BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Marcelo Magno lança programa para subsidiar passagens de ônibus para famílias de baixa renda em Arraial; a repercussão da saída de Paulo Baía do governo de José Bonifácio e Magdala Furtado coladinha em Júlio; Heloísa Helena fala tudo no RC Cast; Vantoil dá rolê em obras às vésperas de anunciar fase 2 do Programa Iguaba Melhor; o ex-vereador condenado em São Pedro; Alexandre Martins visita Praia do Forno; o café da manhã para jornalistas do Sebrae; o meme pronto de Lívia; e muito mais...

1098

ACELERANDO NO TRANSPORTE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (21) embarca no transporte público em Arraial do Cabo que vai ficar bem mais em conta para algumas famílias em situação de vulnerabilidade. É que o prefeito Marcelo Magno (PL) lançou o programa ‘Meu Transporte’, que subsidia 60% da passagem nos ônibus coletivos que fazem o trajeto entre distritos e o Centro da cidade. E não é só isso. O prefeito está determinado a acelerar nos transportes mesmo. Marcelo quer implantar até julho um projeto de vans gratuitas para moradores das comunidades da Cabocla e Boa Vista. O transporte era feito por kombis no governo de Andinho e foi descontinuado. O transporte universitário também deve voltar, por determinação do prefeito, antes do inicio do 2º semestre, até agosto. Marcelo entrega nos projetos, tanto que tem se tornado referência no Estado e foi chamado para uma reunião com o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (REP), para trocar experiências.

BONIFÁCIO RESPONDE BAÍA

Do Arraial do Cabo para Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) se manifestou na noite desta segunda-feira (20) sobre as declarações feitas pelo ex-secretário de Administração, Paulo Baía, de que teria deixado o governo após a gestão não cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. Bonifácio afirmou em resposta a imprensa que não responde acusação de forma genérica e disparou: “O secretário tem que dizer qual TAC foi descumprido para que eu possa dizer o que aconteceu”. O prefeito disse ainda não entender porque ele está falando isso, mas que é a versão dele e que respeita. A saída de Paulo Baía, segundo levantamento da coluna, ocasionou a 22ª troca no secretariado de José Bonifácio, que está há apenas 18 meses exercendo mandato.

JUNTO E MISTURADO

Falando agora sobre a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) esteve ao lado do secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra, nesta terça-feira (21), no momento em que ele rebateu críticas feitas por personalidades como o vereador cabo-friense Davi Souza (PDT) sobre a ausência de obras do Governo na cidade. Uruan negou que o Estado tenha abandonado município qualquer que seja e falou sobre o convênio com a prefeitura de Cabo Frio para asfaltamento, por exemplo, no primeiro e segundo distritos. O deputado federal Júlio Lopes (PP) esteve presente no vídeo. Aliás, olha a aproximação. Júlio tá fechado com Magdala e colou mesmo. Faz questão de chamar para tudo que é agenda e de mostrar a união com a vice. Fica a impressão de que Magdala tá com Júlio, com Jefferson Vidal, com Dr. Serginho, com Altineu Côrtes, com todo mundo! Menos com o prefeito. Que situação…

TERMO DE COMPROMISSO

Falando em Dr. Serginho, a gente comenta um compromisso do deputado estadual e ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação na manhã desta terça-feira (21). O parlamentar participou da assinatura do Termo de Compromisso de Início da Construção dos Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros em uma parceria entre a SECTI e a FAETEC. A assinatura foi às 10h no auditório da Fundação CECIERJ. O projeto foi desenvolvido para atender 35 crianças por unidade, na faixa etária de 8 a 12 anos, permitindo aos estudantes ter o primeiro contato com a área tecnológica orientada e assim fomentar as atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação em todo o Estado. Além de Serginho, estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carrinho, o presidente da Faetec, Iranildo Campos, o presidente da Cecierj, Roberto Pires, e os deputados estaduais Márcio Gualberto (PL) e Anderson Moraes (PL).

DE TUDO UM POUCO

Pré-candidata a deputada federal pelo Rede Sustentabilidade RJ, Heloísa Helena foi a entrevistada do RC Cast nesta terça-feira (21). Falou de tudo um pouco e não fosse o tempo contado, daria um bate-papo para o dia inteiro. Disse da pré-campanha, de suas bandeiras e o que a levou à corrida eleitoral após um hiato de 15 anos, desde que deixou o senado. Não poupou críticas à atual conjuntura política, “lugar onde tem mais bandido”. Heloísa Helena também abriu o jogo a quem vai apoiar na corrida à presidência da República. No primeiro turno, vai de Ciro Gomes (PDT). Quer saber mais? confira a entrevista na íntegra.

CAFÉ COM TOUR

A Associação de Hotéis de Cabo Frio realiza, a partir das 9h desta quarta-feira (22), a primeira edição do Café com Tour, no Office Caffé do Braga. O palestrante convidado será o pré-candidato a deputado estadual Leandro Cunha (PSB), mestre em Economia e Gestão Empresarial, para falar sobre os desafios pós-pandemia. A segunda edição do Café com Tour está prevista para o mês de agosto, e novamente trará um palestrante. A consumação no café será cobrada de forma individual pelos presentes. A Imprensa cadastrada para a cobertura tem direito ao consumo de café.

ANDANÇA EM OBRAS

Falando de Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), esteve, nesta segunda-feira (20), acompanhado do secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e dos vereadores Marciley Lessa (PL) e Tikinho Mairinki (DEM), vistoriando as ruas do bairro Pedreira. O chefe do Executivo fez um panorama do andamento das obras e prometeu acabar com a lama no bairro em questão, pavimentando todas as ruas dele. O local já recebe obras de drenagem e calçamento. Nesta quinta (23), às 12h30, o prefeito vai anunciar a 2ª fase do Programa Iguaba Melhor (PIM), com previsão de mais de 70 ruas transformadas.

GUGA CONDENADO

Em São Pedro da Aldeia, o assunto desta terça-feira (21) foi a condenação contra o ex-vereador Luciano de Azevedo Leite, o Guga de Mica, e o ex-secretário de Saúde do município, Carlos César Carvalho Machado. Os dois foram condenados a três anos de prisão, em regime semiaberto, e multa, pelo crime de falsidade ideológica. Ambos também foram condenados à inelegibilidade por oito anos. A coluna tentou ligar e mandar mensagem para o ex-vereador e seus advogados se posicionarem antes do assunto ser publicado na coluna Política Costa do Sol, do jornal O Dia, na noite desta segunda (20), mas eles não responderam a tempo. Guga aparentou estar chateado conosco e não se manifestou sobre o assunto. Para a Inter TV, ele afirmou que vai recorrer da decisão.

BOLSA ATLETA NA ALDEIA

Ainda em São Pedro, mas falando do Poder Legislativo, a Câmara aprovou três projetos de lei nesta terça-feira (21). Um deles é de autoria do prefeito Fábio do Pastel (PL) e institui o Programa Bolsa Atleta Municipal. O objetivo é de valorizar e apoiar o atleta aldeense. Os outros projetos mudam o nome de uma rua e instituem a ‘Semana do Sal’ no muicípio. Os projetos seguem para sanção do Poder Executivo. Em tempo, na mesma sessão, o vice-presidente da Câmara, Franklin da Escolinha (CID), usou a tribuna para repudiar o furto realizados na Creche Tia Márcia e no Posto de Saúde do Poço Fundo. Conforme pedidos já realizados pela Casa Legislativa, o vice-presidente destacou a necessidade de vigilantes noturnos que possam garantir a segurança desses locais.

VISITA A PRAIA DO FORNO

Indo para a península mais charmosa da região, Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) e o vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), juntamente com vereadores, estiveram na Praia do Forno vistoriando a ação de Intervenção Ambiental e Urbanística no local. Neste mês, a praia foi aprovada pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul para receber o selo ecológico. Trata-se de um selo de qualidade ambiental e urbanística conferido a praias que atendem um grupo total de 34 critérios, entre eles, qualidade físico-química e biológica da água do mar, comprovada em 80 análises, requisitos de acessibilidade, levantamento de áreas sensíveis ambientalmente, análise do pertencimento a Unidades de Conservação, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, plano de emergência ambiental e ações de educação ambiental, entre outros.

CÂMARA DE BÚZIOS

Na Câmara de Búzios, Alexandre Martins encaminhou o Projeto de Lei Complementar para substituir proposta anterior da instituição da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal. O texto prevê também que a Guarda Municipal de Búzios passe a ser subordinada ao chefe do Poder Executivo e não mais à secretaria Municipal de Ordem Pública, revogando o artigo 3º da LC 26/2010. Além disso, foi encaminhada a prestação de contas da administração financeira do município, referente ao exercício de 2012, sob gestão do prefeito Mirinho Braga. A Prestação de Contas 02/2022 foi encaminhada à Comissão de Finanças e Orçamento, com parecer prévio contrário do TCE-RJ. No mais, tramita na Casa o Projeto de Lei que visa instituir a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais no Município. Na sessão legislativa, o autor do projeto, Victor Santos (REP), apresentou um projeto de emenda modificativa, alterando a data da campanha. De acordo com a emenda, a campanha deve ser realizada, anualmente, na terceira semana do mês de agosto.

VISIBILIDADE AOS EMPREENDEDORES

De volta a Cabo Frio, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu um café da manhã nesta terça-feira (21) para a imprensa com o objetivo de estreitar laços. A coordenadora regional da empresa na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira, apresentou a equipe dela e mencionou dados sobre as políticas públicas desenvolvidas por municípios da região para os pequenos empreendedores. Olha que interessante. Segundo o Sebrae, os três municípios que mais se empenham na questão são Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia. No material divulgado, chamou a atenção a falta de projetos em desenvolvimento pelo Sebrae com a Prefeitura de Araruama. Foi o único dos dez municípios atendido pela coordenadoria a não ser listado em nenhuma das iniciativas. Será mais um show de articulação da prefeita?

MEME PRONTO

E vamos falar de Araruama, então? A prefeita araruamense, Lívia Bello (PP), finalmente esteve em São Vicente nesta terça-feira (21). Os leitores mais assíduos desta coluna devem afirmar: “ah! Foi falar sobre o bendito hospital”. Mas não. Foi para entregar muda de laranja para produtor rural mesmo. Um meme pronto, né? Mais uma etapa do projeto Revita Citrus. Foram 9 mil mudinhas de citrus doadas na “cerimônia”. A bem da verdade, Lívia até comentou sobre a questão do hospital em seu discurso, mas naquele formato de dona da verdade, de sabe tudo, que não ouve (ou acha que não precisa ouvir) ninguém. Diz ela que as obras começam nos próximos 20 dias. A conferir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui