InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (2)

O tombo de José Bonifácio; Pesquisador Carlos Vermelho fala de espólio de Henrique Lage no RC Cast; Em dia de sessão turbinada, Câmara de Iguaba recebe novo vereador e aprova licença para novo secretário; Alexandre Martins e o mutirão de serviços públicos na Rasa; Marcelo Magno anuncia obras em praça de distrito; Fábio do Pastel recebe diretores de empreendimentos de saúde que vêm aí; A conexão Araruama-Iguaba; Manoela Peres comemora festival de surfe... E muito mais!

ENVERGA, MAS NÃO QUEBRA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (2) começa por Cabo Frio. É que depois de uma semana inteirinha eivada de boatos que varreram a cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos – de que o prefeito José Bonifácio (PDT) havia dado entrada no hospital, estava em coma e internado em clínica particular – e que depois havia morrido e Magdala Furtado (PL) assumiria o cargo, o que foi desmentido pelo próprio, quando postou um vídeo diretamente de Fortaleza (CE), Zé sofreu um acidente. Eis que na sua volta, ou melhor, pouco tempo antes de embarcar para o Rio, no domingo (30), após participar de um encontro nacional dos municípios que utilizam moeda social, ele caiu “de maduro” dentro do aeroporto. O fato assustou e atrasou a vinda dele, que teve de vir no voo seguinte. Zé foi atendido pelo socorro do próprio aeroporto e, na medida do possível, está bem. Segue trabalhando, como se vê no vídeo abaixo.

TENTOU TRANQUILIZAR A POPULAÇÃO

Zé Bonifácio fez os procedimentos de saúde para garantir que está bem e divulgou um vídeo para tentar tranquilizar a população sobre seu estado de saúde e pedindo que os professores não façam paralisação nesta quarta (3), em protesto à não adequação salarial ao piso nacional (entre outros motivos). O prefeito garantiu o reajuste já na folha de maio. Mas a fragilidade da saúde de Zé – que vem lutando há mais de três anos contra um câncer – tem se mostrado um problema no cotidiano, porque essa queda dele, embora tenha sido um acidente, é típico de uma pessoa que está com dificuldades físicas, com comprometimento de saúde, quando realmente a pessoa cai ou tropeça por qualquer motivo. Felizmente, o acidente não trouxe maiores problemas, porque Zé tem uma legião de anjos guardiões, garantindo que ele permaneça bem e tocando a vida. Mas que é preocupante, é preocupante.

LAGOA VIVA

Continuando sobre Cabo Frio, os diretores da ong ‘Nossa Lagoa Viva’, Valério Silva, Juarez e Marcos Valério, se reuniram com a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São (CILSJ), Raquel Trevisan, para alinhar as estratégias de unificação para que as melhorias da laguna de Araruama na Praia do Siqueira, aconteçam. A meta é remover o lodo da enseada e transformar a Estação de Tratamento de modelo primária em terciária, tornando-a mais eficiente. Mas vai muito além disso. A ong pode ser vista como mais uma na briga pela manutenção da saúde ambiental da cidade, que vive na mira da especulação imobiliária sem limites, incluindo loteamento nas Dunas do Peró e o parque aquático no entorno da Ilha do Japonês. Assuntos que vêm sendo discutidos de maneira muito nebulosa, os quais têm gerado comentários de que as coisas já estão “mais ou menos combinadas entre os donos do poder em Cabo Frio e os empresários da especulação imobiliária”. Vale destacar que o surgimento dessa união vem em meio à polêmica envolvendo a votação do novo plano diretor da cidade, onde ambientalistas da cidade denunciam que um “cavalo de Tróia” está sendo votado, um projeto mal discutido. “A Câmara aprovou essa Lei de ocupação do solo para aumentar o gabarito de cinco para oito andares, ou seja, a gente está falando de verticalização da cidade e de poder construir em áreas verdes e ambientais, o que é muito preocupante”, disse Lucas Müller, lembrando que o Plano será votado agora em maio.

‘A REGIÃO DOS LAGOS É UMA DAS QUE TÊM MAIOR GRILAGEM NO BRASIL’

Falando em Meio Ambiente, o pesquisador Carlos Vermelho, especialista e um estudioso do espólio de Henrique Lage, famoso industrial que deixou uma fortuna em terrenos na Região dos Lagos, principalmente em Cabo Frio, foi o entrevistado do RC Cast desta terça-feira (2). Do espólio de Lage constam – entre inúmeras outras áreas nobres cabo-frienses – o entorno da Ilha do Japonês (onde querem contruir resort e parque aquática) e Praia das Conchas e o loteamento Viverde, que abrange os bairros Peró, Ogiva e Gamboa. Vale destacar que a empresa São José, que “comprou” toda essa área – de 4 milhões de metros quadrados – pela bagatela de R$ 5 milhões, ou seja, pouco mais de R$ 1,00 o metro quadrado. Para se ter ideia de que “algo errado não está certo”, em 2008, uma decisão com medida cautelar no STJ proibiu a venda de bens do espólio e isso nunca foi cumprido. “Sem autorização judicial não há como ninguém comprar bens do espólio de Henrique Lage (…) É a grande caixa de Pandora”, destacou Carlos. Confira na íntegra, está imperdível.

SESSÃO DE POSSE

Enquanto isso, em Iguaba Grande, a Câmara Municipal teve uma sessão daquelas nesta terça-feira (2). Até mesmo o prefeito, Vantoil Martins (CID), marcou presença na cerimônia que empossou o pastor Mauro Oliveira (PL), então subsecretário de Meio Ambiente, como vereador. Pastor Mauro vai ocupar a cadeira de Marcelo Durão, que se licenciou do cargo parlamentar para retornar ao posto de secretário de Turismo. Além da posse do novo edil, a sessão foi marcada pela votação da licença de outro parlamentar: Paulo Rito (CID), convocado por Vantoil para assumir a secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável.

NOVO SECRETÁRIO DA PRINCESINHA

Por falar nessa nomeação, Vantoil publicou um vídeo nesta terça-feira (2), ao lado do então vereador Paulo Rito para falar sobre a nova função do parlamentar. Assim sendo, Vantoil confirmou a informação dada pela coluna Boca Miúda na semana passada. No registro, Rito disse que ficou com o coração dividido por amar o trabalho legislativo, mas disparou: “é uma convocação. Diferente de convite, a gente tem que aceitar. O desafio é grande, mas eu espero honrar esse convite, dar o meu melhor e cuidar daquela galera que eu tenho amor e carinho”. Boa sorte a Paulo Rito.

SUBSTITUTA A CAMINHO

Como o cargo não fica vago, quem assume a cadeira de Paulo Rito é sua 1ª suplente, Silvana Grimauth (CID). A parlamentar deve receber o documento de convocação da Câmara nesta quarta-feira (3) e tomar posse da vaga no Parlamento já na quinta (4). No município, o que se fala é que a vereadora, única mulher após 15 anos, está interessada fazer um mandato levantando as bandeiras das pessoas que, muitas vezes, não têm voz. Por aí, entende-se, principalmente, as mulheres e as pessoas com deficiência. Essa é a vertente política que a única mulher do parlamento iguabense pretende seguir.

SEGUE VEREADOR

Com essas mudanças na Câmara de Iguaba Grande, muito se perguntou sobre a situação de Elifas Ramalho (PP), que chegou a ter o mandato cassado por conta de uma condenação ao partido dele por fraude à cota de gênero nas últimas eleições. O presidente da Câmara, Marciley Less (PL), informou à coluna que o parlamento não recebeu nenhuma notificação da Justiça e, por isso, Elifas segue suas atividades normalmente. Inclusive, com a licença de Marcelo Durão, que era 1ª vice-presidente da Mesa Diretora, da Câmara, Ramalho é alçado ao posto, já que ocupava a 2ª vice-presidência.

PRIMEIRO DIA DE AULA

Ainda em Iguaba, antes de acompanhar a sessão turbinada na Câmara, Vantoil esteve no primeiro dia de aula de novas turmas do Centro de Capacitação Lahylton Cezar Santana Neves. O espaço, que funciona há quase dois anos, é uma realização da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, criado para oferecer aos moradores em situação de vulnerabilidade, alternativas de geração de renda através de oficinas e cursos profissionalizantes. O vereador então vereador Paulo Rito e os secretários de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e Planejamento, Eron Bezerra, estiveram presentes na ocasião.

MUTIRÃO TÁ ON!

Em Armação dos Búzios, a secretaria de Serviços Públicos iniciou, nesta terça-feira (2), um mutirão com diversas ações no bairro Rasa. Durante três dias, as equipes da secretaria intensificarão as ações de poda de árvores, capina, varrição, coleta de lixo, além da retirada de galhos, cascalhos e entulhos. Logo pela manhã, o prefeito Alexandre Martins (REP) e o secretário da pasta, Anderson Chaves, estiveram no local para acompanhar de perto e dar as últimas orientações aos colaboradores. Como é de praxe, Martins já aproveitou para dar aquela conversada com a população no intuito de colher as demandas e tudo mais.

LEI DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

A Câmara de Búzios aprovou, nesta terça-feira (2), em regime de urgência especial, o projeto que altera a Lei do Auxílio-Alimentação dos Servidores da Administração Pública de Búzios. O novo texto – proposto pelo Poder Executivo – estabelece o auxílio-alimentação aos servidores efetivos, comissionados, contratados por tempo determinado e todos aqueles submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho na Administração Direta. Após a aprovação do Legislativo, o PL 32/2023 segue para sanção e publicação.

FESTÃO DO TRABALHADOR

Ainda em Búzios, milhares de pessoas participaram, neste domingo (30), da festa organizada pela Prefeitura de Búzios em comemoração ao Dia do Trabalhador, na Praça do Inefi, na Rasa. O local ficou lotado. A programação teve início às 18h, com o show do pagodeiro Belelúu. Logo após, a banda de pagode Imaginasamba levou o público presente à loucura com seu samba no pé e gingado. O público cantou e dançou ao som dos pagodeiros. Após o show, a banda recebeu os fãs no camarim. Enquanto isso, em Cabo Frio, a diversão para o trabalhador ficou por conta de um show do Gustavo Lima. No entanto, o evento era pago, então era só para quem podia me$mo… A grande maioria, era torcer para não chover e pegar uma praia.

PRAÇA NOVA EM DISTRITO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), publicou, nesta terça-feira (2), um vídeo gravado em Figueira para anunciar uma nova obra vindo aí. A praça do distrito passou por vistoria e vai receber uma “transformação” da atual gestão. Segundo Marcelo, a população terá acesso a um novo espaço “totalmente diferente, bonito, funcional e acessível”. Entre as intervenções anunciadas está a inclusão de um parquinho com piso emborrachado, quadra esportiva com grama sintética e área coberta. A reforma ainda será licitada pelo governo de Marcelo e deve começar ainda este ano. Em Figueira já segue em construção o Posto de Saúde e um novo posto guarda-vidas. O local também deve receber novas quadras esportivas, com grama sintética e iluminação de led, além de áreas cobertas para momentos de lazer e espaço para atividades culturais e artísticas.

FERIADOU COM A ESPOSA

Por falar em Marcelo, o feriado de Dia do Trabalhador do prefeito, nesta segunda-feira (1º), foi ao lado da primeira-dama, Gabriele Netto. Em Arraial mesmo, MM publicou uma foto com a amada e disparou: “Uma segunda especial com ela, no Paraíso”. Descanso merecido. Ninguém é de ferro e nada melhor que recarregar as baterias com essa energia paradisíaca do Cabo, né não?

VISITA DE CORTESIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu, nesta terça-feira (2), no gabinete, Dimario Castro e Milena Stulpen, diretores do Laboratório CDC e Clínica Pró-vida. Os estabelecimentos vão se instalar na cidade com atendimento laboratorial, imagem, vacina, consultórios médicos e especialidades médicas de uma forma geral. A visita foi de cortesia. Há um projeto já estabelecido com contrato de loja adquirido e projeto arquitetônico e de engenharia sendo feito. O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro, Cláudio Viviani, também participou da reunião.

JUNTO E MISTURADO

A gente volta a falar sobre a sessão turbinada da Câmara de Iguaba Grande, na manhã desta terça-feira (2), por conta de uma visita recebida no Parlamento iguabense. O vereador de Araruama Eloi Ramalho (PSD) atendeu a um convite do presidente do Legislativo de Iguaba, Marciley Lessa (PL), e compareceu à cerimônia de posse do Pastor Mauro (PL). À coluna, Eloi, que chegou a discursar na Câmara de Iguaba, disse que saiu correndo da sessão em Araruama para marcar presença na cidade vizinha. O parlamentar destacou a amizade e carinho que tem com a turma de Iguaba, incluindo o prefeito, Vantoil Martins (CID), e novo integrante do parlamento iguabense, a quem chamou de “irmão”. Eloi afirmou que, mesmo antes de ser eleito, já era muito bem recebido no município e que faz parte do mesmo grupo político de Vantoil. Ou seja, tá em casa.

FESTIVAL DE SURF BEM-SUCEDIDO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), ficou feliz da vida com o Saquarema Surf Festival, que terminou no fim de semana. “É sempre muito emocionante participar do evento, em homenagem ao nosso querido e talentoso Léo Neves, e acompanhar de pertinho os nossos atletas conquistando títulos super merecidos”, escreveu a prefeita nas redes sociais. Agora, por lá, as atenções se voltam para a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, que toma conta da praia de Itaúna em junho. “Quem vai com você nessa? Eu te espero lá!”, convidou Manoela.

PODE RETIRAR MEDALHA

A Câmara Municipal de Saquarema pode retirar a medalha Cleyson da Costa Almeida concedida a dois policiais militares, caso seja confirmada a omissão deles no estupro de uma jovem de 18 anos ocorrido na semana passada. Diogo Viana Lourenço e Sanclair Marinho Antunes Corecha receberam a honraria no dia 4 de abril por seus feitos, comportamento exemplar e atos de coragem e bravura no cumprimento do dever, além de relevantes serviços prestados à população. Os policiais foram homenageados por localizarem uma adolescente de 14 anos que estava desaparecida. O vereador Abraão da Melgil (DEM) publicou nas redes sociais, há três semanas, fotos entregando as medalhas e chamando os agentes de “heróis” que “arriscam suas vidas em prol dos cidadãos”. O terceiro, acusado como estuprador, foi o cabo Gerson Jucá Rolim de Paula (à dir.). Em nota, a Câmara declarou que aguarda a apuração dos fatos, observando o devido processo legal, e que entrará em contato com a Corregedoria da Polícia Militar para acompanhar as investigações e revogar a homenagem se for comprovada a omissão no dever de agir perante a vítima. A Casa também repudiou “toda e qualquer ação de violência contra a mulher”.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo