvolvidas no município. Falou do programa Família Acolhedora, lançado nesta terça e que se trata de um acolhimento provisório a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Como também ressaltou a importância do programa de transferência de renda, a moeda Caboclinho, que hoje atende mais de 1,7 mil famílias. Confira na íntegra.

ITAJURU NO JACARÉ

Em Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) anda correndo atrás de melhorar sua popularidade que, como dissemos aqui, na coluna anterior, não está das melhores. Nesta terça-feira (21), ele recebeu o vereador Jean da Autoescola (PL) e, logo em seguida, ele anunciou que a moeda social Itajuru vai chegar ao bairro do Jacaré a partir de abril, para atender cerca de 500 famílias. Na verdade, trata-se de um bairro que já poderia estar incluído no programa, mas a metodologia dessa transferência de renda não acontece de modo verticalizado, mas por localidade.

OBRAS DO CENTRO TECNOLÓGICO

Ainda em Cabo Frio, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) iniciou a semana nesta segunda-feira (20) visitando as obras do futuro Centro Tecnológico de Tamoios. O local fica em frente a Fazenda Campos Novos e vai contemplar os moradores de Cabo Frio, Tamoios e de toda a zona rural da região com uma faculdade pública, uma nova Faetec com mais cursos profissionalizantes e laboratórios para desenvolver a parte agrícola da região. “O Centro Tecnológico será um local de ensino para as crianças e os adultos, mas também será um local de convivência e lazer para todos nós”, disse Dr. Serginho, que considera a obra “um sonho que está virando realidade”.

MERCADO DOS PESCADORES

Por falar em obra, quem também está de olho em uma construção bem aguardada pelos moradores é o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP). A visita ao local onde vai funcionar o Mercado dos Pescadores, na Rasa, nesta segunda-feira (20), foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Obras e Projetos, Miguel Pereira, e pelos titulares de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, e Turismo, Cristiano Marques. Nas redes sociais, Alexandre escreveu: “vamos acompanhar o passo a passo de cada serviço para que a inauguração deste novo polo turístico seja entregue o quanto antes”.

NOVOS VEREADORES NA CASA

Por falar em Búzios, nesta terça-feira (21), a Câmara Municipal realizou a posse dos vereadores suplentes Marcos Clayton Assis Sodré (PROS) e Samuel da Bike (PATRI), que assumem as cadeiras dos vereadores licenciados Niltinho de Beloca e Aurélio Barros. Conforme você leu na coluna Boca Miúda, os dois foram convocados para assumir, respecitvamente, as secretarias do Idoso e da Pessoa com Deficiência. A sessão na Câmara que empossou os novos vereadores contou com a presença de autoridades políticas, entre elas o deputado federal Jones Moura (PSD) e o deputado estadual Jorge Felippe Neto (Avante). Além da posse dos edis, na sessão legislativa desta terça, foram encaminhados três projetos de lei do Poder Executivo que visam suplementar e criar despesas no orçamento vigente, para atender dotações da Saúde e Meio Ambiente; com recursos de superávit financeiro. As matérias serão analisadas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

VISTORIA NOTURNA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), fez uma live na noite desta segunda-feira (20) conferindo os trabalhos de sinalização viária no entorno do Teatro Municipal, no bairro Nova São Pedro. O trabalho feito pela secretaria de Segurança e Ordem Pública incluiu sinalização horizontal e vertical. A ação tem como objetivo permitir a mobilidade segura de pedestres e motoristas que trafegam pela cidade, de forma a promover o ordenamento do trânsito no local. O trabalho foi iniciado na segunda, com tinta apropriada para demarcações viárias. A finalização do serviço foi nesta terça (21), com a colocação das placas de trânsito. Fábio disse na live que a escolha do local para iniciar esse tipo de trabalho se deve ao fluxo de veículos que trafega por ali. No entanto, o alcaide se comprometeu a levar a sinalização para outros pontos do município.

Show de Zé Ramalho no aniversário de Arraial do Cabo em 2022 lotou região da Praia dos Anjos

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

O aniversário de Arraial do Cabo é só em maio, mas já tem atração confirmada para a festa. A secretaria de Turismo já fechou contrato para shows do grupo de pagode Pixote e do cantor de MPB Nando Reis para animar o evento, respectivamente, nos dias 12 e 14 de maio. Ambos os shows serão na Praia dos Anjos, com início ali por volta de 22h30 e 23h. Em 2022, a programação de aniversário cabista bombou com cinco dias intensos de festa. Vamos ver como vai se sair neste ano.

REAJUSTE A CONTA GOTAS

Que a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), adora dar uma enrolada para reajustar salários na educação, todo mundo sabe. Nesse ano, no entanto, ela resolveu inovar. Os reajustes do piso nacional do magistério propostos pelo MEC de 2022 e 2023, somados, dão ali algo próximo a 49%. Acontece que, pelo projeto de lei enviado pela chefe do Executivo à Câmara, o reajuste na cidade será de 7% neste ano e 7% no próximo. Ou seja, nada perto daquilo que é devido aos profissionais. Além disso, há quem diga que esse reajuste a conta gotas só foi proposto por conta daquela decisão judicial que deu o controle das contas da educação para a secretaria da área, tirando das mãos diretas da Prefeitura. Que situação, hein? A prefeita também propôs aos Parlamento um auxílio-alimentação para servidores de alguns cargos na educação, evidenciando uma predileção por uma profissão em detrimento de outras da mesma área. Vamos ver como esse novelo vai se desenrolar.

REPRESÁLIA DEFLAGRADA?

Por falar na Câmara de Araruama, nesta terça-feira (21), o grande destaque da sessão foi o ex-vereador Sérgio Roberto Egger de Moura. É que o político interrompeu o encontro parlamentar aos gritos e chegou a ser convidado a se retirar do plenário pelo presidente da Câmara, Nelsinho do Som (PSC). O que Egger reinvindicava é que uma funcionária da UPA de Araruama teria sido exonerada pelo Governo Municipal, simplesmente, por uma suspeita de ser conhecida dos vereadores Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL), que compõem a oposição mais ferrinha ao clã Chiquinho na cidade. Se procede a situação, a gente não sabe. Mas que é bem a cara do casal real de Araruama, ah, isso é.

HOMENAGEM NA TRIBUNA

Por falar em Penha Bernardes, a vereadora utilizou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (21) para fazer uma justa homenagem a sua filha Bellinha, que faleceu no começo deste ano, após travar uma intensa batalha pela vida. É que, neste dia, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, que era o caso de Bellinha, que nasceu prematura, no fim do ano passado. Além de usar a tribuna do Parlamento, Penha também publicou uma homenagem muito bonita em suas redes sociais, falando um pouco sobre o amor que teve por Isabella, fruto de seu relacionamento com o também vereador Oliveira da Guarda (MDB). Em um dos trechos, Penha abre o coração: “Filha, por onde quer que a gente ande, por onde quer que a gente vá, você sempre será nossa inspiração, nosso motivo para prosseguir, nosso motivo para lutar, porque hoje nossa missão é maior que a nossa dor”.

JOÃO MAURÍCIO NO RC CAST

O presidente estadual do PT e secretário de Governo de Maricá, João Maurício, será o entrevistado do próximo RC Cast. João vai falar um pouco do Partido dos Trabalhadores, que está se organizando na Região dos Lagos e já anunciou candidatura própria para as eleições municipais de 2024, além do panorama político da atualidade. A propósito, o 67º episódio do podcast vai ser nesta quarta-feira (22), excepcionalmente, porque João vai ao Rio na quinta (23) acompanhar o lançamento da assinatura do novo decreto de fomento cultural. O evento será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 17h30, com a presença do presidente Lula (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na ocasião, serão retomados os recursos da Lei Rouanet, com cerca de R$ 1 bilhão. As verbas vêm da iniciativa privada por meio de benefício fiscal e estavam paradas desde o início de 2022. Para o mês de abril, há expectativa de que Lula e Margareth façam o anúncio da abertura dos recursos provenientes das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo